Por Em , Em 8 setembro, 2016

Dados mostram que vídeos são peças fundamentais para uma boa estratégia de marketing de conteúdo

“Usar vídeos é essencial para impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo, principalmente nas redes sociais. Os especialistas da Raccoon explicam o porquê.”

arte_post_raccoon_sambatech-_08_09_2016_577x140

Artigo produzido pela equipe Raccoon Marketing Digital

“Viu aquele vídeo que eu compartilhei no Facebook?”. Quem nunca recebeu uma mensagem assim de um amigo ou alguém próximo? Os vídeos online fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia. Pode ser aquela palestra inspiradora, um trecho de um programa de TV que viralizou ou mesmo aquele vídeo de gatinhos fofos que sua mãe quer que você veja.

O vídeo se consolida cada dia mais como um dos conteúdos que mais engajam na web. No início do ano, a Cisco disponibilizou um relatório mostrando que, até 2020, os vídeos serão responsáveis por 82% de todo o tráfego de usuários na internet. Isso mesmo, 82%! Ainda segundo o relatório, os números já eram impressionantes em 2015, girando em torno de 70%.

Mas o que isso tem a ver com minha estratégia de marketing de conteúdo?

Tudo! Na internet, os usuários buscam por conteúdos que agregam valor, E qual a melhor maneira de entregar conteúdo de qualidade de uma maneira simples e direta senão pelo vídeo?

Pense bem: se, em 2020, mais de 80% de todo o tráfego será gerado por vídeos, estar de fora deles é praticamente estar fora da web! É bom você começar a buscar por guias como este e este, que te ajudarão a começar uma estratégia de marketing de conteúdo com o uso dos vídeos.

Não é bobagem!

A gente não gosta de inventar história por aqui, por isso vamos aos dados. Em junho deste ano, o Facebook anunciou algumas mudanças em seu algoritmo. Agora, serão priorizados em seu feed de notícias os conteúdos de amigos e familiares, diminuindo ainda mais o espaço que as empresas tinham na plataforma.

O Buzzsumo, renomada ferramenta de análise de conteúdos online, levantou uma série de dados que mostram a queda do número de compartilhamentos das publicações no Facebook, desde que o novo algoritmo começou a ser implantado. Os links foram a mídia que experimentou maior queda:

01

Seguido pelas, até então queridinhas da plataforma, fotos – e com elas os memes e tudo de mais viral que a web tem a oferecer:

02

Porém, estes dados trouxeram também um insight importante: os vídeos, ao contrário dos outros tipos de mídia, tiveram um grande aumento no número de compartilhamentos:

03

Por isso, esse é momento de aproveitar não somente o hype dessa mídia, mas também todos os benefícios que ela oferece.

Mas, se apenas esses dados não bastam para entender que ficar de fora das plataformas de vídeo pode prejudicar sua estratégia de marketing de conteúdo, este gráfico mostra outro fator importante: o aumento do engajamento produzido pelos vídeos não passou despercebido pelos publishers, que começaram a publicar cada vez mais vídeos. Ou seja, é bem provável que seu concorrente já esteja utilizando os vídeos na estratégia dele!

04

Até mesmo conteúdos que antes eram produzidos exclusivamente por mídias tradicionais, como emissoras de TV e rádio, começaram a migrar para a internet. É o caso dos canais de esporte, que usam a web para promover seu conteúdo via vídeos curtos que funcionam como teasers.

Não é qualquer vídeo

Estar perfeitamente alinhado à sua estratégia de marketing e produzir conteúdo relevante para seu público garantirá o engajamento com seus clientes – tanto potenciais, quanto consolidados.

Um dos melhores exemplos disso é a estratégia de vídeos do BuzzFeed Tasty que, segundo artigo de Susan Moeller, produz em média 3 vezes mais engajamento que todos os outros publishers no Facebook.

05

Ainda segundo o artigo, os vídeos que mais engajam, seguindo a análise do sucesso da estratégia do BuzzFeed, são:

  • Motivacionais: vídeos com histórias inspiradoras ou que mostram a beleza por trás das coisas mais comuns;
  • Faça-você-mesmo: vídeos rápidos com dicas faça você mesmo (DIY) são certeiros, pois inspiram, ensinam e mostram maneiras simples de criar coisas novas;
  • Curto e simples: os vídeos mais compartilhados são aqueles que apresentam seu conteúdo de maneira clara, simples e rápida.
  • Sem som: por incrível que pareça, 85% dos vídeos assistidos no Facebook são executados sem som. Seja pela reprodução automática disponível na plataforma ou por outra razão, produzir vídeos capazes de transmitir sua mensagem mesmo sem som é essencial.

Não esqueça das outras mídias

É muito importante que sua estratégia – seja ela de blog posts, mídias sociais, links patrocinados, etc – continue. Os vídeos são sim a chave para manter e ampliar o engajamento com sua empresa, mas não são a única. Conteúdos mais completos e ricos ainda são melhor apreendidos em blog posts, por exemplo, onde a escaneabilidade dos dados durante a leitura é favorecida.

Nesse contexto, fica claro que é importante produzir vídeos, mas é fundamental saber incorporá-los a uma estratégia digital bem definida. Em outras palavras, os vídeos servirão para potencializar sua estratégia de marketing, mas não trarão resultados da noite para o dia.

Conhecer bem seu público-alvo é essencial tanto para a produção dos conteúdos dos vídeos como também para saber quais canais de aquisição de tráfego usar para atrair visitantes para essa mídia.

Como você deve ter percebido, o vídeo no Facebook servirá como isca para um conteúdo mais completo, seja como um teaser para um vídeo maior em sua plataforma de vídeos, seja como um “quer saber mais?” que levará a seu blog. As possibilidades são inúmeras e elas serão infinitamente melhor aproveitadas se todas as mídias de sua estratégia se complementarem.

Para entender melhor como criar um plano de mídias eficaz para a sua empresa, confira esse artigo, que compreende as principais considerações que você deve dar atenção durante esse processo.

Sucesso garantido em sua estratégia 

Se você conseguir integrar os vídeos harmoniosamente em sua estratégia de marketing de conteúdo, o sucesso será garantido. Coloque vídeos em seus blog posts, ou linque seus blog posts a seus vídeos no Facebook. Utilize-os em suas landing pages, ou então crie gifs dos seus melhores vídeos. Seja criativo!

Use todo o conhecimento que você adquiriu através dos resultados de sua estratégia de conteúdo e mergulhe de vez no mundo dos vídeos. Mergulhe de vez no futuro da internet.

entenda como o growth hacking também é fundamental para sua geração de leads


raccoonArtigo produzido pela equipe Raccoon Marketing Digital.

A Raccoon foi eleita duas vezes a melhor agência de performance pelo prêmio Abcomm, oferecendo os mais variados serviços em marketing digital.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.