Vídeo ou texto, qual o melhor para meu branding?

Vídeo ou texto, qual o melhor para meu branding?

Websites são tipicamente construídos com até três elementos estéticos, usados para transmitir mensagens para o público:

  • Visual – criado com imagens e linguagem de programação.
  • Aural – criado com voice-over e música.
  • Conceitual – criado com o texto.

Este formato de apresentação se espelha nos blocos de construção da expressão artística e criativa, que têm sido uma constante por milhares de anos:

  • Arte visual – expressa em pintura e escultura.
  • Arte aural – expressa em dança e música.
  • Arte conceitual – expressa em literatura e poesia.

Em sua forma mais básica, o vídeo é a integração desses conceitos estéticos – uma abstração primária das formas de arte mencionadas acima em um todo integrado secundário. Uma obra artística expressa simultaneamente o conceitualmente e perceptual. É imagem (visual), música (aural) e história (conceitual), tudo em um.

Esta é a forma como o vídeo deve ser abordada quando começamos a pensar na web – não como um tipo de conteúdo que é um formato intercambiáveis para texto e imagem, mas uma integração desses elementos, exigindo atenção em tempo integral de uma audiência.

Ao longo dos últimos anos, as velocidades de conexão estão mais rápidas permitindo Streaming de vídeo em HD para desktops e dispositivos móveis, tornando vídeo instantaneamente acessível para os usuários da Internet e uma forma de engajamento necessária para marcas.

Ok, mas porque vídeos são valiosos para minha empresa?

Vídeos oferecem engajamento de usuários

A leitura é uma experiência ativa. Como você está lendo este guia agora, também está escolhendo a velocidade em que absorve as palavras, os momentos em que você faz uma pausa para considerar as declarações e em que ordem você vê as seções. Sua jornada através do conteúdo é muito auto-determinada e segue o seguinte processo cognitivo:

  • Percepção
  • Avaliação do significado
  • Apreciação do significado
  • Resposta emocional

Em outras palavras isso pode soar:

  • Estou lendo sobre mercado de vídeo online
  • Video Marketing é o processo de promoção de uma entidade on-line através de vídeo
  • Isto pode ser útil para a minha empresa
  • Estou animado para aprender mais

No entanto, o vídeo permite que o usuário tenha um pouco menos de liberdade em termos de consumo – é fácil para um usuário ler um texto e decidir quais capítulos são mais relevantes para eles. No vídeo ou você o assiste por completo ou para. Além disso, assistir um vídeo é uma experiência um tanto passiva. Quando os usuários decidem pressionar ‘play’, eles estão pedindo para ser mostrado algo, um conteúdo de uma forma integrada, em vez de cavar através do conteúdo e explorar por ele mesmo o significado.

[Tweet “”Se uma imagem vale mais que mil palavras, então um vídeo vale mais que mil palavras, 25 vezes por segundo.””]

O vídeo é, portanto, um método diferente de envolver o público. Com o ele, a experiência de compreensão é mais imediata, impulsionado pelo trio de elementos integrados através de um storytelling. A quantidade de informação que pode ser exibida num segundo de vídeo, ultrapassa a quantidade de informação que pode ser lida. Isto significa que a resposta emocional muitas vezes vem antes da avaliação completa do conteúdo ou a compreensão do significado.

Vídeo auxilia o seu branding

Através do vídeo, é possível de recriar a experiência de estar cara a cara com alguém – afinal marcas são pessoas – muito melhor do que o áudio, imagem ou o texto. Através do movimento de imagem, podemos mostrar muito do que somos, através da expressão física e verbal. Para branding, isso é extremamente importante – como o vídeo permite que as empresas exibiam um lado “humano” consideravelmente mais eficiente do que através de imagem, áudio e texto.

Devido à baixa absorção, vídeo online também pode indicar profissionalismo e qualidade da marca. Se uma empresa tem bastante tempo, dinheiro e habilidades para criar vídeos de alta qualidade, elas são muitas vezes vistas como um negócio legítimo, genuíno e interesse para fornecer um excelente serviço.

Vídeos oferecem sinais positivos para mecanismos de busca

Vídeos oferecem muito mais valor para mecanismos como o Google, na hora de buscar uma determinada palavra. Através deles o Google julga um conteúdo como rico e muito mais valioso para entregar uma informação de busca para seu usuário. Com isso, você consegue:

  • Mais tráfego
  • Aumenta conversão de “desconhecidos” para “visitantes assíduos”
  • Aumenta seu link building.

Você leu todo esse texto pesado e conceitual e num ritmo para ajudar a entender a principal finalidade do conteúdo – compreensão e aprendizagem. A apresentação visual não acrescenta nada à experiência, sendo apenas uma lista de textos. Vídeos sim.

Aprenda a integrar vídeos e textos para aumentar a experiência do seu cliente/usuário. Os resultados são impressionantes e o engajamento é ainda maior.

Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]