Por Em Em 5 janeiro, 2018

Consumo mundial de vídeos sob demanda duplica

O consumo de vídeos online em plataformas de streaming duplicou no ano passado. Segundo uma pesquisa da Conviva, uma empresa dedicada a análises e inteligência artificial do mercado dos vídeos, o número de horas de conteúdo assistidas em 2017 chegou a 12.6 bilhões no mundo inteiro.

Os dados são referentes ao consumo de conteúdo Over The Top (OTT), que são os conteúdos pagos sob demanda, nos formatos Netflix, HBO Go, Globo Play e outros.

Além disso, a pesquisa ainda apontou um aumento no número de dispositivos utilizados para assistir aos conteúdos em 9%. Em 2017, o número de tais dispositivos alcançou a incrível marca de 2.4 bilhões.

Em um relatório sobre o mercado de streaming no ano passado, a empresa afirmou que “vem percebendo o crescimento da taxa de horas de vídeo assistidas ao longo dos últimos anos, a medida em que os consumidores passam da TV tradicional (ou a cabo) para os diversos serviços pagos de OTT […]”. Além disso, a Conviva afirma: “Esperamos ver o crescimento acelerado do consumo de vídeos ao longo de 2018, tanto para consumidores já assíduos quanto para novos clientes.”

Os números são referentes às empresas clientes da Conviva, que representam aproximadamente 60% da população da internet. Isso significa que os números de horas de conteúdo assistidas, assim como o número de dispositivos utilizados são ainda mais expressivos ao redor do mundo.

Em dezembro, 64% do consumo de vídeos já era proveniente de aplicativos, enquanto 35% partia de browsers da internet (Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox e outros). Isso mostra um crescimento de 160% da atividade de vídeos em aplicativos e 23% dos browsers. Em 2016, o ano anterior, os números mostravam exatamente o contrário. A maior parte dos vídeos era assistida pelos browsers e não por aplicativos. Os dados mostram uma rápida e expressiva mudança em relação aos aplicativos do mercado OTT.

Esse avanço não diz respeito somente aos números, mas também, da qualidade do serviço entregue. Segundo a mesma empresa, das 47.1 bilhões de tentativas de conexão, 38.8 bi foram bem sucedidas. Além disso, o tempo de inicialização foi, em média, 4.84 segundos, uma melhoria de 23% em relação a 2016.

Dados tão expressivos mostram para onde caminha o futuro da televisão clássica, não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Isso indica que é a hora certa de se investir nesse mercado milionário.

Para fechar o relatório, a empresa ainda afirmou que “O mercado do OTT continua ver um crescimento explosivo, não só no número de visualizações, mas na quantidade de tempo gasto assistindo vídeos”

Se você quer começar a ganhar dinheiro nesse mercado também, baixe esse material gratuito e aprenda o passo a passo para criar um canal de vídeos OTT e colocá-lo no ar.

como colocar seu canal no ar e conseguir assinaturas

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.