Por Em Em 12 janeiro, 2018

Como gravar um vídeo caseiro de qualidade profissional

Hoje em dia o mercado da educação a distância e dos vídeos sob demanda estão em alta, e, por isso, cada vez mais pessoas pensam em investir nisso e começar a lucrar com seu conteúdo. A boa notícia é que é muito possível fazer um vídeo caseiro de qualidade, sem precisar gastar rios de dinheiro. É bom pensar que para se fazer um vídeo caseiro com equipamentos e recursos um pouco mais limitados é preciso tomar cuidado com alguns detalhes importantes, e é sobre cada um desses detalhes, que vão desde a elaboração do roteiro até a escolha do thumbnail, que iremos falar nesse artigo.

E você, á pensou em ganhar dinheiro com seus vídeos caseiros? Confira tudo sobre o assunto e veja que sim, é possível montar um vídeo com qualidade profissional em casa. Aproveite e baixe nosso material gratuito e aprenda a usar seu conteúdo em vídeo como fonte de renda!

guia para ganhar dinheiro com video caseiro

Planejando seu vídeo caseiro

Um vídeo caseiro tem muito mais chances de dar errado do que um vídeo profissional, certo? Mas não é só porque ele é caseiro que precisa ser mal feito! É por isso que é preciso ter muito cuidado com todo o processo, especialmente com o planejamento. Todo projeto, para ter sucesso, precisa começar com um bom plano para entender quais são seus objetivos, quais as ferramentas disponíveis para alcançá-los e como isso tudo será feito. No caso de vídeos caseiros, é bom começar pensando qual será o assunto e o formato deles, já que isso irá guiar todo o restante do planejamento.

Assunto (tema)

Sobre o que eu vou falar? Essa pode ser uma pergunta comum na mente de quem quer trabalhar com vídeos. Escolher o assunto de um vídeo pode não ser tão simples quanto parece. É normal que você queira falar sobre um assunto que goste muito ou que domine, mas, não se esqueça, é bom pensar se esse assunto é relevante. Além de relevante, é preciso ver se há espaço para você dentro desse mercado, certo? Que tal então realizar uma busca pelo tema e analisar os primeiros resultados? Dependendo do assunto, se muita gente já fala sobre isso, pode ser difícil fazer o seu conteúdo se destacar. Isso pode acontecer especialmente em assuntos muito amplos. Por exemplo, se você pesquisar o assunto “séries de TV”, com certeza verá centenas (ou até milhares) de resultados semelhantes, mas se procurar um assunto menos amplos, como uma série de TV específica, a sua chance se destacar é bem maior. Afinal, se todo mundo já fala sobre um assunto, por que mais um falando a mesma coisa, certo?

Além disso, a relevância do seu conteúdo conta muito para termos de SEO (em mecanismos de busca). Em mercados muito amplos, por causa do grande número de vídeos, a sua chance de se posicionar melhor nas buscas é bem menor, ainda mais com um vídeo caseiro. E é claro, em um mar de conteúdos, você precisa ser visto! Então, é bom manter em mente que pensar em um assunto vai muito além do que você sabe ou quer falar sobre.

Formato

Após decidir sobre o que você irá falar, é bom pensar em qual formato de vídeo será feito. Alguns formatos funcionam melhor com alguns assuntos do que outros. Por exemplo, uma vídeo aula expositiva é bem diferente de um tutorial em screencast e também, de um vídeo animado. Por isso, é bom pensar exatamente onde o tema do seu vídeo caseiro melhor se encaixa antes de começar a gravar.

Equipamentos

Câmeras

Considerando que você irá fazer um vídeo caseiro, e não um vídeo profissional, provavelmente os equipamentos disponíveis serão um pouco mais limitados. Porém, não há motivo para desistir por causa disso, afinal, é mais do que possível gravar um vídeo de ótima qualidade sem gastar muito e sem ter equipamentos profissionais.

O ideal é que você tenha uma câmera boa e um bom microfone para captar o áudio separadamente.

Na hora de escolher uma câmera, para gravar bons vídeos caseiros você deve analisar a resolução. Ou seja, para vídeos não serve olhar a quantidade de megapixels da câmera, já que essa medida é apenas para fotos.

Hoje em dia ficou muito mais fácil encontrar equipamentos com boa resolução de câmera e com ótimo custo benefício, já que diversos modelos de smartphones já fazem vídeos em HD (1280×720) e até FULL HD (1920×1080). Além dos smartphones existem também inúmeras opções de câmeras semiprofissionais e com preço bem em conta que podem ser usadas para seus vídeos caseiros.

Microfones

No caso dos microfones são diversas opções também. Você pode estar se perguntando: “Por que investir em um microfone se a minha câmera já possui um embutido?”. A resposta na verdade é muito simples. A captação do áudio com um microfone externo fica muito melhor do que com o microfone embutido. Ainda mais no caso de um vídeo caseiro, nos quais podem ocorrer muito mais ruídos e interrupções externas (por exemplo: barulhos de carros, buzinas, latidos de cachorros). Assim, captando o som separadamente do vídeo, fica muito mais fácil tratar e remover essas imperfeições, aumentar ou diminuir o volume e muitas outras edições de áudio. Isso evita o trabalho de ter que filmar novamente caso algo tenha dado errado.

Se quiser ajuda para conhecer e escolher o microfone ideal para você, pode conferir nesse artigo aqui. 😉

Iluminação

Outro aspecto que vale investir um pouquinho é na iluminação do seu vídeo caseiro. Pense só, um vídeo com uma imagem nítida, som claro e sem ruídos e iluminação boa atrai muito mais público do que um vídeo escuro, com áudio baixo e qualidade ruim, certo? Pouca gente, quando vai gravar vídeos em casa, considera a iluminação deles, e é exatamente aí que você pode se destacar da concorrência.

Um vídeo bem iluminado, além disso, ainda transmite uma ideia de profissionalismo e conhecimento técnico, aumentando a autoridade do seu canal.

Se você não tem orçamento suficiente para investir em uma iluminação ainda, não tem problema! Apenas certifique-se de que você irá gravar no local melhor iluminado da casa e, claro, durante o dia. Vídeo gravados a noite, com pouca iluminação natural, perdem muito em qualidade e ficam muito difíceis de corrigir as imperfeições na hora da edição.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a iluminação de vídeos caseiros e profissionais, pode conferir tudo nesse artigo aqui!

Verifique tudo sobre os equipamentos antes de gravar

Depois de escolher qual a melhor câmera, melhor microfone e entender tudo sobre iluminação dos vídeos, ainda tem uma atividade importantíssima a ser feita antes de começar a gravar seu vídeo caseiro: verifique aspectos como autonomia do equipamento, memória interna e configurações de qualidade de imagem.

Pesquise e faça testes a respeito da bateria e quanto tempo é possível gravar vídeos antes que ela acabe.

Muitos equipamentos, na sua tela de gravação, mostram quantos minutos ainda é possível gravar considerando o tamanho da memória interna, por exemplo. Aí você pode ter uma ideia de quanto tempo consegue gravar sem cortes e sem precisar descarregar os vídeos no computador. Isto é extremamente útil se você estiver gravando sozinho. Imagina estar gravando por um tempo para depois descobrir que, na verdade, a memória da câmera encheu e você não capturou nada disso.

video caseiro

É possível gravar mais 29:59 de vídeos

Depois de levantar todas essas informações sobre os equipamentos, você pode começar a planejar o roteiro do seu vídeo! Mas, antes disso, se quiser saber como montar um estúdio de gravação em casa, você pode baixar gratuitamente esse material e saber tudo sobre o assunto.

estudio de gravacao de video caseiro

Roteiro

Uma dica extremamente valiosa para quem quer entrar no mercado dos vídeos é: Evite improvisos! Se você não planejar exatamente o que pretende apresentar no seu vídeo, você pode se perder, repetir a mesma coisa várias vezes ou esquecer o que vai falar. E bom, não há nada pior que começar a assistir um vídeo e ele estar cheio de ‘éé….’; ‘bom……’; ‘então…..’. Esse tipo de atitude mostra o despreparo e pode até parecer que você não sabe bem do que está falando.

Para evitar essa situação, o ideal é fazer um roteiro! Dessa forma, seu roteiro irá funcionar como um plano de aula, no qual você irá registrar qual seu objetivo com o vídeo e um guia para tudo que você irá falar. É claro que o roteiro não é como um roteiro de cinema que você precisará decorar todas as “falas”, mas servirá como um direcionamento para a gravação do seu conteúdo.

Aqui, o segredo para seu roteiro ser efetivo é simples: Ensaie! Treine muito, isso fará com que a sua fala fique muito mais natural. Com muita prática, seu vídeo caseiro ficará com qualidade profissional!

Você pode, também, baixei nosso kit para fazer roteiros de sucesso!

Cenário

O cenário é uma parte importantíssima de um vídeo caseiro. O visual de um vídeo é uma peça importante para manter o público sempre interessado. Um ambiente sem graça, sem cor ou escuro desvaloriza muito seu vídeo e faz com que o público perca o interesse rapidamente. Por isso é tão importante planejar um bom cenário.

É claro que no contexto de vídeos caseiros não é tão fácil assim investir em um cenário profissional, mas é muito possível aproveitar objetos que você, provavelmente, já possui aí na sua casa!

video caseiro cenario

Olha só como alguns bixinhos de pelúcia e outros objetos bem coloridos já valorizam e muito o ambiente!

Colocar alguns enfeites, bichos de pelúcia, bonecos, brinquedos e afins já trazem bastante cor ao seu cenário e deixa a imagem mais cheia de vida! Você pode escolher um cômodo da casa que seja bem iluminado e montar um pequeno cenário – mas bastante atrativo!- com esses objetos.

Gravação

Após planejar é hora de colocar a mão na massa e finalmente gravar o seu vídeo caseiro!

Na hora de gravar, seja você mesmo! Mostre ao público quem você é. Tenha em mente tudo que você pesquisou e as informações que levantou durante a etapa de planejamento e mãos a obra!

Além disso, é importante observar também as seguintes dicas para fazer vídeos caseiros incríveis:

    • Seja conciso: Tente resumir as informações e fazer o vídeo o mais curto possível. Normalmente, a audiência tende a desistir do vídeo se ele for muito grande ou se for repetitivo.
    • Seja leve: Faça piadas, conte histórias. Essa é a melhor forma de engajar uma audiência que está a distância.
  • Fale um pouco mais devagar que o normal: Treine para falar um pouco mais devagar do que fala normalmente. Por vídeo, isso facilita um pouco mais o entendimento de quem está assistindo.
  • Mas duplique sua energia! É muito importante transmitir uma ideia de animação e energia nos vídeos. É aí que você mantém sua audiência sempre atenta.
  • Grave uma pequena parte antes, para fazer testes: Imagina gravar um vídeo inteiro para na hora de rever descobrir que estava desfocado? Isso é um grande risco de um vídeo caseiro. Por isso, grave um pequeno fragmento para testar, passe para o computador e analise a imagem ampliada.

Hora de editar!

Não é porque o seu vídeo é caseiro que ele precisa ser cheio de erros, certo? Uma ótima maneira de deixar o seu vídeo com qualidade profissional é caprichando na edição!

Essa parte, normalmente, dá um pouco de medo, não dá? Muita gente pode pensar que mexer com edição de vídeos é algo extremamente complexo e reservado para profissionais, mas com um pouquinho de prática é possível.

Uma ótima dica para valorizar o visual do seu vídeo caseiro é usar B-rolls! Você sabe o que eles são?

Os B-rolls são cortes nos vídeos nos quais aparecem outros conteúdos visuais, como fotos, animações, gráficos entre outros. Além de servirem para ilustrar seu vídeo e adicionar informações extras, os b-rolls são comprovadamente muito efetivos na hora de manter o público assistindo ao seu vídeo! Se quiser ler um pouco mais sobre a importância da retenção de público, você pode conferir aqui! Além disso, pode conferir neste artigo uma lista de 15 programas de edição, desde o iniciante ao avançado, que vão deixar seus vídeos caseiros com visual profissional!

Coloque seu vídeo no ar!

Pronto! Agora que você já tem muitas ferramentas para gravar seus vídeos caseiros, falta só colocar ele no ar, não é? Dependendo do seu propósito, algumas plataformas são mais indicadas do que outras. Se o seu objetivo é fazer vídeos caseiros e conseguir ganhar dinheiro com eles, o ideal é investir um pouco em uma plataforma profissional que te ofereça tecnologia de ponta e, principalmente, segurança! Afinal, de nada adianta se esforçar e investir dinheiro na hora de gravar seus vídeos se eles podem ser facilmente pirateados, certo?

Então, se você quer gravar seus vídeos e fazer deles um negócio de sucesso, que tal conhecer a plataforma Samba Play? Quer saber tudo que ela pode oferecer para seu negócio? Faça um tour clicando aqui! 😉

Agora você já está pronto para que seus vídeos caseiros se tornem um negócio de sucesso! Com um pouquinho de prática e dedicação você se prepara para gravar vídeos incríveis sem precisar gastar muito dinheiro.

E se quiser saber um pouco mais sobre esse mercado, baixe gratuitamente este material e veja como colocar o seu canal no ar. Boa leitura!

canal de video caseiro

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.