• Blog
  • >
  • Insights
  • Sentimento de pertencimento: como despertar em seus colaboradores.

Sentimento de pertencimento: como despertar em seus colaboradores.

A busca pelo sentimento de pertencimento parece ser algo inerente aos seres humanos. Estamos sempre procurando fazer parte de algo e essa busca é refletida nas relações que concretizamos. Pense na necessidade que temos de conhecer pessoas e pertencer a um grupo de amigos.

Fazer parte de algo nos faz sentir mais especiais e, por isso, a busca por pertencer é vista não só nas relações pessoais, mas em outras partes da vida, como na escolha do trabalho que seja capaz de oferecer essa sensação.

Para as organizações que estão em constante busca pelo engajamento dos colaboradores, não deve ser segredo que funcionários felizes são muito mais produtivos do que aqueles que estão insatisfeitos em suas funções. Mas, no papel de empregador, como é possível trabalhar pela felicidade dos funcionários? 

Neste texto você vai aprender mais sobre o sentimento de pertencimento. Entenda como esse o sentimento de pertencer caminha lado a lado com a felicidade dos colaboradores e, consequentemente, com a performance desses profissionais. Boa leitura! 

O que é o sentimento de pertencimento dentro das organizações?

Um dos maiores motivadores para os funcionários dentro de uma organização é o sentimento de pertencimento. A sensação de fazer parte de um time que trabalha unido com um objetivo em comum é o que mais gera felicidade para os profissionais dentro de uma empresa. 

A sensação de pertencer não está só em ter bons colegas de time dentro da empresa, mas também em ver que o seu trabalho está gerando frutos para a organização, estimulando o sentimento de que aquele colaborador é realmente necessário para a evolução da empresa.

Quando um profissional passa a ter um forte senso de pertencimento, as suas entregas melhoram e a sua performance é elevada. Por meio do pertencimento, os funcionários conseguem contribuir melhor dentro de seus respectivos papéis e também estão menos propensos a pedir demissão, o que diminui o turnover da empresa, por exemplo.

Quais as vantagens em incentivar o sentimento de pertencimento dos profissionais? 

A sensação de pertencimento por parte dos profissionais em uma organização gera vantagens não só para a empresa, mas também para os próprios colaboradores. 

Já vimos que um funcionário que se sente verdadeiramente como parte da organização é um funcionário mais motivado, o que reflete em suas atitudes e entregas. Com essa motivação permeando suas atividades, o funcionário com sentimento de pertencimento se destaca e tem mais chances de ser promovido e crescer mais rapidamente em sua carreira. 

Quando mais o colaborador passa a ter experiência positivas em seu trabalho, mais ele dedicará esforços voluntariamente para cumprir suas funções e até ir além, sendo proativo em criar e solucionar demandas dentro da empresa. 

É preciso salientar que o esforço voluntário não diz respeito a horas extras ou trabalhos feitos em casa e fora do ambiente da empresa, mas sim sobre o empenho que o profissional tem dentro das horas que frequenta a organização. Saiba analisar o esforço que os funcionários estão dedicando para o cumprimento das já combinadas funções. 

Além disso, outros pontos positivos que o sentimento de pertencimento agrega são: 

  • Colaboradores mais motivados;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora no clima organizacional; 
  • Diminuição da rádio corredor (fofoca de corredor);
  • Melhora na confiança e nos relacionamentos com os colegas de trabalho;
  • Agilidade nas entregas e atividades; 
  • Diminuição do turnover;
  • Alinhamento de expectativas;
  • Profissionais mais capacitados; 
  • Aceleração do crescimento da organização.  

Como gerar a sensação de pertencer? 

Você já deve ter ouvido por aí a famosa frase “ninguém é feliz sozinho”. Realmente a felicidade é mais fácil de ser encontrada dentro das relações, e é por isso que o ser humano sempre está em busca de se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Para criar um ambiente de felicidade dentro das empresas será preciso que os líderes coloquem a mão na massa. São eles os responsáveis por disseminar o sentimento de pertencimento dentro da organização. 

As figuras de liderança tem um papel fundamental na criação de um ambiente positivo. A partir do momento que os líderes estiverem comprometidos em melhorar o clima organizacional da empresa, eles deverão criar condições mais favoráveis para que os seus liderados se desenvolvam, atinjam seus objetivos e criem uma relação de verdadeira confiança envolvendo ambas as partes. 

Para criar esse sentimento, é preciso que os líderes estejam realmente abertos a conversar, dar e receber feedbacks. A conversa franca é sempre a melhor opção. Quando se é transparente, os relacionamentos se desenvolvem mais facilmente e os líderes conseguem capturar a confiança de seus colaboradores. 

A partir disso, separamos três dicas práticas para facilitar a criação do sentimento de pertencimento dentro das empresas: 

1- Saiba ouvir.

Este é o primeiro passo para que a sensação de pertencer aconteça verdadeiramente com os colaboradores. Trabalhe o hábito de ouvir os profissionais de sua empresa de forma genuína para ser capaz de escutar suas verdadeiras opiniões, as sugestões de melhoria, o ponto de vista sobre determinadas situações e os sentimentos quanto ao valor que a empresa dá aos funcionários. Com essas informações valiosas em mãos, será possível trabalhar nos pontos prioritários e oferecer melhores condições de trabalho àqueles que colocam a empresa de pé a cada dia: os funcionários. 

2- Tenha propósito.

Trabalhar por um propósito é motivo de ter colaboradores mais engajados e felizes. As pessoas precisam de ter um objetivo para que sintam que seu trabalho está valendo a pena e ajudando a organização de alguma forma. Ter um propósito claro é necessário não apenas para gerar o sentimento de pertencimento, mas para que a própria empresa tenha seus objetivos claros e saiba onde deseja chegar! 

3- Promova interação.

Passo importantíssimo para que a sensação de pertencer seja vivenciada pelos profissionais em uma empresa é oferecer momentos de interação entre todos os colaboradores que trabalham na organização. Por meio das oportunidades de interação, os colaboradores podem se conhecer melhor e criar relações duradouras uns com os outros. Incentive comemorações de metas alcançadas pela empresa, celebre aniversários, crie datas e faça com que os profissionais se sintam parte importante dentro da empresa. 


O sentimento de pertencimento faz parte da vivência dos seres humanos. Sentir que fazemos parte é essencial para uma convivência de sucesso, sobretudo dentro das corporações.

Saber como trabalhar o senso de pertencer nas pessoas pode ser o diferencial para melhorar diversos processos internos da sua empresa, como a diminuição do turnover e o aumento da motivação e produtividade dos colaboradores.

E claro, para além disso, existem diversas outras ações que profissionais – especialmente os de rh – podem fazer para melhorar o clima organizacional. Quer conhecer algumas delas? Baixe este kit indispensável para profissionais de RH clicando aqui ou a imagem abaixo! Boa leitura. 🙂

kit de materiais indispensaveis para profissionais de rh trabalharem o sentimento de pertencimento

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários