• Blog
  • >
  • Insights
  • Trabalho em equipe: o significado desse conceito e como ele realmente pode funcionar.

Trabalho em equipe: o significado desse conceito e como ele realmente pode funcionar.

Trabalho em equipe: o significado desse conceito e como ele realmente pode funcionar.

Uma organização só consegue entregar bons resultados e com isso crescer e se desenvolver com a ajuda do trabalho em equipe. Quando uma empresa é capaz de incentivar os seus colaboradores a terem uma boa relação interpessoal, praticando uma comunicação clara e aberta, o relacionamento entre os funcionários se desenvolve e o espaço para trabalhar em equipe aparece.

Quando o trabalho em equipe é realizado de maneira correta, os ganhos para as organizações são incontáveis. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre trabalho em equipe. Conheça mais sobre esse conceito e descubra como ele pode ser importante para que a sua se desenvolva no mercado.

Nada como começar com o pé direito, certo? Veja nesse material o que é o onboarding de colaboradores e como ele pode ajudar a manter uma equipe que trabalha unida.

guia do onboarding de funcionarios para melhorar trabalho em equipe

O que é trabalho em equipe? 

Trabalho em equipe nada mais é do que a junção de várias pessoas que unem seus esforços visando solucionar um problema em comum. Sendo assim, quando duas ou mais pessoas trabalham juntas para executar uma tarefa ou encontrar a solução de um problema, elas estão trabalhando em equipe. 

Como o trabalho em equipe é realizado por meio da junção de pessoas, esse tipo de dinâmica permite que conhecimentos de diversas áreas sejam divididos e assim os colaboradores desenvolvem uns aos outros. O colaborador que é especialista em um assunto, através do trabalho em equipe, pode ajudar outro colaborador a aprender mais sobre o tema e vice-versa. 

O trabalho em equipe também pode ser um grande aliado na hora de acelerar o processo de executar tarefas, pois cada pessoa pode ficar responsável por uma parte da tarefa de acordo com a sua habilidade e assim trabalhar em conjunto para que a tarefa final seja concretizada. 

Mas para que tudo isso funcione de maneira positiva, é preciso que as pessoas que devem trabalhar em equipe tenham metas ou objetivos compartilhados, assim elas se sentirão mais motivadas a procurar umas às outras e a executar as tarefas em conjunto. Além disso, é preciso que a empresa incentive uma comunicação que seja clara e franca entre os funcionários, delimitando bem qual é o escopo de trabalho de cada colaborador. 

Por que o trabalho em equipe é importante? 

O processo de trabalhar em equipe pode acontecer em variadas situações, seja no colégio para que os alunos consigam entregar a tarefa que o professor pediu, ou em casa, quando um casal se une para acabar a limpeza do apartamento mais rápido. No ambiente corporativo não é diferente, o trabalho em equipe também se mostra primordial dentro das empresas. 

Quando falamos do ambiente de trabalho, a importância do trabalho em equipe está na capacidade de unir diferentes tipos de profissionais de diferentes setores. Normalmente, na hora de entregar um projeto ou um produto final, é necessário que antes exista uma série de pessoas trabalhando para que essa entrega consiga ser concretizada. 

Por exemplo, para uma empresa que produz canecas conseguir expor o seu produto no mercado, é preciso de pessoas de diversas equipes trabalhando em conjunto. Desde o designer que vai fazer a estampa até o programador que vai criar o site no qual as canecas serão vendidas.

Para que todo o processo aconteça de forma harmônica, com especialistas de vários setores unindo suas forças de trabalho, o trabalho em equipe é essencial. Quando diferentes pessoas, que pensam diferentes, trabalham bem juntas, a resolução dos problemas fica mais fácil e assertiva. 

Quais as habilidades são necessárias para trabalhar em equipe?

Independente da área de atuação, todo profissional pode e deve aprender a trabalhar em equipe. Fazer um bom trabalho em equipe não é complicado, mas desenvolver algumas habilidades específicas pode ajudar nesse processo. 

Abaixo, separamos as principais habilidades que devem ser fortalecidas para exercitar a capacidade de trabalhar em equipe. 

Comunicação eficaz.

Uma das principais características necessárias para um bom trabalho em equipe é exercitar a comunicação. A comunicação entre os colaboradores de uma organização deve ser clara e objetiva, todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber o que é esperado delas e qual é o escopo a ser cumprido, por exemplo. 

É importante que todos os trabalhadores sejam incentivados a dialogarem entre si, resolver conflitos com o diálogo e, para além, comunicar de maneira sincera, respeitando os seus limites pessoais e os limites dos outros colaboradores. 

Quando a comunicação é feita de forma eficaz, sendo clara, direta e sincera dentro do trabalho em equipe, todos sempre estarão na mesma página, atualizados de tudo a respeito do projeto, saberão as suas responsabilidades, terão as suas expectativas alinhadas e conseguirão agir com respeito uns com os outros. 

Gerenciamento de conflitos.

É muito comum que dentro das empresas exista um cenário no qual os profissionais evitam conflitos o tempo todo e a todo custo, mas atitudes como essa fazem com que o ambiente de trabalho fique com um clima organizacional pesado, causando uma má relação entre colaboradores. 

Quando os conflitos aparecerem dentro de um processo de trabalho em equipe, é preciso identificar, gerenciar e resolver. Por isso é tão importante uma comunicação aberta e sincera, para que haja diálogo entre a equipe. 

Na hora de resolver um conflito é preciso ter empatia para que seja possível se colocar no lugar do outro, entendendo diversos pontos de vista sobre a mesma situação. Também é essencial ser objetivo, para não gerar situações desconfortáveis e evitar a criação de mágoas. Seja objetivo na hora de resolver um conflito, evitando agressividade e agindo de forma correta com todos os envolvidos. 

Proatividade.

Ser proativo nada mais é do que saber por si mesmo antecipar necessidades e tomar atitudes para saná-las. Quando falamos de trabalho em equipe, a proatividade se mostra uma habilidade importante, porque todos os colaboradores envolvidos em uma demanda ou projeto, devem ser capazes de identificar problemas e oferecer soluções. 

Quando uma equipe é formada por colaboradores proativos, o processo de trabalho funciona de maneira mais eficiente, gerando resultados mais positivos e entregas mais rápidas. 

Para incentivar a proatividade dos funcionários, é preciso que as lideranças tenham uma boa comunicação com seus liderados, sendo abertas a feedbacks, sugestões e opiniões. Desta forma, os colaboradores se sentirão confortáveis a sugerir novas possibilidades e sem medo de ser julgados ou repreendidos pelos seus líderes. 


O trabalho em equipe é essencial para a aceleração do desenvolvimento de uma empresa. Com uma equipe motivada, que possui uma comunicação clara, consegue resolver conflitos e possui proatividade para buscar novas soluções criativas, o avanço da organização é certeiro. 

Se interessou pelo assunto e quer descobrir novas maneiras de desenvolver a sua equipe? Além de incentivar o trabalho em equipe, também é importante fazer treinamentos para que seu time se sinta valorizado e cresça junto com você. Clique aqui e confira nosso artigo com 6 dicas de treinamento para melhorar a performance da sua equipe. 

Nada melhor para melhorar o trabalho em equipe na sua empresa do que ter uma comunicação interna alinhada, certo? Baixe esse guia completo de comunicação interna e comece a trabalhar nisso agora mesmo.

guia para alinhar sua comunicacao interna e evitar retrabalho


Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]