Tendências de vídeos online para 2019

Imagine ter uma nova ideia de negócio e, de cara, poder contar com dicas de 50 dos maiores nomes desse mercado? Aqui você pode!

Como já é nossa tradição, todo ano a Samba prepara um super material sobre tudo que já é e tudo que ainda vai ser tendência no mercado de vídeos online para o ano. Para nos ajudar nesse projeto, convidamos os maiores nomes do mercado para deixar dicas valiosíssimas sobre o que é quente em relação a vídeos online em diversos âmbitos, como EAD, comunicação corporativa, mídia, entretenimento, marketing e muito mais.

Sabe quem participou desses bate-papos? Além do nosso CEO Gustavo Caetano, tivemos depoimentos de especialistas da Heineken, Rock Content, Warner Bros, LinkedIn, ESPN, Forbes, Estácio, Focus Concursos, ArcelorMittal, Stefanini e muito mais.

Quer começar no mercado com o pé direito? Confira as tendências de vídeos online 2019 em primeira mão! 😉

Tendências de vídeos online 2019

Antigamente, os vídeos eram vistos apenas como um formato perfeito para entretenimento e engajamento de audiências, sobretudo com conteúdo humorístico. Hoje em dia esse tipo de conteúdo já abrange diversas áreas, chegando até no ambiente corporativo. A comunicação corporativa e EAD corporativo, por exemplo, são duas áreas em amplo crescimento e mostram o potencial dos vídeos.

Dê uma olhada em alguns depoimentos de especialistas nesse mercado e inspire-se:

Tendências gerais

Interação é o diferencial – Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba Tech.

Se quisermos falar em vídeos online, Gustavo, nosso CEO, é um dos primeiros nomes que vêm à cabeça. Além de CEO da Samba, é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo no Brasil. Além do mais, ele já foi eleito como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT e foi considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro. Gustavo também é o autor do best seller Pense Simples.

Para ele, uma enorme tendência de vídeos online para 2019 é a interação. Todo material que o espectador não só assuma um papel passivo, mas faça parte, é essencial para o sucesso de um projeto de vídeos. Confira o trecho da entrevista:

Imersão e experiência – Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups

Amure Pinho é um dos maiores empreendedores do país, especializado em startups, inovação, estratégia e investimento. Hoje, é presidente da Associação Brasileira de Startups.

Para ele, uma forte tendência é apostar na experiência do usuário, oferecendo-o uma oportunidade de imersão naquele conteúdo. Um exemplo de conteúdo que cresce bastante atualmente nas empresas é a realidade aumentada.

A busca por novas telas, novas formas de se assistir e participar dos vídeos é um caminho interessante a se seguir, principalmente com a criação de tantos novos dispositivos que oferecem exatamente essa experiência de imersão, como óculos VR.

Educação a distância

O ensino a distância é uma das áreas que mais cresce no Brasil atualmente. O ensino superior a distância, sozinho, já ultrapassa a marca de 1 milhão de alunos no país, e a expectativa de especialistas é que esse número não pare de crescer.

No contexto do EAD, uma coisa é unanimidade entre nossos especialistas: é muito difícil escolher apenas uma tendência. Confira alguns trechos de depoimentos:

“Viver a educação de forma inovadora” – Eduardo Cavalcanti, editor chefe no Grupo Ser Educacional

Eduardo Cavalcanti é editor chefe no Grupo Ser Educacional. O Ser Educacional, hoje, já alcança as regiões Norte, Nordeste e Sudeste no país, além de ter uma base de 152 mil alunos.

Para Eduardo, um grande foco que as instituições de ensino EAD devem ter é não só no conteúdo, mas sim no formato dele e como isso afeta a experiência dos alunos. É preciso pensar em proporcionar aos alunos a melhor experiência possível, para que eles possam, realmente, viver essa educação inovadora da melhor forma.

“Entre no mercado cedo” – Luis Carlos de Brito, diretor de tecnologia no Grupo Focus.

A Focus Concursos foi criada em 2011 com a proposta de oferecer ensino de qualidade com foco em concursos públicos. Utilizando metodologia e tecnologias de ponta, o Focus Concursos, também, foi o pioneiro na transmissão ao vivo de cursos preparatórios em HD para o Brasil inteiro.

Uma grande aposta de Luis Carlos de Brito, diretor de tecnologia, é o uso da inteligência artificial na educação, em diversos âmbitos. Navegação por comando de voz, por exemplo, é uma área ainda não explorada o suficiente, que mostra uma boa oportunidade de entrar em um mercado com bastante potencial junto com a tecnologia e sair na frente da concorrência.

Comunicação Corporativa

Lives e colaboração – Cecília Delloro e Patrícia Di Lório, da ArcelorMittal

Cecília Delloro é gerente de marketing na ArcelorMittal. A ArcelorMittal é uma multinacional no segmento siderúrgico, especialista na produção de aço. Sobre as tendências de vídeos na comunicação corporativa, Cecília acredita que uma grande tendência – e que já é também realidade – são os vídeos ao vivo.

Patrícia Di Lório é gerente geral de comunicação, também da ArcelorMittal. Para ela, a palavra de ordem é ‘colaboração’. A grande tendência que ela defende é a comunicação de via dupla. Não só a empresa se comunica, mas constrói a comunicação juntamente com o colaborador.

Assista a entrevista a seguir:

Ainda no segmento da comunicação corporativa, também nos deram depoimentos especialistas da Stefanini e Uptime. Você pode conferir o case completo de como a Uptime utiliza vídeos online na sua franquia em nosso artigo clicando aqui.

Marketing

Uma área que a utilização de vídeos online cresce exponencialmente é o marketing digital. Como ferramenta de marketing, os vídeos têm mais alcance e geram mais engajamento do que imagens ou textos, por isso, várias empresas e até empreendedores individuais apostam nesse mercado:

Influenciadores são chave! – Leandro Lao, head de conteúdo na Smartalk.

Leandro Lao é head de conteúdo na Smartalk, empresa especialista em produção de conteúdo em vídeo, apresentações e narrativas com objetivo de transformar a forma como as empresas comunicam com o público. Na Smartalk, Leandro é responsável pela gestão da equipe de conteudistas, cujas principais atividades são o desenvolvimento de narrativas de impacto e a construção de roteiros para apresentações.

Para ele, o ponto principal de tendência para 2019 é a parceria com influenciadores.

Entretenimento e Mídia

Diminuir a distância! – Igor Reis, diretor de Marketing, Retail e Themed Entertainment da Warner Bros

Diretor de Marketing, Retail e Themed Entertainment da Warner Bros. Consumer Products no Brasil, Igor Reis é responsável pelo planejamento e implementação dos planos e ações de marketing e varejo para as marcas/personagens da divisão de licenciamento do grupo Warner Bros. Entertainment Company, assim como o desenvolvimento de projetos especiais de entretenimento envolvendo os personagens do estúdio. E quem melhor para falar de entretenimento do que a Warner, não é?

A dica do Igor Reis é simples: aposte em formas de diminuir a distância entre as pessoas e aquilo que elas gostam. Confira no relato:

Credibilidade e cuidado com a estética – João Palomino, VP de conteúdo na ESPN.

João Palomino é vice presidente de conteúdo na ESPN, uma das maiores emissoras esportivas do mundo. Na ESPN, o conteúdo em vídeo pela internet já é muito importante para o negócio, que leva conteúdo para fãs de esporte em todo Brasil.

Segundo João Palomino, a melhor dica é sobre credibilidade. Focar em conteúdo que as pessoas sabem que podem confiar é a melhor forma de ter sucesso nesse mercado. Além disso, é importante também ter cuidado com a estética, garantindo que o conteúdo seja agradável de assistir e ofereça a melhor experiência para o usuário final.

Marcello Zeni, também da ESPN, é VP de Afilliates Sales e afirma que as tendências são sustentadas por três pilares: credibilidade, convergência e recorrência.

Você pode saber o que ele acredita que faz a diferença nesses três pilares assistindo à entrevista completa no nosso material de Tendências de Vídeos Online 2019. Essas entrevistas e muitas, muitas outras mais você vê na íntegra e gratuitamente clicando aqui ou no link abaixo.

Esteja preparado para um dos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo! Abraços.

tendencias para videos online em 2019

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários