• Blog
  • >
  • Insights
  • Vídeos Personalizados: como aumentar o engajamento da sua audiência

Vídeos Personalizados: como aumentar o engajamento da sua audiência

Sejamos honestos: em um mar de novos produtos lançados, e-mails marketing e posts patrocinados, ganha a atenção da audiência quem consegue encantá-la da melhor forma. Esse encantamento pode vir de vários jeitos, mas, na era da personalização, quanto mais próximo e conhecedor de seu público você for, maior a chance de conquistá-lo. É exatamente aí que entram os vídeos personalizados.

Vivemos a era da customização e da exclusividade e, nesse momento, devemos entender que as pessoas não querem mais ser encaixadas em padrões e tratadas como massa. Muito pelo contrário: elas querem tratamento diferenciado e isso pode ser decisivo para um negócio ser um sucesso ou um fracasso total. Mas, o que queremos dizer com essa “era da customização”?

Continue lendo e dê também uma olhada em nosso guia com outras técnicas de engajamento e conversão em vídeos!

ebook tecnicas de conversao em video

Era da personalização

Em um contexto de democratização da informação, cada vez mais o consumidor tem acesso à tendências e oportunidades, fazendo necessário ir além para chamar sua atenção. A única certeza que podemos ter é a de que se não mudarmos e nos adequarmos às exigências dos usuários, mais difícil será nos mantermos competitivos. Com a 4ª Revolução Industrial, hoje estamos diante de um novo jeito de consumir, composto por uma tríade:

Empoderamento de colaboradores

A velocidade na tomada de decisão e o engajamento de um time são fatores fundamentais no sucesso de um negócio. Dê sempre poder à quem está na operação e incentive à independência de seus colaboradores!

Automação de processos

Automatizar a operação reduz custos e aumenta a eficiência de forma exponencial. Economizar tempo com atividades que podem ser substituídas por softwares é ganhar tempo para atividades essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Encantamento de clientes

Clientes satisfeitos são multiplicadores do seu negócio! O foco deve ser sempre fidelizá-los e se transformar em uma love brand.

Nesse artigo específico iremos focar neste último ponto, que é essencial. É cada vez mais necessário trabalhar para ampliar o encantamento da sua audiência e assim engajá-la para atingir um objetivo específico – seja de realizar uma compra, de divulgar sua marca, de retê-la, etc.

E você sabe qual uma das melhores soluções para isso? Personalizar! É necessário investir um tempo maior na customização não apenas dos produtos, dos serviços e das ideias, mas também dos discursos comerciais. Esse é o momento em que não podemos de forma alguma deixar de lado a defesa dos diferenciais competitivos que nos tornam verdadeiramente únicos no mercado.

E com o auxílio de pesquisas de opinião, formulários de conversão e cookies de navegação é possível se aproximar do cliente com uma abordagem exclusiva, se diferenciando na multidão. E para ir além, surge uma nova forma de prender a atenção do seu consumidor: unir vídeos e exclusividade com os vídeos personalizados!

O que são vídeos personalizados?

O monstruoso volume de conteúdos divulgado a todo momento gerou um novo problema: a generalização. Está cada vez mais difícil engajar uma audiência ou os seus próprios clientes.

A proposta do vídeo personalizado, portanto, é criar um conteúdo próprio para cada receptor. Esse processo pode ser baseado em uma lista de leads exportada do seu CRM, da sua plataforma interna de gestão de pessoas ou até mesmo da reunião de todos os seus clientes. A partir de quaisquer uma dessas informações, os “espaços” em branco dentro do vídeo são preenchidos e resultam em um produto exclusivo para cada tipo de público – sejam colaboradores, clientes ou leads.

Esse tipo de vídeo tem se tornado cada vez mais popular, uma vez que consegue falar diretamente com o receptor, de forma exclusiva – trazendo seus dados, gostos e opiniões – e assim, quase automaticamente, capta sua atenção.

Esse tipo de vídeo é capaz de gerar uma média de retenção e engajamento muito maior do que conteúdos genéricos e pode ser um diferencial em diversas estratégias – desde onboarding até marketing digital. Saiba mais no próximo tópico.

Quais são as possíveis aplicações para os vídeos personalizados?

Com as possibilidades de personalizar o seu contato, surgem várias aplicações para os vídeos personalizados online. Confira alguma delas:

Onboarding

Tem um colaborador ou cliente novo na sua empresa? Esqueça os e-mails gigantes e impessoais.

Dê as boas-vindas a eles de forma dinâmica e personalizada. Coloque as informações mais importantes sobre essa nova etapa em um vídeo exclusivo e acelere sua rampagem e absorção de conteúdo para que os resultados venham de forma mais rápida.

Vendas e Upsell

Aumento de receita é um objetivo em comum para quase todas as empresas e, por meio dos vídeos personalizados, isso pode se tornar bem mais simples. Você pode usar esse tipo de conteúdo para ativar sua base de usuários, enviar propostas personalizadas, apresentar novos produtos e muito mais.

Nesse caso, o interessante é que cada negócio pode utilizar variáveis específicas para criar seus vídeos de forma ainda mais criativa. Por exemplo, faculdades em época de matrícula podem aproveitar para enviar um vídeo à sua base contando aos alunos sobre as novidades do próximo semestre e condições exclusivas para o curso que a pessoa deseja, e muito mais!

E falando em usar vídeos para vender mais, temos um infográfico completo que pode te ajudar a ter mais ideias para gerar oportunidades além dos vídeos personalizados. Confira!

infografico videos para gerar oportunidades de vendas

Conversão

Quantos milhares de e-mails um lead recebe por dia? E um colaborador dentro de uma grande empresa? Não é fácil se destacar na caixa de entrada de alguém diante disso. Portanto, usar vídeos personalizados é novamente uma boa estratégia. Com esses materiais você pode aumentar suas taxas de engajamento e conversão em ritmo acelerado.

Experimente enviar convites e mensagens customizadas com informações específicas a cada usuário e veja como isso impacta seus resultados.

Fidelização

Já ganhou o cliente ou está com sua comunicação interna alinhada? Então é hora de pensar em ações e estratégias para fidelizar as pessoas e mantê-las apaixonadas por sua marca e pelo que você oferece.

Portanto, pense em criar ações promocionais, lembretes de aniversários e de datas temáticas e crie laços para reter sua audiência e direcioná-la ao objetivo pretendido.

Quem já usa?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre vídeos personalizados, te daremos um exemplo tangível de como você pode usá-lo e ter resultados incríveis no seu empreendimento!

A Wine, um portal especializado em conteúdos e na comercialização de vinhos, estava completando 9 anos de existência e queria comemorar com seus clientes de uma forma surpreendente. Então, o que a empresa fez foi apostar nos vídeos personalizados.

Com o nome de “Nossa história juntos dá até um filme”, a Wine criou um pequeno vídeo para seus clientes no qual contava a história de cada um deles com a plataforma desde o primeiro momento. O conteúdo incluía informações exclusivas de cada pessoa como seu nome, tempo na plataforma, vinho preferido e mais. Esse vídeo foi enviado por email aos usuários e seus resultados em termos de consumo e engajamento foram incríveis!

Segundo a Wine, com esse vídeo personalizado, a taxa de abertura dos email chegou aos 46% e a taxa de cliques no material foi de quase 60%. De acordo com Ingrid Pereira, responsável pela comunicação da Wine, o foco da empresa foi entregar a melhor experiência possível aos seus clientes. “Percebemos que o vídeo gera mais empatia, relacionamento e aproximação. A personalização é o que o consumidor mais procura. Ele não quer mais ser tratado como parte de um grupo, ele deseja ser visto como um ser individual e, quando fazemos essas ações, reforçamos esse desejo. Com certeza, falar com cada um como único é o que cria diferenciação para um negócio”, afirma.

Confira o vídeo:

O projeto gerou uma resposta extremamente positiva do público e alcançou milhares de pessoas, criando além do fortalecimento da relação com os clientes, uma exposição da marca muito proveitosa.

O que você precisa para criar um vídeo personalizado?

Pode parecer muito complicado criar uma inovação tão grande como a de um vídeo personalizado, mas vamos te mostrar que é mais simples do que você imagina. Com os parceiros certos, toda a criação do vídeo personalizado se resume a 4 passos:

1. Template

A primeira coisa da qual você precisa é de um template para seu vídeo personalizado. Esse é o momento de definir como será o “rosto” do seu vídeo e, mais do que isso, qual será a história por trás dele.

Portanto, capriche no layout do vídeo e também no roteiro desse conteúdo – lembrando de adaptar tudo à sua realidade e à sua demanda por resultados. Se quiser facilitar sua vida, temos aqui um material gratuito e completo para que você crie seus roteiros de forma simples e rápida. Vale a pena conferir!

Na hora de construir seu template, lembre-se também de já pensar nas variáveis que ele terá e de onde você irá consegui-las. Vamos falar mais sobre elas no próximo tópico.

2. Variáveis

Nome, endereço, gostos, informações de analytics e muitas outras variáveis podem ser incluídas em seu vídeo.

Agora é hora de definir quais serão os elementos que vão mudar de acordo com cada usuário e que vão fazer desse material algo realmente único. Garanta que você pode conseguir essas informações de forma fácil e organizada e que elas irão fazer sentido com o roteiro e o objetivo do seu vídeo. Lembre-se de que você sempre pode puxar dados do seu CRM, Google Analytics, redes sociais ou da sua base de cadastros – seja ela qual for. 

3. Hospedagem e Enconding

Todas essas informações e o próprio conteúdo do vídeo vão acabar gerando milhares de gigas de informações e todos eles precisam ir para algum lugar, não é mesmo? Esse é o papel da hospedagem e do enconding: armazenar todos esses dados em algum espaço da “nuvem” e depois distribuí-los a cada pessoa específica.

Garanta que você tem uma boa estrutura nesse sentido e sempre verifique se os vídeos serão entregues com qualidade máxima para todos os dispositivos e sem sofrer problemas de travamento e queda.

4. Relatórios

Só se consegue analisar as ações e planejar  os  próximos passos por meio de um aprofundamento nos relatórios dos vídeos. Portanto, em toda campanha de vídeos personalizados é importante que você também tenha dados detalhados sobre sua retenção, compartilhamento, conversão e outras variáveis que também podem ser extraídas como peça inovadora.

Verifique se seu parceiro de tecnologia oferece essa funcionalidade e faça um ótimo proveito dela!


Agora que você já conhece os vídeos personalizados e já sabe sobre seu funcionamento e aplicabilidade, pode começar a pensar em formas de usá-los em seu negócio e ter excelentes resultados. Aproveite!

E se você quer ter acesso à essa inovação com o mínimo de trabalho possível, precisa saber que já existem empresas que oferecem esse serviço de forma simples e rápida, sem que você precise se preocupar com a parte operacional do projeto. A Samba Tech é uma delas! Com a nossa solução, você tem uma plataforma única que integra todas as 4 etapas de construção do vídeo personalizado e entrega ao usuário final uma experiência completa.

Fale com um consultor clicando aqui e descubra como nossa empresa pode transformar seu projeto de vídeos personalizados em realidade. É gratuito!

Faça também um teste da nossa plataforma para conhecer melhor seu funcionamento.

teste samba videos

Por: Nathália Tameirão

Coordenadora de Marketing Digital na Samba Tech e especialista em SEO e conteúdo. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, é responsável pela estratégia de conteúdo da Samba, com foco em atração e conversão.

Contribua com este post nos comentários