• Blog
  • >
  • Insights
  • Treinamento de vendas: sua importância e como montar para manter uma equipe de alta performance.

Treinamento de vendas: sua importância e como montar para manter uma equipe de alta performance.

O objetivo de todo negócio é possuir um crescimento constante. Ficar estagnado é o medo de muitos empreendedores, que sempre querem alcançar patamares cada vez mais elevados. É claro que o caminho de cada empresa é singular, algumas alcançam boas fatias de mercado rapidamente, outras demoram mais para realizar este feito, mas uma das estratégias que mais pode te ajudar a atingir o sonhado crescimento exponencial da sua organização é prestar atenção no treinamento de vendas. 

Podemos fazer a ligação entre o treinamento de vendas com o crescimento da empresa uma vez que em algum momento será necessário que a organização prepare os seus profissionais para vender mais. Quando mais os colaboradores se especializarem no assunto, mais considerável o aumento das vendas será. 

Para preparar os seus profissionais e treiná-los de maneira correta é preciso ter planejamento e foco! Neste artigo, separamos algumas dicas valiosas que te acompanharão neste processo crucial para o bom desenvolvimento de qualquer empreendimento. Vem com a gente que te contamos tudo para que você consiga realizar um ótimo treinamento de vendas e ter uma equipe de alta performance.

Para já começar a aprender um pouco mais sobre montar bons treinamentos, neste infográfico você confere dicas para criar treinamentos de alto impacto. Baixe aqui.

como criar um treinamento de alto impacto

Treinamento de vendas: dicas para executar a prática de maneira correta.

No decorrer da vida de uma organização será preciso focar no aumento das vendas para que a empresa cresça e se torne cada vez mais conhecida, querida e diferenciada no mercado em que atua. 

Existem várias maneiras para fazer com que o número de vendas salte positivamente. É possível focar em campanhas de marketing, investindo em ações de marketing que incentivem o público a conhecer os produtos e serviços da empresa e, por conseguinte, realizarem uma ou mais compras. 

Também é possível optar por ações promocionais agressivas, diminuindo o valor de produtos, oferecendo descontos e batendo na tecla do promocional como estratégia para venda. 

Porém, se o seu desejo é ter um aumento na quantidade de vendas de forma mais assertiva e exponencialmente crescente, a melhor maneira de chegar a este objetivo é por meio de um bom treinamento de vendas para a equipe comercial da organização. Afinal, com um bom treinamento é possível especializar os profissionais de maneira a deixá-los mais seguros e eficientes no processo de vendas. 

Mas como é possível que o treinamento de vendas seja realizado da maneira correta e gere resultados verdadeiros? Para responder esta pergunta nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a executar na prática e da maneira correta um ótimo treinamento

1. Antes de tudo, faça uma análise da situação atual.

O primeiro passo a ser cumprido antes da execução do treinamento de vendas em si é fazer uma boa análise da situação atual da empresa. Comece com um diagnóstico completo da área de vendas da organização.

O diagnóstico deverá incluir uma avaliação dos profissionais de venda, os atuais números de vendas, a maneira como o processo funciona atualmente e os principais indicadores de resultado. 

Após a análise inicial será possível identificar os principais pontos fortes e os pontos de atenção que precisam ser melhorados. Este mapeamento indicará onde será necessário reforçar determinados aspectos para melhorar o desempenho dos profissionais, sendo possível investir em treinamentos mais personalizados e focados nos pontos de atenção. 

Além disso, ao possuir um conhecimento sobre a equipe de vendas da empresa será possível acompanhar o seu crescimento e evolução após os treinamentos. 

2. Agora é o momento de definir os objetivos do treinamento.

Você já sabe os pontos fracos da equipe que devem ser trabalhados para que sejam melhorados, certo? Então, agora é hora de trabalhar estes pontos como objetivos do treinamento. 

Quando algum tipo de treinamento é oferecido, independente de sua área de conhecimento, o propósito é transmitir algum conteúdo útil, gerar conhecimento, desenvolver a habilidade dos ouvintes e fazer com que haja uma mudança de atitude. Tais pontos devem ser levados em conta na hora do treinamento de vendas. 

Após o diagnóstico inicial, quais serão as prioridades que o treinamento deve trabalhar? 

Você precisa acelerar a aprendizagem dos novos contratados? Precisa aumentar a conversão em vendas? Ou quem sabe precisa fazer com que os vendedores conheçam mais tecnicamente as características de um produto para elevar o volume de vendas de determinada peça? Estabeleça os objetivos e tenha resultados mais concretos! 

3. Faça uma segmentação do treinamento em partes e de acordo com os objetivos principais.

Não corra o risco de deixar o treinamento muito abrangente de forma que ele acabe se tornando generalista e não acrescente os conhecimento necessários a equipe. Para evitar que problemas como esse aconteçam, uma boa dica é dividir o treinamento em temas específicos e de acordo com os principais objetivos da capacitação. 

Para que a divisão aconteça de forma correta, é preciso conhecer quais são os fatores mais relevantes para as vendas do negócio.

Alguns pontos que geralmente apresentam falhas no processo de vendas são: 

  • A maneira como a equipe de vendas faz a prospecção dos clientes;
  • Profissionais que não conhecem corretamente as características dos produtos ou serviços que vendem.;
  • Desorganização no processo de coleta e organização dos dados dos possíveis e atuais clientes;
  • Falta de follow-ups ou follow-ups realizados de maneiras pouco impactantes. 

4. Encontre os instrutores para o treinamento e decida a maneira como eles serão realizados.

Depois que as segmentações relacionadas ao processo de vendas específico da organização forem encontradas, será preciso buscar por um instrutor que fará o treinamento. 

A seleção do instrutor é um processo importante na hora de realizar um bom treinamento de vendas, uma vez que é preciso encontrar uma ou mais pessoas que sejam especialistas no assunto e que sejam capazes de transmitir bem o conhecimento, fazendo com que a equipe absorva tudo o que foi ensinado.  

Além disso, também é preciso pensar na melhor maneira para que o treinamento aconteça. Neste ponto do desenvolvimento do treinamento é preciso pensar se o treinamento acontecerá em um ambiente físico, com necessidade de locar um espaço, equipamentos técnicos, transportar os instrutores e os funcionários. Ou, quem sabe, se os treinamentos acontecerão online, possibilitando que vendedores em diversos locais do país (ou do mundo) acessem o conteúdo e aprendam em seus horários livres, por exemplo.

Caso a melhor opção seja a segunda, também será preciso pensar em uma plataforma online que possibilite a execução do treinamento.  

5. Analise e avalie os resultados gerados com o treinamento.

Por fim, após os treinamentos terem sido executados, é hora de avaliar os efeitos que os conteúdo tiveram sobre os profissionais de vendas. Com o diagnóstico pós treinamento será possível compreender a efetividade da capacitação. Além disso, a avaliação dos resultados deve ser feita de maneira constante, observando as melhoras e os pontos que ainda precisam de atenção. 

Com uma avaliação constante da área de vendas será possível investir em novos treinamentos e capacitações, criando uma equipe cada vez mais motivada, competente e de alta performance.


Qualquer área de qualquer empresa pode se beneficiar de treinamentos de impacto, sobretudo as áreas que cuidam dos aspectos mais importantes dela. É por isso que os treinamentos de vendas são tão importantes, principalmente em empresas que estão em constante expansão.

E claro, toda empresa pode se beneficiar de economizar com os treinamentos online, certo? Para ver como é possível, baixe esse material e aprenda como os vídeos online irão fazer sua empresa economizar em treinamentos corporativos e de vendas. Confira:

como economizar usando videos online para treinamento de vendas

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários