• Blog
  • >
  • Insights
  • Vídeos curtos: como usá-los em sua estratégia de forma eficiente.

Vídeos curtos: como usá-los em sua estratégia de forma eficiente.

Em um mundo cada vez mais conectado, as informações e as possibilidades de entretenimento são inúmeras. Os feeds das redes sociais estão sempre cheios de postagens com textos, imagens e vídeos por todo o lado. Mas em um mundo assim, cercado de lugares para olhar, como capturar a atenção do espectador que não tem muito tempo a perder? Uma boa estratégia é apostar nos vídeos curtos!

Neste artigo te mostramos como usar os vídeos curtos em sua estratégia de marketing digital, principalmente nas redes sociais, e como esse formato de vídeo pode te ajudar a gerar mais conversão.

Para saber como utilizar seus vídeos curtos de uma forma ainda mais eficiente, você pode baixar esse template de marketing digital. Nele, há um passo a passo para criar um bom plano de marketing digital para seu negócio.

plano de marketing digital para utilizar videos curtos

Por que usar vídeos curtos dentro da estratégia de marketing?

Com a popularização da internet e do smartphone, é cada vez mais fácil ter acesso à informação. Mesmo que você não possua um bom pacote wi-fi, a maioria das operadoras oferece planos de dados acessíveis que permitem acesso à internet de qualquer lugar que você esteja, utilizando seu celular ou tablet.

Com isso, aumenta também o número de pessoas que possuem uma conta nas redes sociais e, consequentemente, criam e compartilham conteúdos na internet. Com tanta coisa para se ver, parece que temos cada vez menos tempo, por isso muitas vezes optamos por conteúdos que possuem uma rápida absorção.

É nesse momento que os vídeos curtos entram. Claro que para determinadas estratégias, nas quais o espectador está disposto a gastar um pouco mais de tempo absorvendo um conteúdo, os vídeos mais longos e mais detalhados têm o seu valor. Porém, para passar informações mais rápidas e fáceis, prendendo a atenção do espectador, os vídeos curtos são a solução. Exemplo disso são os Stories do Instagram, nos quais você tem apenas 15 segundos para contar a sua mensagem.

Quais são os melhores formatos de vídeos curtos para se produzir? 

Você já sabe que a produção de vídeos curtos podem ser um bom investimento para conseguir mais interações nas redes sociais, seja você um produtor de conteúdo ou uma empresa. Além disso, você também já sabe que os vídeos curtos podem ser uma ferramenta poderosa para gerar conversão para o seu negócio. 

Com base nisso, está na hora de descobrir quais são os melhores tipos de vídeos curtos indicados para cada tipo de objetivo. Abaixo fizemos uma seleção de alguns exemplos de formatos para que você se inspire na hora de criar os seus próprios vídeos. 

1. Dê dicas rápidas.

Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo em vídeo é a possibilidade de criar um grande volume de material rapidamente. Você pode fazer um roteiro com dezenas ou até centenas de dicas curtas e gravar todos os vídeos rapidamente, um em seguida do outro, assim você acumula conteúdos e pode publicá-los ao longo do tempo. 

Neste tipo de formato de vídeo curto, você estará juntando duas ferramentas poderosas:

  • Solucionar um problema ou uma dúvida do espectador, afinal de contas, dando uma dica você estará ensinando algo novo para quem vê o vídeo.
  • Proporcionar um material de consumo rápido e fácil. Desta forma o engajamento é facilitado.

2. Crie tutoriais.

Nem todo tutorial precisa levar um grande período de tempo para ensinar de forma efetiva. Você já deve ter visto vídeos de culinária por aí, como do Tastemade ou BuzzFeed, que ensinam receitas em um tutorial de passo a passo simples, com vídeos de poucos segundos.

Neste exemplo mora outra possibilidade dos vídeos curtos: criar tutoriais. Mostre para os seus seguidores ou para os seus clientes como fazer alguma coisa que seja relevante para o seu público.

3. Aposte nos teasers.

Caso esteja em sua estratégia produzir vídeos maiores e mais complexos, como vídeo aulas, cursos online, clipes musicais, críticas literárias ou qualquer outra coisa que venha a sua mente, uma vez que as possibilidades são infinitas, você pode usar os vídeos curtos para criar teasersque gerem curiosidade e depois encaminhar o seu público para o conteúdo mais elaborado. 

Além disso, os teasers podem ser usados também para criar expectativa sobre um novo produto que está chegando no mercado, um novo serviço que será lançado ou até um evento que começará a ser divulgado. 

4. Mostre os bastidores.

As pessoas estão cada vez mais interessadas em saber como são feitas as coisas que elas consomem, ou como as personalidades, influenciadores e marcas que elas acompanham se comportam “por trás das câmeras”, ou seja, em um dia a dia mais real. 

Use os vídeos curtos para criar cenas de bastidores, mostrando como a sua empresa funciona, todo o trabalho por trás de um produto que é comercializado, ou, quem sabe, os erros de gravação de uma vídeo aula, caso você seja um professor online, por exemplo. Com isso, gere a sensação de pertencimento e aproxime o seu público de você. 

5. Apresente o seu produto.

Aproveite o potencial dos vídeos curtos para apresentar os seus produtos para o seu público. Demonstre todas as suas possibilidades de uso, mostre quais são as qualidades e crie um vídeo que seja capaz de oferecer aos espectadores um motivo para adquirir o produto ou serviço que você está oferecendo. 

A ideia aqui é simplificar ao máximo para criar vídeos que apesar de curtos, sejam diretos e explicativos, ajudando a impulsionar o seu negócio. 

Comece já a criar os seus vídeos! 

Muitas são as opções para trabalhar com os vídeos curtos, mas lembre-se que a sua escolha deve variar de acordo com objetivo que você deseja alcançar. Mais seguidores nas redes sociais? Mais alunos no seu curso online? Mais clientes comprando o seu produto? Para cada um desses objetivos, existe um tipo de vídeo curto indicado e que te ajudará a gerar mais conversão. 

Então lembre-se de colocar a mão na massa e começar a produzir os seus vídeos. Nunca se esqueça de fazer testes, testar o formato, as imagens que aparecem no vídeo, as músicas, o estilo, tudo! É testando que você saberá o que o seu público deseja consumir e a sua conversão com certeza aumentará. Boa sorte e bons vídeos!

Para ter produções ainda mais incríveis, esse material te mostra tudo que você precisa saber para montar seu estúdio de gravação em casa! Confira.

estudio de gravacao caseiro para fazer videos curtos efetivos
Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários