Como os consumidores usam vídeos online para pesquisar e comprar

BANNER_01

Olá! Tudo certo?

Os vídeos online vêm ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo digital e investir neles pode ser uma ótima forma de ampliar suas vendas, fidelizar seu público e se comunicar com colaboradores e clientes de uma forma mais clara, rápida e eficaz.

Quando usados como parte da sua estratégia de vendas e divulgação, os vídeos online podem ser decisivos para aumentar sua conversão. De acordo com pesquisas recentes, apenas o uso da palavra “vídeo” no assunto de um email, pode aumentar em até 19% a taxa de abertura e 65% a taxa de cliques deste. Além do mais, 64% dos consumidores está mais propenso a comprar um produto depois de ter visto algum vídeo relacionado a ele, seja de demonstração, de tutorial e análise, ou até mesmo de recomendação de outro usuário.

Com vídeos online, a probabilidade de engajar seu espectador com seu produto ou sua marca, também é bem maior. De acordo com uma pesquisa do Google sobre hábitos de consumo na internet, 60% dos brasileiros dizem ficar totalmente focados enquanto assistem vídeos online, o que é uma ótima oportunidade para atrair clientes em potencial através de seu conteúdo.

Mas, além das informações fornecidas pelos dados acima, você sabe como os consumidores usam os vídeos online para pesquisar e comprar na internet? Sabe como usar essa estratégia a seu favor para gerar mais vendas? Então a gente te conta mais.

Enquanto assistem TV

As pessoas não se prendem mais a uma única tarefa por vez e isso surge como uma excelente oportunidade para expandir sua estratégia de vendas e ganhar diferenciação perante a concorrência.

Ainda de acordo com essa pesquisa realizada pelo Google, enquanto assistem TV, nos Estados Unidos, 54% das pessoas usa também seus smartphones, 42% seus computadores, e 23% seus tablets.

Isso mostra que, além do que passa na TV, as pessoas estão preocupadas em expandir suas possibilidades de entretenimento e conhecimento através da internet e com os dispositivos mobile.

Nesse contexto, pode-se perceber que o consumidor não acredita mais somente naquilo que ele vê na TV. Quando encontra um produto que lhe chame atenção por algum comercial na programação, antes de comprar, ele procura mais informações sobre ele, como um site, preço, similares, vídeos de demonstração e recomendações. Sendo assim, é muito importante preparar sua marca para isso e fazer com que o cliente tenha uma boa experiência de busca e qualidade de informações, principalmente em vídeo.

Começar adaptando seu site e de seu produto para dispositivos móveis pode ser uma ótima iniciativa. A seguir, monitorar e resolver os problemas relacionados a seu produto, dando respostas e soluções satisfatórias aos clientes, vai ajudar bastante a melhorar sua reputação e credibilidade na rede, além de aumentar a confiança do consumidor na hora da compra.  

Veja também: 05 lições sobre vídeos online para aprender com Os Simpsons

Para buscar demonstrações de produto

Antes de comprar qualquer mercadoria, muitos consumidores gostam de ver seu funcionamento na prática, em situações reais e com pessoas reais, sem as fotos manipuladas de sua propaganda e demonstrando apenas aquilo que o produto realmente é.

Para esse tipo de consumidor, os vídeos são uma excelente forma de atração e convencimento, uma vez que mostram o produto funcionando na prática, e ainda outras características importantes como tamanho e resistência, por exemplo.

Não deixe de investir nesse tipo de comunicação e incentive que os compradores também façam seus próprios filmes de demonstração, a fim de servir como recomendação para os futuros consumidores interessados em seu produto.

Pode te ajudar: 6 dicas para fazer um bom vídeo de demonstração de produto

Através de dispositivos móveis

A era do mobile chegou e pensar na experiência do usuário que usa dispositivos móveis está se tornando cada vez mais importante para quem quer ter uma boa reputação e visibilidade na web, e também vender mais e ter mais lucros.

Segundo uma outra pesquisa realizada pelo maior buscador do mundo, o Google, quando acessam a internet por dispositivos móveis, em comparação ao desktop, no geral as pessoas se tornam muito mais propensas a visitar uma loja ou site, fazer uma compra, discutir sobre uma empresa, mudar sua opinião sobre ela e a compartilhar conteúdo.

Além do mais, nessa mesma pesquisa, 50% dos entrevistados disse já ter usado vídeos online para auxiliar em sua decisão de compra, sendo que os mais relevantes são os vídeos instrucionais e de demonstração do produto.

Isso mostra que investir no mobile é uma ótima estratégia para convencer seus clientes em potencial e que, principalmente com vídeos online, é possível engajá-los com sua marca, seu conteúdo, aumentar a confiança em seus produtos e também sua conversão.

Para buscar recomendações de outros usuários

De acordo com dados de uma outra pesquisa realizada pela ConsumerLab sobre os hábitos de consumo da população, a maioria das pessoas acha as ferramentas de recomendação da TV e internet pouco inteligentes, muito genéricas e previsíveis, e sua maior fonte de informações ainda são as outras pessoas: amigos, parentes e conhecidos. Sendo assim, vale considerar esse ponto também na hora de pensar sua estratégia de vendas online.

As pessoas geralmente preferem confiar na experiência de outros usuários reais para realizar uma compra, do que naquilo que o próprio site diz sobre sua marca ou seu produto. Por isso, além de fazer seus próprios vídeos instrucionais, é importante monitorar o que os internautas estão falando sobre seu produto e responder suas dúvidas e reclamações com cautela e bastante atenção.

Qualquer usuário na internet pode ser um enorme formador de opinião e, caso ele não goste do seu produto e da sua marca, pode representar um enorme prejuízo. Porém, um consumidor satisfeito, também pode ajudar a construir sua reputação e a trazer novos compradores. Invista na criação e manutenção do segundo tipo.

Leia também: Vídeos que vendem: Como usar vídeos online para ampliar seus lucros


Agora que você já entende um pouco mais sobre como os consumidores usam os vídeos online para pesquisar e comprar, já pode começar a investir em sua própria estratégia de vídeos e potencializar suas vendas.

Leia também o material abaixo e qualquer dúvida, conte com a gente!

Abraços e até a próxima!

CTA-8-maneiras-de-atrair-mais-clientes

 

Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários