Como usar vídeos em sua empresa para fugir da crise econômica no Brasil

“Em momentos difíceis, você tem duas opções: Chorar ou vender lenços”. Essa frase, apesar de ser clichê e parecer utópica, casa perfeitamente com o atual momento de crise econômica no Brasil, que tem sido um verdadeiro terror para muitas empresas.  

vídeos na crise_imagem topo

Enquanto muitas empresas estão falindo, vendo seus negócios tradicionais sofrendo bruscos impactos e perdendo funcionários, outras estão aproveitando esse momento para buscar inovação, melhorar seus processos e, de quebra, “surfar na onda da crise”, tomando o lugar daquelas que não conseguiram se adaptar.

Não, não estamos dizendo que todas as empresas que tentaram, conseguiram trazer essa inovação, se adaptar e esquivar da crise, mas com certeza as que tentaram foram as que sobreviveram por mais tempo ou que ainda estão funcionando a todo vapor.

Se a gente procurar, dá até pra achar um caso ou outro de negócio que realmente conseguiu tirar vantagem da crise econômica no Brasil e impulsionar suas atividades.

Levando tudo isso em conta, podemos dizer que existem várias formas de uma empresa conseguir se manter, mesmo em momentos conturbados, e ainda ganhar mais em produtividade, eficiência e sustentabilidade. Porém, hoje nós iremos focar em uma estratégia em especial: O uso de vídeos online.

A princípio, essa parece uma estratégia simples demais para trazer algum sucesso ou fazer diferença na realidade das corporações, mas é exatamente por isso que ela funciona tão bem.

A seguir, vamos lhe apresentar um panorama geral dos vídeos e sugerir formas estratégicas de uso em cada área da empresa. Se quiser pular alguma parte, ou priorizar algo, fique a vontade para usar nosso índice.

O cenário dos vídeos
Os principais desafios das empresas perante a crise econômica no Brasil
Como usar vídeos em cada área da sua empresa para driblar a crise
Vídeos na Comunicação com Executivos
Vídeos na Comunicação Interna
Vídeos no RH
Vídeos no Marketing
Vídeos no Comercial
Vídeos no Suporte e Relacionamento com o Cliente
Conclusão

ff5ae74b-b7ef-48f6-a375-b136d45cce14_CTAs_CTA204


O cenário dos vídeos

Antes de falarmos em práticas, vamos dar uma olhada em alguns dados que falam da importância dos vídeos no cenário mundial hoje. Para começar, segundo a Cisco, já em 2019, 80% de todo tráfego da internet será de vídeos online. No Brasil, mais de 40% da população que tem acesso a internet já assiste vídeos e 25% já assistem mais vídeos do que TV tradicional.

Ano passado, aproximadamente 11 bilhões de vídeos online foram assistidos e os investimentos nessa forma de comunicação dobraram de 2014 para 2015.

No cenário corporativo, entre os profissionais de Marketing, 76% planeja usar vídeos em campanhas em 2016 e 50% dos usuários de internet consome vídeos dentro das suas empresas.

Além do mais, quando inseridos em um site, vídeos são capazes de aumentar o tráfego em até  55% e o engajamento em até 65%, gerando mais oportunidades de negócio.

Os principais desafios das empresas perante a crise econômica no Brasil

Com isso em mente, vamos pensar nos principais desafios que algumas empresas têm enfrentado: eficiência comunicacional, produtividade, atração e retenção de clientes, engajamento e motivação de colaboradores, rapidez na tomada de decisões e no fechamento de novos negócios e muitos outros.

Então, temos desafios complexos, mas que, não necessariamente exigem soluções complexas. E é aí que está o segredo.

Porque não resolver isso tudo (ou uma boa parte, pelo menos) usando vídeos online e ainda cortando gastos?

Como usar vídeos em cada área da sua empresa para driblar a crise

Continue lendo e entenda como utilizar vídeos em cada parte da sua empresa para reduzir custos, aumentar a eficiência e sobreviver muito bem a crise econômica no Brasil.

Vídeos na Comunicação com Executivos

Aqui você tem uma primeira ideia para utilizar os vídeos dentro de sua empresa de forma a dinamizar sua comunicação e aproximar colaboradores de gestores e pessoas estratégicas dentro da empresa.

Uma das formas de fazer isso é investindo em práticas do tipo “Palavra do Presidente”, em que periódicamente o CEO ou C-Level da empresa deixam alguma mensagem aos colaboradores, seja ao vivo ou de forma gravada.

Você pode também usar práticas de webcasting para facilitar reuniões entre a sua diretoria, que muitas vezes não tem condições de estar reunida no mesmo lugar ao mesmo tempo e assim manter o alinhamento e a boa comunicação entre a equipe.

Benefícios dessa prática: Aproximação entre gestores e colaboradores reforçando e padronizando a mensagem, motivação, eficiência na comunicação, já que as pessoas não precisam estar no mesmo local físico para se comunicarem, maior alinhamento da equipe como um todo e auxílio na tomada de decisões estratégicas.

Vídeos na Comunicação Interna

Manter sua equipe sempre no mesmo nível de conhecimento e informações é essencial para seus projetos sejam bem sucedidos e para que todos trabalhem com mais eficiência e determinação. Por isso, depender apenas dos meios de comunicação convencionais pode não ser uma boa ideia.

Invista, por exemplo, em um YouTube corporativo, um canal seguro e personalizado em que seus colaboradores poderão se comunicar de forma simples, rápida e muito mais completa, sem depender do contato presencial. Aqui eles poderão dar dicas de trabalho uns aos outros, contar do andamento dos projetos, compartilhar informações e muito mais, aumentando a interação e confiança entre eles, assim como a produtividade e eficiência da equipe.

Ter também uma boa sala de reuniões virtuais é fundamental para se comunicar facilmente com os colaboradores, de forma próxima e adequada, independentemente de onde eles estejam.

Aqui na Samba, por exemplo, nós usamos a nossa plataforma, o Samba Class, para garantir que a nossa equipe em São Paulo esteja sempre conectada ao que acontece em Belo Horizonte e possa acompanhar nossos eventos, reuniões, treinamentos importantes e mais!

video

Benefícios dessa prática: Mensagem circulando de forma muito mais rápida e simples, fácil acesso de todos a informação, facilitando o alinhamento e a eficiência produtiva, capilaridade no acesso a informação, estímulo a interação entre os próprios colaboradores.

Vídeos no RH

Manter seus colaboradores motivados, bem informados e com conhecimentos elevados sobre a empresa e as melhores práticas do mercado é uma forma não só de valorizá-los como profissionais, mas também de contribuir para o sucesso da sua empresa.

Nesse sentido, uma das formas de utilizar vídeos pode ser para melhorar seu processo de onboarding na empresa. Afinal, quer forma melhor de transmitir a cultura, informações e regras importantes a um funcionário recém contratado do que através de um vídeo dinâmico e interativo?

Além do mais, você pode utilizar vídeos para transmitir treinamentos a todas as pessoas, onde quer que elas estejam, eliminando custos com deslocamento, material e estrutura física e muito mais. Treinamentos ajudam a aumentar a produtividade, diminuem a rotatividade dos funcionários na empresa, melhoram o clima na organização, aumenta a produtividade, e isso, em tempos de crise econômica no Brasil é fundamental.

Usar os vídeos para transmitir comunicados internos também pode ser muito interessante para o setor de Recursos Humanos de uma empresa e, inclusive, muito mais efetivo do que os emails, memorandos ou quadros de aviso.

Benefícios dessa prática: Treinamentos acessíveis, ágeis, simples e atemporais, conhecimento mais fácil de ser assimilado e que respeita os ritmos de aprendizagem, colaboradores mais motivados e engajados, diminuição de custos com deslocamento e estrutura, aumento da produtividade, diminuição da rotatividade, motivação mais alta.

Vídeos no Marketing

No Marketing você tem diversas oportunidades de utilizar vídeos de forma estratégica para gerar negócios para a sua empresa. E em tempos de crise econômica no Brasil, você não vai querer perder essa chance, não é?!

Em primeiro lugar, você pode usar os vídeos na sua estratégia de comunicação e atração de clientes. Como? Inserindo-os em seus conteúdos e na forma como você se comunica com eles. Produza vídeos institucionais, explicativos, focados na dúvida e no problema do cliente e você com certeza terá bons resultados.

Aqui na Samba, por exemplo, além do vídeo institucional para explicar a empresa e nossa cultura, a gente utiliza esse tipo de material para enriquecer nossos conteúdos no blog, tirar as dúvidas de nossos possíveis clientes e, assim, gerar mais oportunidades de conversão.

Os vídeos são produzidos de forma bem simples, com os próprios funcionários da empresa (principalmente nosso CMO, Pedro Filizzola, ou Feliz), e geram resultados incríveis.  

Além do mais, nós também geramos contatos, leads, a partir desses vídeos, que podem se tornar uma oportunidade comercial no futuro! Através do coletor de leads do Samba Vídeos, integrado ao RD Station, nós inserimos formulários antes ou depois de cada material e aproveitamos os contatos para manter um relacionamento baseado em conteúdo rico, que o lead realmente precisa e também para fortalecer nossa estratégia de Inbound Marketing.

Benefícios dessa prática: Tangibilização da mensagem, deixando mais claro pra audiência o que você faz e aumentando então suas possibilidades de compra, aumento da sua autoridade na área que atua, possibilidade de aproximação do cliente, mostrando que se preocupa com suas dúvidas e problemas, geração de mais contatos para sua estratégia de inbound.

Vídeos no Comercial

Do mesmo jeito que dá para bombar sua estratégia de marketing utilizando vídeos, no comercial essa ferramenta também é capaz de operar milagres e acelerar suas vendas, que é o que toda empresa quer em tempos de crise.

Se você tem uma promoção quente na empresa ou alguma condição especial para oferecer a pessoa com quem você está negociando, como uma consultoria, um pacote de divulgação, conteúdos ou outros benefícios, apresente isso pro cliente de forma bem íntima e empolgada utilizando vídeos!

A estratégia dá muito certo e aqui na Samba já é fundamental para a equipe comercial, que consegue fechar as contas mais rápido e ainda conquista o carinho e confiança do cliente.

Benefícios dessa prática: Aproximação dos possíveis clientes, humanização da mensagem, apresentação dos benefícios de uma forma diferente e personalizada, mais chances de fechar contas de forma simples e rápida.

Vídeos no Suporte e Relacionamento com o Cliente

Vídeos, além de auxiliarem na hora de atrair clientes, são ótimos para fortalecer o relacionamento com eles. Através dessa ferramenta, você pode tirar suas dúvidas, mandar mensagens de sobre seu negócio, propor novas soluções para ele e muito mais.

Por exemplo, principalmente se você tem um produto ou serviço muito complexo, pode utilizar vídeos para demonstrar suas funcionalidades, tirar dúvidas e mostrar ao cliente as melhores formas de utilização para sua realidade.

Aqui na Samba mesmo, nós produzimos muitos screencasts explicativos para facilitar a vida de quem confiou na gente.

Além do mais, você pode usar vídeos para fortalecer a comunicação no dia a dia com esses clientes e estabelecer um relacionamento cada vez mais forte e confiável entre sua empresa e a dele.

Grave vídeos mostrando o quanto sua equipe ficou empolgada com um novo projeto, comemorando uma renovação de contrato, para apoiar alguma causa do cliente ou desejando feliz aniversário e mostre que o sucesso da sua empresa é o sucesso de seus clientes!

A área de Costumer Success aqui na Samba é fera nisso! Usando vídeos, nós proporcionamos uma experiência diferenciada para nossos clientes e fortalecemos sempre nosso ideal de que “Cliente é rei” com ações super especiais como essa aqui!

Benefícios dessa prática: Aproximação do cliente da sua empresa, aumento da confiança em seu negócio e em sua equipe, melhor utilização do seu produto e, consequentemente, menor risco de desligamento.


E ai? Se convenceu de que agora é a melhor hora para investir em vídeos e driblar a crise econômica no Brasil?

“Ah, mas vídeos são caros e complicados de produzir! Não tenho estrutura pra isso!”. E nem precisa! Aqui no blog nós sempre enfatizamos que a produção de vídeos de qualidade não depende de uma mega estrutura e equipamentos. Hoje, até mesmo com um smartphone você consegue produzir bons materiais, que vão te trazer retornos extremamente positivos.

Porém, caso a situação exija um investimento maior em infraestrutura, lembre-se de considerar não só os gastos, mas também o que isso vai trazer de retorno para sua empresa, que com certeza é muito maior.  

No mais, não se esqueça de investir em uma plataforma de gerenciamento e distribuição de conteúdo em vídeo que atenda as necessidades e demandas da sua empresa e conte com a Samba para tirar suas dúvidas e ajudar no que for necessário.

Abraços e até mais!

CTA

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários