O que é universidade Corporativa? Aprenda como criá-la na sua empresa

O que é universidade Corporativa? Aprenda como criá-la na sua empresa

Você já ouviu falar em universidade corporativa? Essa estratégia tem se popularizado bastante ao longo dos anos e está intrinsecamente relacionada à questão do treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações.

Treinar e capacitar os colaboradores de uma empresa, hoje mais do que apenas uma atividade corriqueira, é um diferencial para as organizações em termos de aumento de produtividade, eficiência e engajamento das equipes.

Mais do que oferecer treinamentos pontuais voltados apenas para desenvolver habilidades específicas de cada colaborador, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o valor estratégico de cada treinamento ou ação de capacitação oferecida. Afinal, é importante garantir que todo o investimento feito vai ajudar no desenvolvimento da empresa e retornar como lucro visível e mensurável.

É exatamente nesse contexto que estão as universidades corporativas, que funcionam exatamente para suprir essa demanda por treinamento estratégico e objetivo – reduzindo custos e aumentando a eficiência desse processo.

Ao longo deste artigo vamos falar um pouco mais sobre as universidades corporativas, mostrar como elas funcionam, o que representam em termos de benefícios e ainda mostrar como elas podem ser implementadas em diferentes negócios. Continue lendo!

Para começar, confira os 10 princípios práticos para criar treinamentos de alto impacto! Baixe o infográfico gratuito clicando aqui.

Infográfico: Como criar treinamentos de alto impacto

O que é Universidade Corporativa?

Universidade corporativa ou empresarial é uma organização educacional que funciona como ferramenta para contribuir estrategicamente com as empresas. Vale lembrar que, apesar do nome “universidade”, não necessariamente irá se referir a uma universidade, no sentido imediato da palavra.

Elas tem o objetivo de oferecer treinamentos aos colaboradores. É uma forma de educar funcionários em vários níveis para que a empresa opere com mais eficiência, produtividade e gere melhores resultados.

Uma universidade corporativa é uma instituição de educação vinculada à empresas, sejam elas públicas ou privadas, cujo objetivo é oferecer capacitação aos colaboradores, buscando reduzir custos e obter rapidez na formação de mão de obra estratégica.

Quais as diferenças de uma Universidade Corporativa para uma Universidade Tradicional?

É importante compreender que uma universidade corporativa, apesar de também ter foco em educação e capacitação de pessoas, funciona de maneira um pouco diferente de uma universidade tradicional.

Alguns dos principais pontos que mais separam esses dois modelos são:

Vínculo com uma organização.

Uma universidade corporativa é uma instituição totalmente controlada por uma empresa e, dessa maneira, focada em suas necessidades internas, desafios e na capacitação apenas de seus colaboradores.

Já uma universidade tradicional, por mais que esteja conectada ao mercado e muitas vezes tenha até parcerias com grandes empresas, não é totalmente voltada para as necessidades e nem para os colaboradores de uma só organização.

Regulamentação dos cursos.

Em universidades tradicionais, a oferta dos cursos, assim como métodos de ensino e avaliação são regulados por um órgão superior: o MEC (Ministério da Educação). Esses cursos conferem ao participante o status comprovado de formação técnica, superior ou profissionalizante.

Já as universidades corporativas não precisam ser regulamentadas pelo MEC e funcionam como cursos livres – que seguem uma legislação própria. Esses cursos são extremamente válidos e, apesar de não conferirem a formação regulamentada de nível profissional, técnico ou superior, são muito bem vistos pelo mercado e podem conferir certificados que atestem sua realização e aproveitamento.

Quais as vantagens de investir em uma Universidade Corporativa?

Para além do fato de ser mais fácil formar profissionais qualificados com esse tipo de instituição e gerar melhores resultados para a empresa, existem outras vantagens relacionadas à criação de uma universidade corporativa. Entre elas, podemos destacar:

Capacitação personalizada e direcionada ao seu negócio.

Enquanto uma universidade convencional vai ensinar os conteúdos de um curso da forma que ela achar melhor, normalmente de modo mais geral e teórico, sem direcioná-los para um objetivo específico, na universidade corporativa, você tem um maior controle sobre o que será ensinado e pode abordar cada tópico de acordo com a estratégia da sua empresa e seus objetivos.

Ou seja, na criação de universidades corporativas você consegue aliar o desenvolvimento e aprendizado de cada colaborador ao cenário da sua empresa e garante a evolução e progresso dela. Afinal, colaboradores mais preparados e confiantes em seu trabalho conseguem ser mais proativos e produtivos, e sua empresa, com certeza, consegue colher bons resultados.

Além disso, ao treinar e capacitar melhor os líderes da sua empresa você consegue equipes mais bem guiadas, objetivos melhor traçados e muitas outras vantagens que vão representar benefícios para o resultado final apresentado pela sua companhia.

Rápida difusão do conhecimento e incentivo ao capital intelectual.

Por estarem localizadas no espaço da própria empresa e serem direcionadas prioritariamente aos seus funcionários as universidades corporativas fazem com que a circulação e troca de conhecimento entre os estudantes se dê de forma muito mais rápida. Afinal, a proximidade entre as pessoas na empresa acaba incentivando o compartilhamento de informações e a criação de know-how.

Investir em uma Universidade Corporativa ajuda, também, a criar colaboradores mais engajados e cientes de todos os processos e práticas da empresa.

Além do mais, você deixa claro que valoriza o engajamento e capacitação de todas as pessoas e instaura uma cultura de aprendizado em sua empresa, que pode ser muito positiva em questões como inovação e motivação.

Melhoria da imagem da sua empresa.

Uma universidade corporativa é um investimento importante e que agrega muito valor às organizações que a adotam! Ao manter essas instituições, além dos benefícios estratégicos, de crescimento e lucro, você vai conseguir fazer com que sua empresa seja reconhecida pelos funcionários como uma corporação que se importa com sua capacitação; pelos clientes, que vão poder perceber sua preocupação com a questão educacional; e pelos concorrentes, já que você tem esse grande diferencial na sua estratégia de crescimento e aprimoramento de resultados.

Ensino Heterodoxal.

Nas universidades corporativas, o ensino não se limita ao contato do aluno com o professor na sala de aula. Além dos profissionais verem na prática o conteúdo todos os dias dentro da própria empresa, nesse tipo de capacitação, é necessário que ele tenha contato com o exterior, busque cases, leituras complementares, faça benchmarkings e procure outras referências de aprendizado.

Isso faz com que o estudo fique muito mais dinâmico e que o aluno aumente sua capacidade analítica e seu quadro de referências, pontos que podem ser essenciais para sua empresa.

Redução de custos.

A maioria das Universidades Corporativas adota o modelo de Ensino a Distância, por meio de tecnologias que incluem o uso de vídeos online e reuniões ao vivo. Apenas, por esse fator, sua empresa já consegue diminuir muito os gastos com treinamento, uma vez que não precisará mais arcar com locação de espaço físico e equipamentos, custos com deslocamento e alimentação, e também hospedagem no caso de empresas com funcionários em locais diferentes. Utilizando EAD, de acordo com pesquisas, a economia pode chegar a 60% em alguns casos.

Inclusive, caso você queira entender a economia real que um treinamento a distância pode representar para a sua empresa, baixe nossa calculadora gratuita.

<!–[if lte IE 8]>
<![endif]–>Calculadora de Custos de Treinamentos Presenciais
hbspt.cta.load(4559537, ‘f8352517-767e-43e6-995a-13cd75b5d606’, {});

Sua empresa está pronta para ter uma Universidade Corporativa?

Porém, apesar de a universidade corporativa ser um excelente investimento, que traz uma série de benefícios, nem todas as empresas estão preparadas ou têm estrutura para montar e sustentar essa instituição. Por isso, para que você possa ter certeza de que está pronto para implementar sua universidade corporativa, você pode responder algumas perguntas, como:

  • O Presidente e líderes em geral se dispõem a ser os principai apoiadores e mentores da ideia? Pesquisas mostram que se isso não acontecer, são grandes as possibilidades da universidade dar totalmente errado.
  • Há interesse em transformar seu núcleo de Treinamento e Desenvolvimento em um centro de lucros e não de custos?
  • Seus gastos com treinamento e capacitação estão grandes demais e você precisa reduzi-los?
  • Você está disposto a buscar por outras empresas que já tem sua própria universidade e aprender com elas? Nesse momento, benchmarking é fundamental.
  • A institucionalização do processos de capacitação e educação corporativa permanente é um dos objetivos vitais e imediatos da sua empresa?
  • É necessário estimular o fluxo do capital intelectual e a rápida difusão do conhecimento?

Essas perguntas irão te direcionar na hora de construir sua universidade e ajudar a saber se a instituição se adequa a seu negócio.

Decisão tomada, é hora de entender como uma universidade corporativa pode ser inserida em seu negócio.

Como implantar a Universidade Corporativa em uma empresa.

Para que a implantação de uma Universidade Corporativa seja bem sucedida, algumas medidas devem ser tomadas antes, durante e depois do processo. Confira as principais:

Faça um planejamento cuidadoso.

Primeiramente, antes de sair investindo em uma estrutura gigantesca para sua universidade corporativa, é importante realizar um planejamento minucioso para definir questões estratégicas e não perder dinheiro.

Não se deve jamais investir em uma instituição desse tipo se sua empresa não estiver preparada, em um momento cultural adequado, ou não tiver porte para suportá-la. Vale lembrar que a Universidade Corporativa precisa de um contexto e necessidades específicas para surgir, podendo causar prejuízos caso esse não seja o caso.

Portanto, antes de implantar sua UC, volte às perguntas acima, entenda sua empresa e as necessidades de treinamento e capacitação de seus colaboradores e então planeje de forma estratégica como essa instituição vai atendê-las e seu porte e estrutura.

De forma geral, nesse momento você deve:

  • Estudar e entender seu público, identificando padrões de consumo, interesses, o perfil dos colaboradores e mais.
  • Identificar as necessidades da empresa em termos de aprendizado e entender como elas poderiam ser sanadas por meio da universidade corporativa.
  • Fazer um plano de cursos e um plano de aula, detalhando o que vai ser ensinado, porque isso será ensinado e como isso vai ser feito.  

Conte com bons recursos tecnológicos.

Após ter estudado o contexto de sua empresa e decidido realmente implantar uma universidade corporativa, é importante ter em mente que a maior parte do conhecimento nessas instituições é transmitido no modelo de EAD, utilizando ferramentas, como vídeos online, reuniões ao vivo ou outros.

Portanto, é importante estar preparado para lidar com isso e escolher as melhores opções em tecnologia, que garantam segurança, escalabilidade e qualidade para o material da sua universidade.

É preciso ter um cuidado especial inclusive com a hospedagem dos conteúdos em vídeo, para garantir que eles estejam protegidos e que possam ser distribuídos sem problema para todos os colaboradores da empresa. Plataformas do mercado, como o Samba Vídeos, por exemplo, podem te ajudar a garantir todos esses e outros pontos e fazer com que sua universidade seja realmente eficiente e profissional.

Se você quer saber como criar um controle para treinamentos corporativos, clique aqui ou na imagem abaixo para acessar o nosso template gratuito.

<!–[if lte IE 8]>
<![endif]–>Planilha Template Controle de Treinamentos Corporativos
hbspt.cta.load(4559537, ‘378a8db1-cb07-4e97-b8b9-35aa8c76ea68’, {});

Incentive o compartilhamento de conhecimento.

Uma Universidade Corporativa deve ter como maior imperativo o compartilhamento de conhecimento entre os alunos de diferentes setores e com diferentes especializações dentro da empresa. Essa troca de conhecimento e know-how vai fazer com que todos os colaboradores tenham uma visão mais ampla da empresa e seus processos, facilitando a implantação de inovações e o trabalho em grupo por objetivos em comum.

Sem isso, sua Universidade irá perder muito em eficiência e pode acabar falhando como ponto estratégico da empresa.

Para incentivar e manter o compartilhamento de conteúdo na empresa, algumas táticas podem ajudar:

  • Promover tarefas em grupo envolvendo pessoas de diferentes times.
  • Abrir um chat, fórum ou permitir comentários e discussões no ambiente de consumo das aulas.
  • Criar um blog compartilhado, para compartilhamento dos novos conhecimentos e experiências do time.

Escolha uma plataforma especializada.

A plataforma EAD é a base um um bom projeto de universidade corporativa. De nada adianta investir em criar treinamentos online de impacto se o público não engajar com eles, certo? Por isso, é necessário escolher uma plataforma que estimule o compartilhamento de informações e que tenha uma interface amigável para o usuário.

Se antes essas plataformas eram as tais LMS, hoje, as LXP já se mostram como a solução mais adequada para projetos de universidades corporativas em EAD.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre uma plataforma LXP que dê excelentes resultados, clique aqui e veja mais sobre o assunto.

Mensuração de resultados.

Mais do que investir na ideia e implantar a universidade em sua empresa, é preciso mensurar os resultados, sejam eles numéricos ou não, e ponderar se a instituição está realmente atingindo seus objetivos, ou em que precisa melhorar.

Pode parecer um pouco difícil mensurar alguns dos pontos que os treinamentos vão ajudar a otimizar, já que muitos serão qualitativos mas, por isso mesmo, você, os gestores e o próprio setor de Recursos Humanos devem trabalhar próximos aos colaboradores durante o processo.

Além disso, algumas perguntas podem te ajudar na hora de fazer essa mensuração. É importante entender como cada treinamento tem impactado a motivação e engajamento dos colaboradores, o crescimento técnico de cada um, a melhora (ou não) do trabalho em equipe e da produtividade de cada time e, é claro, o aumento de visibilidade e da melhora dos resultados da sua empresa.

Normalmente, as empresas aproveitam suas pesquisas de clima, avaliações de desempenho ou mensurações periódicas de resultados para entender qual está sendo o impacto da universidade corporativa, mas é interessante pedir também para que as pessoas respondam a formulários ou pesquisas específicas a respeito das aulas, da forma como o conteúdo tem sido distribuído, dos professores e o que mais você achar necessário.

Isso tudo vai te ajudar a ser cada vez mais assertivo com os cursos e a gerar cada vez mais benefícios e resultados melhores para a instituição.

Conclusão.

Uma Universidade Corporativa, mais do que apenas mais um investimento em treinamento e capacitação, é uma forma de consolidar a cultura empresarial e educacional existente e levar o aprendizado interno a um outro patamar. Portanto, é necessário muito cuidado e cautela na hora de planejar e criar essa instituição para que ela não acabe sendo um tiro no pé e represente um grande prejuízo para toda a empresa e também para os colaboradores.

E é exatamente nisso que os vídeos online podem te ajudar! Ao apostar na estratégia da universidade corporativa tendo como base o EAD e a distribuição de conteúdos pela internet, você conseguirá excelentes resultados com um custo de implementação e manutenção da estrutura muito menor.

Agora que você já entendeu tudo sobre universidade corporativa, conheça como podemos te ajudar a implementar uma universidade EAD em sua empresa. Conheça as nossas soluções clicando aqui!

<!–[if lte IE 8]>
<![endif]–>Soluções Treinamento Corporativo EAD - Sambatech
hbspt.cta.load(4559537, ‘d2b5ae5e-3bbc-4a2a-9a57-8b9c720240d5’, {});
Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]