8 dicas para utilizar vídeos em e-learning

Aqui na Samba procuramos sempre apresentar as diversas formas de uso de vídeos online. Seguindo esse caminho, destaco que vídeos podem ser um ótimo complemento para estratégias de e-learning – mas somente se eles forem utilizados de maneira correta.

Vou compartilhar 8 dicas para que você tenha certeza que os vídeos estão realmente agregando valor ao seu e-learning:

1. Faça vídeos curtos e diretos ao ponto: Os seus vídeos devem ser curtos e direcionados para que o seu usuário não pare de assistir antes de final. Mantenha-o envolvido a todo momento!

2. Utilize vídeos para dar ênfase: Sempre pergunte a si mesmo qual a melhor maneira de ilustrar a aprendizagem através do vídeo. Ele deve ser mais memorável do que o texto, além de enfatizar e reforçar os pontos-chave da assunto abordado.

3. Faça vídeos interativos: Se você considera utilizar vídeos maiores, torne-os mais interativos. Como exemplo, tente dar uma pausa para fazer perguntas ao usuário. Dessa forma, você conseguirá mantê-lo envolvido e concentrará sua atenção nos pontos de aprendizagem que pretende enfatizar.

4. Disponibilize um sumário do conteúdo do vídeo: Se você não fizer o vídeo interativo, certifique-se de disponibilizar um breve resumo dos principais pontos abordados. Isso ajuda a evitar que os pontos-chave da aprendizagem sejam perdidos pelo usuário.

5. Utilize vídeos para demonstrar como fazer ou como não fazer alguma coisa: Um vídeo pode ser uma ótima maneira de ilustrar como não fazer algo, auxiliando os usuários a detectarem seus erros. Você pode, ainda, mostrar-lhes a maneira correta de completar uma determinada tarefa.

6. Seja criativo: Pense em como programas de televisão são filmados e considere se você pode copiar esse estilo. Por exemplo, tente utilizar diferentes ângulos de câmera para quebrar longos discursos, ou reforce pontos-chave mostrando textos na tela.

7. Inclua uma transcrição: Fornecer a transcrição de um vídeo torna-o acessível a todos, como usuários com dificuldades auditivas ou sem fones de ouvido. Isso permitirá também que os usuários revisem determinada parte do conteúdo sem a necessidade de assistir o vídeo completo novamente.

8. Seja tecnicamente inteligente: Pense nos diferentes formatos possíveis para disponibilizar os seus vídeos. Dessa forma, eles poderão ser assistidos independentemente da conexão e do aparelho utilizado pelo usuário.

Espero que essas dicas sejam úteis!

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários