• Blog
  • >
  • Nossas soluções
  • Conheça o Samba Learning, a nova solução para treinamentos corporativos da Samba.

Conheça o Samba Learning, a nova solução para treinamentos corporativos da Samba.

O desenvolvimento de plataformas LMS (Learning Management System – Sistema de gestão de aprendizado) foi um grande marco para a educação online, sobretudo o LMS corporativo. Oferecendo um ambiente online para ensino e aprendizagem, elas serviram como base para grande parte do mercado EAD. Porém, como é bastante comum no mercado da tecnologia, outras criações estão conquistando espaço para suprir as necessidades dos usuários das plataformas LMS, assim como permitir novas possibilidades de utilização.

Um desses novos modelos é chamado de LXP. A sigla LXP vem da expressão em inglês ‘Learning Experience Platform’, que significa plataforma para experiência de aprendizado. Mas qual a diferença entre LMS e LXP?

LMS x LXP

O LXP surge como uma alternativa mais interativa e personalizada para os usuários. Esse novo formato de plataforma oferece um processo mais interativo e dinâmico de aprendizado e, uma das características mais importantes, estimula a colaboração. Isso significa que o processo de aprendizado deixa de ser tão passivo e faz com que os colaboradores (alunos da plataforma) possam ditar o próprio ritmo, além de sugerir conteúdos que desejam e acreditam ser relevantes.

Se pensarmos em uma dinâmica de sala de aula, todos os alunos de uma determinada turma passam exatamente pelas mesmas aulas, na mesma velocidade, certo? Porém, nem todo mundo aprende do mesmo jeito, pelos mesmo exemplos e com a mesma velocidade, o que pode criar uma certa deficiência no ensino. Por muito tempo, o LMS seguiu processo semelhante. Ou seja, enquanto alguns alunos conseguem absorver a lição e aplicar seus conceitos, outros podem acabar ficando para trás.

Então, o LXP se afasta do LMS por sua capacidade de personalização que oferece uma experiência única para cada usuário. Por causa disso, o seu processo é muito mais eficiente.

Treinamento e Desenvolvimento.

O treinamento e o desenvolvimento de colaboradores já é um processo praticamente consolidado nas empresas, não só no Brasil, mas no mundo. Ambos são extremamente importante para o aumento da produtividade e para o maior engajamento dos colaboradores. 

O treinamento é voltado para a capacitação de colaboradores para um determinado cargo, especialmente novatos. Esse é focado nas habilidades e processos necessários para uma pessoa executar esse cargo dentro da empresa. Em geral, é pontual e acontece de forma prática e rápida, visando capacitar essa pessoa para começar a desempenhar a função imediatamente.

O desenvolvimento, por sua vez, é um pouco diferente. É voltado para desenvolver novas habilidades para que esse profissional seja mais valioso no futuro. Foca em novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades como liderança, organização e outras questões que são importantes para um profissional da área.

Maiores desafios para treinamento e desenvolvimento

Ainda que sejam dois processos bastante importantes para o constante crescimento das empresas, ainda existem vários desafios que os gestores encontram na hora de preparar o treinamento e o desenvolvimento dos funcionários.

Se o treinamento for feito de forma presencial, as empresas podem lidar com:

  • Altos custos – transporte alimentação e hospedagem, por exemplo.
  • Lentidão; 
  • Dificuldade de mensuração de resultados; 
  • Perda de produtividade e outros.

Até as empresas que já apostam em um modelo EAD podem encontrar desafios se esse modelo ainda estiver baseado em uma plataforma LMS tradicional. Alguns desses desafios são: 

  • Interface não amigável para o usuário; 
  • Dificuldade de mensurar resultados;
  • Menos controle de personalização;
  • Falta de engajamento;

Por todos esses desafios é que a plataforma LXP promete lidar com o aprendizado corporativo de uma forma diferente, que não só busca superá-los, mas também introduzir um novo conceito de educação corporativa.

Conheça o Samba Learning

A Samba Tech lançou o Samba Learning, uma nova plataforma de comunicação e treinamento corporativo para empresas que trabalha com o conceito de LXP para melhor engajar os colaboradores com a mensagem corporativa, reduzindo custos e aumentando a produtividade dentro das empresas.

E claro, as vantagens desse modelo não são voltados apenas para o gestor, mas também prometem uma levar uma nova experiência para o usuário, procurando potencializar o aprendizado nas atividades de treinamento e desenvolvimento.

o Samba Learning é uma plataforma EAD corporativa baseada em vídeos online que oferece uma experiência mais limpa e colaborativa para os usuários, que participam ativamente de seus treinamentos e capacitação, não só consumindo o conteúdo de forma passiva.

Além de ser facilmente integrável com as outras plataformas utilizadas pela empresa, é acessível a deficientes visuais e auditivos e oferece relatórios completos e individuais de consumo dos vídeos, auxiliando gestores nos treinamentos.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Samba Learning

Para falar com um consultor sobre seu projeto, clique aqui e acesse nossa página sobre a nossa solução para treinamentos corporativos.

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários