Marketing de nicho: o que é e como seu negócio pode aproveitar essa tendência.

O marketing e as práticas relacionadas a ele não se limitam a uma coisa só, mas se adequam às necessidades e se adaptam quando é necessário. É por isso que ouvimos falar por aí de diferentes tipos de marketing, como é o caso do marketing de nicho.

Novos produtos, empresas e ideias surgem a cada minuto, por isso é necessário ser capaz de adaptar estratégias a fim de conseguir disseminar a mensagem do seu negócio da forma mais eficaz possível. 

Mas como o marketing de nicho ajudaria nisso? Neste artigo vamos te mostrar como as empresas e os produtores de conteúdo estão usando o marketing de nicho para ter mais sucesso em seus empreendimentos digitais.

Para complementar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema, você pode baixar esse e-book sobre nichos de mercado e aprender ainda mais sobre essa maneira de segmentar públicos.

ebook nichos de mercado para saber como utilizar marketing de nicho

O que é marketing de nicho? 

De forma simplificada, o marketing de nicho é uma estratégia de marketing que visa “atacar” com o foco em uma parte – ou segmentação – do mercado. Para que esse foco aconteça, é preciso realizar uma segmentação visando atender a um pequeno grupo dentro de um amplo mercado, estabelecendo-se então o nicho.

Essa segmentação nada mais é que a separação do público mais amplo em partes menores que possuem os mesmos interesses, vontades e dores. São esses pedaços menores que chamamos de nicho.

Um nicho é um segmento bastante específico de público, por isso o marketing de nicho atua em um grupo definido de maneira mais precisa, geralmente em partes de um mercado cujas necessidades não estão sendo satisfeitas de forma integral.

Ou seja, uma empresa ou negócio encontra em uma pequena parcela da população pessoas que procuram soluções semelhantes e tanta suprir essas necessidades bastante específicos.

O mesmo acontece com os influenciadores digitais. Em vez de tentar falar para a grande massa, como era comum quando os meios offline eram os principais meios de comunicação, os influenciadores e produtores de conteúdo têm percebido que é melhor falar com uma parte menor da população. Como será uma parte que tem valores e interesses em comum, a chance de alcançar um público qualificado é bem maior, então, a interação e a qualidade do conteúdo produzido serão superiores.

Por que investir no marketing de nicho?

O marketing de nicho possui diversas vantagens que fazem dele uma estratégia bastante competitiva. Listamos algumas delas para você conseguir vislumbrar as partes positivas de criar ações mais nichadas:

1. Reduza os seus custos de divulgação.

Quando você faz anúncios para o público geral, sabe que precisará gastar um valor mais alto se quiser atingir toda ou pelo menos grande parte da população desejada. Além disso, esse valor se torna cada vez maior em relação à frequência de exibição do anúncio.

Quando o assunto é nicho, ou seja, segmentação do público, a realidade muda e, quanto mais segmentado o anúncio for, menos você terá que gastar, principalmente quando falamos em estratégias de CPC (custo por clique).

2. Enfrente uma menor competitividade.

Sabemos que a concorrência pode trazer aspectos negativos para o seu negócio, mas claro, ser referência em um assunto pode trazer ainda mais valor para a sua marca.

Quando falamos em marketing de nicho, a ideia é explorar uma necessidade bastante específica, sendo assim, você terá menos empresas que sejam tão específicas quanto você para concorrer com o seu produto ou serviço. Com isso poderá ditar as regras do mercado, inclusive o valor financeiro dos produtos. 

3. Tenha promotores da sua marca.

Por oferecer algo específico capaz de atender bem as necessidades de determinado grupo na sociedade, você estará em vantagem e, se o seu produto ou serviço realmente for bom no que se propõe a fazer, atendendo as expectativas dos seus clientes, você criará promotores da marca. 

Como as opções do mercado são mais escassas e o seu produto é de qualidade, os próprios clientes começarão a fazer propaganda para você! Quem nunca ouviu da boca de um amigo uma propaganda para um produto que ele ama, seja um shampoo vegano para cabelos cacheados, até um fone de ouvido específico para pessoas que são viciadas em video game, por exemplo?

Como usar o marketing de nicho no meu negócio?

Agora que você já sabe das vantagens de investir nessa vertente do marketing, está na hora de aprender a usar o marketing de nicho na realidade do seu negócio. 

Antes de mais nada, é preciso encontrar uma necessidade ainda não explorada. Você pode fazer isso através de pesquisas, seja contratando um instituto de pesquisa para fazer um trabalho mais elaborado, ou identificando você mesmo um problema de mercado que ainda não foi solucionado. Depois você mesmo pode ir atrás de respostas criando questionários online ou realizando pesquisas pessoalmente e por telefone. 

Após encontrar o problema ainda não explorado, é preciso pensar em um produto capaz de resolver este problema. Com o produto em mãos, encontre o público ideal que compraria o produto e, em seguida, encontre o nicho no qual esse público está presente. 

Se você for um produtor de conteúdo, o mesmo funciona para você! Em vez de competir com grandes produtores que já estão há anos no mercado falando de determinado assunto, que tal encontrar um nicho mais específico dentro desse grande assunto?

Por exemplo, você adora maquiagem e quer produzir vídeos ensinando o seu público a se maquiar. Porém, em uma rápida busca pela internet será possível encontrar milhões de vídeos e de criadores de conteúdo que também falam sobre maquiagem e ensinam os seus seguidores a se maquiarem. É por isso que você precisa ter um diferencial. Aposte nos nichos! 

Pense que, em vez produzir vídeos gerais ensinando as pessoas a se maquiarem, você pode produzir vídeos que ensinam pessoas que possuem a pele negra os melhores produtos para elas se maquiarem. Ou seja, você identificou um problema de mercado: existem poucos produtos de maquiagem específicos para a pele negra, e, com isso, criou uma solução de nicho: mostrar quais são os melhores produtos para a pele negra e ensinar como usá-los.

O mesmo funciona para vários outros tipos de conteúdo, basta achar o nicho certo a ser explorado!


O marketing de nicho pode ser usado por empresas e produtores de conteúdo para terem mais sucessos em seus empreendimentos e soluções para o público. 

Por apresentar uma menor custo de divulgação, ter menos competitividade e ser mais exclusivo, focar em um nicho te ajudará a construir saídas para problemas específicos das pessoas, seja por meio de um novo produto, serviço ou conteúdo.

Para deixar sua estratégia de marketing de nicho ainda mais alinhada, você pode baixar esse template editável e aprender o passo a passo para criar um bom plano de marketing digital. É gratuito e muito simples.

plano de marketing digital para fazer marketing de nicho

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba. Estuda Letras na UFMG e trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários