RH estratégico: o que ele significa e qual a importância de implementar em sua empresa.

Você já ouviu falar em RH estratégico? O termo é usado para designar um movimento iniciado pela área de recursos humanos com o objetivo de enxergar os profissionais de uma maneira mais estratégica. Mas o que está por trás dessa proposta e como é possível que as empresas incentivem que os seus profissionais de recursos humanos tenham o RH estratégico funcionando de maneira real no dia a dia? Vamos descobrir juntos neste artigo! 

O que é RH estratégico? 

Não é segredo que a área de recursos humanos foi vista por muito tempo como uma área bastante operacional e extremamente burocrática dentro das empresas. Infelizmente essa visão ainda está presente em companhoas mais tradicionais, prejudicando o entendimento e o desenvolvimento dessa área. 

Hoje em dia, muitas empresas já conseguiram se desvincular dessa visão antiquada de que o RH só olha para questões como admissão, desligamento e benefícios e enxergam a área de recursos humanos como um ponto estratégico para o progresso do negócio. 

Do surgimento dessa nova visão sobre o RH, surge o termo RH estratégico, que propõe a importância de considerar os profissionais por meio de uma maneira mais estratégica. Com isso, a área é capaz de criar um planejamento mais tático para que, com isso, tome decisões mais acertadas, utilizando dados reais que auxiliam no processo de tomada de decisão.

Com a melhora nos processos proporcionada pelo RH estratégico, novas tecnologias são inseridas e as metodologias são atualizadas, com isso a área de recursos humanos se torna indispensável para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. 

Como o RH estratégico pode ser aplicado no dia a dia das empresas? 

Os profissionais de recursos humanos que já estão voltados para o desenvolvimento de um RH mais estratégico dentro das empresas devem começar a se preocupar com os dados como fonte de consulta, novas ideias e orientação para a tomada de decisão. 

Se o objetivo é ter um maior acerto no dia a dia de contratações e recrutamento de talentos, conseguir definir objetivos mais desafiadores e cada vez mais claros e estabelecer um planejamento estratégico que seja forte, mas ao mesmo tempo capaz de ser alcançado, o RH estratégico é essencial para o sucesso desses pontos. 

Para que o RH passe de operacional e burocrático, para uma área com forte pensamento estratégico, é possível considerar algumas questões: 

Tenha uma visão estratégica do negócio.

O principal ponto para que a área de recursos humanos de uma empresa seja considerada estratégica é o conhecimento profundo da empresa. É essencial que o RH conheça o modelo de negócios, as metas da empresa, a sua cultura e as principais dificuldades que a organização possui, só assim a área será capaz de ajudar estrategicamente na sua evolução. 

Tome decisões baseadas em dados.

Esta dica vale não apenas para o recursos humanos, como deveria ser aplicada em todas as áreas de uma empresa: tomar decisões baseadas em dados! 

Quando os dados servem como um mapa para o caminho que a empresa deve traçar, eles serão capazes de ajudar todas as áreas da empresa em suas metas específicas. Se o objetivo é vendas, quais dados dos seus clientes e produtos vão te ajudar a vender mais? Se o objetivo é ter mais acessos no seu site, use os dados de acessos e interações para descobrir quais conteúdos atraem mais pessoas e engajam mais.

No cenário de gestão de pessoas os dados também podem ser utilizados para contratar as pessoas certas, diminuir o turnover e aumentar a produtividade da equipe. 

Tenha proatividade.

Fugindo da realidade antiga, na qual o RH era apenas reativo, agindo somente quando era solicitado ou quando um problema acontecia, na realidade do RH estratégico é importante ter proatividade para a criação e execução de demandas. 

Através de atitudes proativas o RH estratégico consegue entender o clima organizacional, perceber mudanças e agir sobre elas. Consegue também ser capaz de motivar os colaboradores, buscando levar soluções que, mesmo que não sejam propriamente ditas pelos funcionários, são necessidades que estão presentes e que, se supridas, vão deixar os colaboradores mais felizes e motivados. 

Invista na comunicação interna.

A maioria das empresas focam as suas comunicações no público externo, o que não deixa de ser correto, uma vez que é preciso atrair novos clientes e fortalecer a sua marca no mercado. Porém, o maior erro é deixar de lado a comunicação interna e perder o contato com o seu próprio time. 

Uma boa dica para melhorar a comunicação interna dentro de uma empresa, é procurar por novos canais de comunicação. Para isto, será necessário entender o que melhor funcionará dentro da sua organização, uma vez que diferentes tipos negócios podem ser bastante distintos quanto ao engajamento dos funcionários a depender da comunicação. Você pode optar por criar um e-mail que é enviado semanalmente, um quadro de recados físico – posicionado em um lugar estratégico e até mesmo buscar por ferramentas mais profissionalizadas, como aplicativos e softwares de comunicação interna.

E claro, uma das formas de alinhamento da comunicação interna que mais cresce é a utilização de vídeos online. Dessa forma, a mensagem chega da mesma forma para todos os colaboradores, evitando ruídos de comunicação. Neste artigo você aprende um pouco mais sobre como melhorar a comunicação interna da sua empresa.


O termo “estratégico” de RH estratégico não está presente na expressão em vão. Criar uma área de recursos humanos que tenha profissionais com um pensamento cada vez planejado e tático é primordial para ter uma empresa com crescimento exponencial.

Contratações mais assertivas, clima organizacional positivo, funcionários felizes e metas alcançadas são só alguns dos benefícios que o RH estratégico pode trazer para uma empresa. 

Outro ponto positivo do RH estratégico é a capacidade de diminuir o turnover das organizações. Caso você deseje ter uma área de recursos humanos cada vez mais estratégica, olhar para o turnover da sua empresa é primordial.

Para deixar a sua área de recursos humanos cada vez mais alinhada e estratégica, você pode baixar o kit de materiais indispensáveis para profissionais de RH. É gratuito e para baixar é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

kit de materiais indispensaveis para profissionais de rh estrategico

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários