7 razões porque você deveria investir em treinamento online

treinamento online

Investir em educação corporativa e oferecer treinamentos para seus colaboradores, mais do que incentivar seu crescimento individual é uma forma de impulsionar a estratégia da sua empresa e ter melhorias consideráveis em questões, como clima organizacional, retenção, produtividade e retorno financeiro.

Porém, muitas empresas ainda negligenciam o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores por acreditarem no mito de que esses são processos caros, custosos e que não trazem vantagens suficientes.

Só para se ter uma ideia, de acordo com pesquisas recentes, enquanto nos Estados Unidos cada colaborador recebe em média 31h de treinamento atual, no Brasil esse número cai quase pela metade e não chega às 16h.

Felizmente, com o avanço da tecnologia e a melhoria e democratização da internet, novas formas de educação corporativa estão surgindo e podem ser a solução para esse cenário lamentável que encontramos em nosso país.

Investir em treinamento online, por exemplo, é uma das formas de manter seus colaboradores atualizados e motivados e ainda ganhar uma série de outros benefícios para sua empresa e sua estratégia de forma geral.

Se você ainda não investe em treinamento online ou não tem noção do por quê ele pode ser muito mais vantajoso em relação ao presencial, confira sete benefícios da prática e entenda porque você deveria começar a implantar já!

01. Rápida disseminação e aplicação do conhecimento

Com treinamento online, você não precisa ficar esperando a confecção e impressão dos materiais para que seus alunos comecem a estudar, ou de ficar gastando um tempo absurdo com atualizações de todos os documentos impresso depois.

Basta disponibilizar seu conteúdo na internet em um ambiente seguro e seus alunos já podem começar a estudar. Além do mais, caso você precise atualizar o conteúdo depois, é só alterar sua cópia editável e fazer o upload novamente. Muito simples!

Além do mais, como os colaboradores não precisam mais ficar esperando o material impresso, eles podem estudar vários módulos mais rapidamente, seguindo seu próprio ritmo de aprendizado e, por isso, conseguirão colocar as coisas em prática na empresa em um menor intervalo de tempo.

Veja também: Educação Corporativa a distância: 5 maneiras infalíveis de engajar colaboradores 

02. Facilita o acesso a informação na hora certa

Seu colaborador está realizando um processo fora da empresa e teve uma dúvida em uma atividade muito específica sobre a qual ele leu ontem em seu treinamento, mas não consegue se lembrar. O que fazer?

Bom, se você ainda utiliza treinamento convencional, com livros e apostilas enormes, dificilmente seu colaborador as terá em mão em um momento de dúvida ou para fazer uma consulta rápida e pontual e isso pode acabar gerando um grande prejuízo, colocando ainda a validade de seus treinamentos em xeque.

Entretanto, se você já utiliza treinamento online, como provavelmente seus colaboradores estão sempre perto de seus celulares, tablets e outros aparelhos conectados à internet, eles poderão consultar o material e, então se lembrar de como realizar aquela atividade específica. É simples e representa um ganho não só de produtividade, como de credibilidade para seu treinamento e sua empresa.  

3. Melhora a retenção do conhecimento

Se você investir em um treinamento online de qualidade, com ferramentas interativas, exercícios, desafios, e que envolva situações com as quais o colaborador lida em seu dia a dia, com certeza vai conseguir chamar muito mais a sua atenção do que com uma atividade presencial forçada, chata e tradicional.

Além do mais, quando você flexibiliza o aprendizado, dando ao colaborador a chance de estudar em seu ritmo, sem imposições e no momento que ele achar melhor, você faz com que ele tenha mais empatia pelo que está sendo ensinado e também dê mais atenção ao conteúdo.

Com um bom treinamento online, você é capaz de melhorar a retenção do conhecimento por parte de seus alunos e garantir bons retornos em termos de produtividade, empenho e motivação.

4. Treinamento online diminui a rotatividade de colaboradores

Quando você perde um colaborador, além de ter que gastar dinheiro e tempo com processo seletivo e ter sua empresa com um funcionário a menos por um bom período, ainda perde todo o conhecimento que aquele colaborador tinha sobre sua tarefa, o funcionamento da organização e os processos e as atividades internas. Além do mais, acaba perdendo em ritmo de produção, uma vez que a pessoa nova precisará de tempo para se adequar à realidade da empresa e seu novo trabalho.

Portanto, pensar em métodos para evitar essa rotatividade é fundamental para o bom funcionamento da empresa e para evitar esse tipo de prejuízo.

Investir em treinamento, principalmente treinamento online, e manter seus colaboradores informados é uma ótima forma de mantê-los leais a empresa e aumentar sua motivação e confiança, diminuindo os prejuízos com a rotatividade.

5. Aumenta a produtividade

Colaboradores que dominam suas atividades e estão sempre bem informados sobre as melhores formas de executá-las, com certeza estarão aptos a produzir mais, em menor tempo, e com riscos menores.

É aqui que você mais percebe o retorno de seu treinamento online e tem ganhos tanto financeiros quanto de motivação e confiança.

6. Flexibiliza o aprendizado

Se antes o seu treinamento precisava ser realizado apenas na empresa ou quando o colaborador estivesse em casa, por causa das pesadas apostilas e da disponibilidade de um instrutor, dificultando a eficiência e aplicação das lições, com um bom treinamento online, isso não existe mais.

Com o treinamento online e as lições disponíveis na internet em um ambiente seguro, seus colaboradores podem acessá-las de um computador ou smartphone quando quiserem, e transformarem momentos ociosos, como uma viagem de ônibus ou uma espera no aeroporto, em momentos de aprendizado.

Não existem mais horários marcados para estudar e nem um ritmo fixo de aprendizado. Cada um estuda quando achar mais conveniente, respeita seus limites e potencializa os resultados do treinamento.

7. Elimina a necessidade de instrutores e é mais barato

Com treinamento convencional, além de gastar muito tempo planejando detalhes como local, deslocamento, lanches, impressão de material, dia e hora, os gastos financeiros também podem ser bem grandes e o esforço pode acabar não valendo o resultado.

Além do mais, você ainda vai precisar contratar um instrutor ou destacar alguém da sua equipe para ministrar o treinamento e essa pessoa nem sempre pode ser a melhor escolha em termos de transmissão de conteúdo, carisma e paciência, o que pode comprometer todo o seu treinamento.

Nesses quesitos, mais uma vez o treinamento online se destaca e pode ser uma solução interessante.

Quando você oferece um treinamento online, não precisa, necessariamente, de um instrutor e nem de gastar tempo e dinheiro com estrutura física, equipamentos e conforto dos participantes. Você precisa apenas de um bom material e de incentivar que seus alunos adotem um bom ritmo de estudos no local, dia e horário que eles acharem mais confortável.

Bem mais simples, não é mesmo?


Com tanta praticidade e economia a sua disposição, você não tem mais desculpas para não investir em treinamento e desenvolvimento na sua empresa.

Com o treinamento online, mais do que apenas ganhos operacionais, você irá sentir uma melhoria incrível em uma série de outros aspectos como clima, confiança e lealdade por parte de todos os colaboradores. São muitos benefícios, que você pode conferir melhor aqui e aqui.

Faça um planejamento, levante as necessidades da sua empresa e comece já a investir. Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais auxílio para implantar essa prática, fique a vontade para explorar outros materiais, deixar comentários ou entrar em contato com nossos consultores! Teremos o maior prazer em te ajudar.

Abraços e até a próxima!

 treinamento online

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários