• Blog
  • >
  • Insights
  • YouTubers Brasileiros: canais para conhecer e se inspirar

YouTubers Brasileiros: canais para conhecer e se inspirar

Foi-se o tempo no qual quando as crianças eram indagadas sobre o que queriam ser no futuro, respondiam médicas, bailarinas, astronautas ou engenheiras, hoje todo mundo quer ser YouTuber!

A profissão influenciador digital é tão cobiçada por causa de todo o glamour que envolve os influenciadores e pelo senso comum de que é uma profissão fácil. E é neste aspectos que muitas pessoas se enganam. Grandes YouTubers de renome nacional e até internacional, possuem uma longa trajetória de trabalho e aperfeiçoamento do conteúdo que produzem, até chegarem no nível em que estão atualmente.

Isso tudo só acontece graças a facilidade de compartilhamento que a plataforma de vídeos YouTube trouxe para os usuários em geral. Todo mundo pode ser um produtor de conteúdo! Basta ter algo para compartilhar.

Mas afinal, o que é ser um youtuber? O que eles fazem e quem são os principais youtubers brasileiros? Para tirar as suas dúvidas, listamos 6 dos principais produtores de conteúdo audiovisual no Brasil e contamos um pouco sobre cada um deles.

1. Whindersson Nunes.

35 milhões. Este é o número de inscritos acumulados pelo youtuber nascido no Piauí. Whindersson Nunes começou a postar vídeos de humor no YouTube aos 15 anos e o sucesso foi gigantesco, tanto que, em outubro de 2016, o canal whinderssonnunes se tornou o canal brasileiro com mais inscritos no YouTube. Em fevereiro o posto foi perdido para o canal KondZilla, mas ainda assim Whindersson tem um dos canais com mais inscritos no Brasil, ficando em 2º lugar na lista.

Depois do sucesso elevado do canal, Whindersson Nunes decidiu se aventurar nos palcos, viajando pelo Brasil com os seus espetáculos de stand up comedy.

Seu sucesso como influenciador é tão grande que Whindersson decidiu criar um curso para compartilhar conhecimento e ajudar outros influenciadores no mercado de marketing de influência.

Além dos ganhos vindos da monetização dos seus vídeos no YouTube, dos espectáculos de stand up e do curso que ele oferece, Whindersson Nunes possui contrato com diversas marcas de grande nome no mercado nacional.

2. Dani Noce.

No início da sua carreira como youtuber, Dani Noce produzia vídeos das receitas que fazia e que muitas vezes não saíam como planejadas. A ideia inicial era produzir um programa ou seriado para a televisão, mas a influenciadora percebeu o sucesso que os vídeos postados no YouTube faziam na época e decidiu se aperfeiçoar no mundo culinário, fazendo um curso na renomada escola de confeitaria, Lenôtre.

A partir disso, os seus vídeos e receitas começaram a ficar mais profissionais e mais técnicos, aumentando o seu número de inscritos.

Ao analisar as tendências do mercado de produtores de conteúdo e os resultados dos seus próprios vídeos, Dani percebeu que havia uma grande oportunidade em diversificar o conteúdo que ela produzia e que contar mais do seu cotidiano para os seus seguidores a deixaria mais próxima do seu público.

Com a ideia em mente, Dani Noce e seu marido Paulo Cuenca, que hoje é parte indispensável do canal, resolveram produzir vídeos no estilo de vlogs, documentando as viagens que fazem pelo mundo.

Hoje em dia o canal Dani Noce é dividido basicamente entre esses dois grandes nichos de conteúdo: culinária e viagem, mas não deixa de tratar de outros assuntos quando os influenciadores enxergam que há uma boa oportunidade.

Além do canal no YouTube, Dani Noce também possui outros afazeres, como seu curso de confeitaria, a mentoria que dá para influenciadores e para marcas sobre o universo digital e, mais recentemente, a sua nova empresa Lano-Alto.

3. Coisa de Nerd e Cadê a Chave.

O casal de influenciadores Leon Martins e Nilce Moretto são responsáveis pelos canais no YouTube “Coisa de Nerd” e “Cadê a Chave“.

O Coisa de Nerd é um dos primeiros canais do YouTube em português a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações. Inicialmente o conteúdo do canal era focado em gameplays, mas hoje, além de jogos, possui outros assuntos dentro do mundo da tecnologia.

Já o canal Cadê a Chave é voltado para a produção de vlogs diários, nos quais os influenciadores dividem parte do seu dia-a-dia com o público.

Apesar de atualmente morar no Canadá, os youtubers Leon e Nilce produzem conteúdo em português e têm parceria com várias empresas nacionais e internacionais.

Recentemente, os influenciadores participaram do Samsung Unpacked, evento da Samsung que anunciou os novos smartphones da linha Galaxy S10. Foi a primeira vez que a marca convidou influenciadores para apresentar parte do evento de lançamento de seus produtos. Leon e Nilce foram responsáveis por falar sobre a usabilidade dos novos smartphones.

Outra aparição inesperada e a níveis internacionais, foi a participação que fizeram no filme Shazam, a convite da Warner.

4. Kefera, 5inco Minutos.

Kéfera Buchman ganhou fama a partir do seu canal no YouTube “5inco Minutos“, que foi um dos primeiros canais brasileiros a atingir a marca de um milhão de inscritos. Em pouco tempo Kéfera já era uma das youtubers com mais influência no Brasil.

Entre 2015 e 2017, a influenciadora lançou três livros: Muito Mais Que 5inco Minutos (2015), Tá Gravando. E Agora? (2016) e Querido Dane-se (2017). Além de se aventurar como escritora, Kéfera rodou boa parte do país com a sua peça de teatro “Deixa eu te contar”.

Devido a sua fama, Kéfera também foi convidada para apresentar um programa de TV e depois de rádio. Mesmo somando mais de 11 milhões de inscritos no YouTube, em 2018 Kéfera decidiu deixar o seu canal um pouco de lado para se dedicar a vida como atriz, sua filmografia conta com os filmes É Fada! (2016), O Amor de Catarina (2016), Gosto Se Discute (2017) e o mais recente Eu Sou Mais Eu (2019).

Além de cinema e teatro, Kéfera também atuou na novela da Globo “Espelho da Vida”, exibida entre 2018 e 2019.

5. Nathalia Arcuri, Me poupe!

Nathalia Arcuri fez o caminho inverso da Kéfera e foi da TV para o YouTube. Jornalista, ela se viu frustrada com alguns aspectos da profissão e decidiu criar o canal “Me Poupe!” no YouTube para dividir sua experiência com finanças e dar dicas de economia para os seus seguidores.

O conteúdo inovador produzido pela Nath Arcuri deu muito certo e seu canal soma mais de 3,4 milhões de inscritos, tornando-se o maior canal sobre finanças do mundo.

Em 2018, a youtuber e influenciadora de finanças lançou o seu livro intitulado “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” que em apenas duas semanas já teve o seu estoque esgotado.

Além de youtuber e escritora, Nathalia Arcuri lançou o curso “A jornada da desfudência” sobre finanças pessoais, mindset e investimentos. O curso aconteceu a primeira vez em 2018 mas no início de 2019 a influenciadora abriu uma segunda turma. Para fazer parte do curso não basta pagar pelo material, é necessário fazer uma prova e ser aprovado para conseguir entrar na turma.

6. Jout Jout.

Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, começou a produzir conteúdo para o seu canal Jout Jout Prazer em 2014, com o objetivo de conseguir se abrir mais e assim perder o medo de receber críticas.

A influenciadora ficou bastante conhecida depois da publicação do vídeo “Não tira o batom vermelho“, que soma mais de 3,5 milhões de visualizações e que foi compartilhado centenas de milhares de vezes nas redes sociais.

Em seus vídeos, Jout Jout analisa fatos do cotidiano buscando desmistificar certos tabus que a sociedade ainda possui. Tudo isso com bom humor e sendo bastante didática, com uma linguagem acessível para que todo mundo entenda dos assuntos que ela quer falar.

Jout Jout também foi uma das primeiras influenciadoras a tratar a publicidade em seu canal de forma escancarada, brincando com as inserções de marcas que ela fazia e ainda faz nos vídeos, o que tem rendido bastante comentários positivos em suas redes sociais.

7. Felipe Neto.

Impossível falar de YouTuber brasileiros sem mencionar Felipe Neto, certo? Talvez um dos precursores e mais bem sucedidos, tanto em questão de tempo de produção de conteúdo, rentabilidade e audiência. Hoje, Felipe Neto é praticamente uma marca de sucesso.

Na plataforma, Neto foi o primeiro youtuber brasileiro a alcançar 1 milhão de inscritos e, como fundador da Paramaker, um expoente da profissionalização da produção de conteúdo no país.

Há quase 10 anos na plataforma, Felipe Neto resolveu, a partir de 216, repaginar seu canal nos últimos anos, fazendo uma análise mais aprofundada em relação ao conteúdo e formatos mais fazem sucesso. Grande parte dessa mudança de foco veio por motivo das mudanças na monetização do YouTube, um fato que foi fortemente criticado por ele no momento da mudança.

Em suas redes sociais, hoje, Felipe Neto é um verdadeiro influenciador, não fugindo de temas importantes como política, desigualdades sociais, preconceito e muito mais. Isso mostra o potencial da produção de conteúdo para criar verdadeiros influencers e construção de autoridade online.

8. Authentic Games.

Difícil achar uma criança ou um adolescente que não conheça o canal Authentic Games. Um dos canais brasileiros de games de maior sucesso, esse é um exemplo claro de audiência que ultrapassa a plataforma do YouTube.

Para muito além de ser um dos youtubers brasileiros de maior sucesso na área dos games – especificamente, Minecraft -, a Authentic Games hoje é uma verdadeira marca! A venda de produtos – livros, camisetas, brinquedos e muito mais – é uma excelente forma de agregar mais valor à produção de conteúdo e explorar novas atividades rentáveis para além da plataforma.

Bônus: Canal KondZilla

KondZilla é o maior canal do YouTube no Brasil e da América Latina, além de ser o quarto maior canal do mundo. São mais de 48 milhões de pessoas inscritas no canal do Konrad Dantas, mais conhecido pelo nome artístico KondZilla, que é produtor, empresário, palestrante, diretor criativo e também diretor de arte.

Além de fundador do canal KondZilla, Konrad é fundador de uma produtora de vídeos, a KondZilla, e de uma gravadora, a KondZilla Records.


E você, acha que pode ser o próximo número dessa lista? Que tal começar aprendendo um pouco mais sobre o YouTube e sobre a produção de conteúdo para essa plataforma? Você pode assistir a um minicurso completo sobre o YouTube inteiramente grátis clicando aqui ou na imagem abaixo. Comece agora mesmo a planejar o seu canal!

minicurso para quem quer ser um youtuber brasileiro


Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários