• Blog
  • >
  • Nossas soluções
  • Samba Vídeos: conheça a plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos da Sambatech

Samba Vídeos: conheça a plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos da Sambatech

Samba Vídeos: conheça a plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos da Sambatech

A tecnologia e os negócios, hoje, andam lado a lado. Praticamente todas as áreas do mercado podem se beneficiar da utilização das mais variadas ferramentas tecnológicas para a melhoria de seus produtos e serviços, divulgação do seu negócio, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, comunicação interna e muito mais.

Uma dessas ferramentas em ascensão são os vídeos online. Se no passado os vídeos online eram utilizado majoritariamente para entretenimento, hoje, esse tipo de conteúdo é bastante versátil. Com o aumento significativo do acesso – e qualidade! – à internet, os vídeos não só servem aos negócios mas podem até mesmo ser o negócio em si. Grandes empresas de educação, por exemplo, já levam seu negócio para a internet e começam a apostar no mercado do ensino a distância (EAD).

Na pesquisa Insight Samba, realizada com mais de 4.000 pessoas pela Sambatech, é possível encontrar dados relevantes que mostram o poder dos vídeos para negócios. Por exemplo, quando se trata de cursos online, 72% das pessoas que consomem cursos online com frequência preferem cursos que oferecem videoaulas do que qualquer outro formato (como ebooks).

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech

Além disso, pouco mais de 56% dos respondentes disseram que assistem cursos online para se atualizar profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho.

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech
56% dos respondentes assistem cursos online para se atualizar profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho.

As possibilidades dos vídeos online são inúmeras e podem transformar a maneira das empresas realizarem determinados processos. Você sabia, por exemplo, que apostar em vídeos online pode reduzir consideravelmente o custo de treinamentos corporativos? Essa é só uma das maneiras que eles podem ser úteis no mundo do empreendedorismo.

Porém, a enorme facilidade de trabalhar com esse formato hoje pode levar a algumas armadilhas, então, é preciso ter cuidado na hora de investir nele. Por exemplo, plataformas gratuitas como YouTube oferecem facilidade de hospedagem, porém, não possuem segurança de conteúdo. Além disso, a imensidão de conteúdos indesejáveis na mesma plataforma pode desviar o foco do negócio.

Por isso, para apostar de vez nessa ferramenta é imprescindível conhecer plataformas especializadas voltadas para o mundo corporativo, que não só entregam o conteúdo com excelência mas também garantem a segurança, estabilidade e ótimas ferramentas tanto para o produtor quanto para o consumidor final.

Conheça o Samba Vídeos, a plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos da Sambatech e veja como ela pode levar o seu negócio a um novo patamar.

O que é o Samba Vídeos?

O Samba Vídeos é a plataforma para hospedagem e distribuição de vídeos online desenvolvida pela Sambatech. É uma plataforma digital voltada para o armazenamento, gerenciamento e distribuição de vídeos online com segurança, estabilidade, eficiência e escalabilidade. Com o Samba Vídeos, as mídias são tratadas desde o upload, passando pelo armazenamento, gestão dos metadados, categorização, integrações até a entrega para o usuário final. 

A quem ele atende?

Os vídeos atualmente servem a muitos tipos de empresas e, em alguns casos, podem ser o carro chefe de determinados negócios digitais. Então, uma plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos profissional serve a diversos negócios. Alguns deles são:

  • Instituições de ensino: instituições que oferecem ou procuram oferecer cursos a distância e semipresenciais por meio de vídeo aulas.
  • Gestores de cursos livres.
  • Gestores de cursos preparatórios.
  • Empresas de médio e grande porte: negócios que precisam treinar funcionários com uma certa regularidade, especialmente em mais de uma localidade.

Quais problemas ele soluciona?

Se existem plataformas grátis abundantes no mercado, por que então investir em uma plataforma paga como o Samba Vídeos? Como já mencionado nesse artigo, determinados projetos baseados em vídeos online devem ser geridos com cuidado, estabilidade e, sobretudo, segurança. 

Imagine investir em vídeo aulas para o EAD e o conteúdo ser roubado? Ou gravar vídeos para comunicação corporativa e ter informações sigilosas vazadas? Esses e muitos outros problemas e desafios são solucionados pela tecnologia de uma plataforma voltada para projetos profissionais.

  • Pirataria digital: um dos pontos mais importantes para negócios em vídeo é a segurança desses conteúdos. Camadas e configurações de proteção dão ao produtor do conteúdo mais controle das permissões dos vídeos. Por exemplo, é possível bloquear o acesso baseado no domínio (site) e localização geográfica, adicionar marca d’água no conteúdo, ativar tokens de segurança e muito mais.
  • Travamentos: a tecnologia ABR Streaming (Adaptive bitrate) do Samba Vídeos garante que os vídeos sejam transmitidos sem travamentos por causa da adaptatividade em relação à conexão dos usuários. Se essa tem uma queda de velocidade, o ABR permite que o vídeo seja reproduzido em qualidade inferior temporariamente e, assim que a velocidade é restabelecida, a qualidade também volta ao normal. Esse movimento evita que o vídeo trave para carregamentos.
Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech
Esquerda: vídeo a 240p de resolução; Direita: vídeo a 1080p de resolução.
  • Falta de dados para análises: um dos maiores erros de qualquer estratégia de negócios é não analisar dados corretamente ou, pior ainda, não ter dados relevantes para análise. O Samba Vídeos oferece relatórios de acesso e consumo completos, tanto para mídias individuais quanto para projetos específicos (conjunto de mídias).
  • Dificuldade de gestão multiplataformas: A API do Samba Vídeos permite integrar com diversos sistemas, o que, para o gestor, significa a simplificação e centralização das ferramentas em um único ambiente. A gestão dos conteúdos fica muito mais fácil.
  • Redução de custos: Com o Samba Vídeos, a sua empresa não precisa contratar um profissional de TI para desenvolver a plataforma. A Samba selecionou os melhores profissionais do mercado para desenvolver a nossa plataforma.

Principais funcionalidades do Samba Vídeos.

O Samba Vídeos possui diversas funcionalidades que dão ao criador de conteúdo muito mais liberdade para criar vídeos inovadores e criativos. Confira algumas dessas ferramentas e vejam como elas funcionam.

Upload, hospedagem e gerenciamento de conteúdo.

O upload é o ato de ‘subir’ as mídias (vídeos, áudios e imagens) para a plataforma. Essas mídias são, então, armazenadas na nuvem, com segurança e facilidade de acesso de qualquer lugar.

Após esse processo de upload, é possível gerenciar as características do conteúdo, como fazer a definição de metadados, adição de legendas e criação de arquivos de diferentes resoluções.
As diferentes resoluções são geradas automaticamente pela plataforma. Além disso, você tem a opção de escolher se deseja ou não gerar as opções em HD (720p e 1080p).

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech
Processo de encoding gera arquivos em variadas resoluções.

Entrega do conteúdo (Media Service, CDN e ABR).

Media Service.

É um serviço que transforma o arquivo de vídeo completo em pedaços menores chamados de chunks. Os chunks têm normalmente 10 segundos e são muito úteis para a entrega do conteúdo ao consumidor final com a maior eficiência possível.
Além disso, isso também dificulta ações de pirataria, por dois motivos: como o conteúdo é quebrado em chunks, o processo de download e reprodução se torna complexo. Seria necessário baixar cada um desses arquivos de 10s e remontar o arquivo, além do formato final (.ts) não ser reproduzível em players desktop comuns.

CDN.

A sigla CDN vem do inglês content delivery network e significa Rede de Distribuição de conteúdo. O objetivo dela é tornar a distribuição do conteúdo mais eficiente. Nosso CDN tem larga presença nos provedores de internet brasileiros, o que reduz a distância entre o usuário e o servidor, aumentando a velocidade de entrega.

ABR.

A sigla ABR (ou ABS) vem do inglês Adaptive Bitrate Streaming. Essa tecnologia evita que aconteçam travamentos quando os usuários estão assistindo aos vídeos. Ela funciona da seguinte maneira: se há uma queda momentânea na velocidade da internet do usuário, o ABR identifica essa queda e passa a exibir o vídeo com uma qualidade inferior. Quando a velocidade é restabelecida, a qualidade volta ao normal. Sem essa tecnologia, o vídeo precisaria ser pausado para o carregamento, o que causa os travamentos.

Integração via API.

A API é uma das funcionalidades do Samba Vídeos mais relevantes para os gestores dos negócios. A API pública com autenticação OAuth permite ao cliente conectar seu sistema ao Samba Vídeos e fazer diversas automações. Isso evita que você precise utilizar vários sistemas e acessar diversas plataformas, centralizando todas as tarefas em um local só, otimizando tempo e facilitando o trabalho.

Você pode entender um pouco mais a fundo sobre API nesse artigo do blog da Samba.

Configurações de Segurança.

A segurança do seu conteúdo é muito importante para a Sambatech. São diversas as configurações de segurança que visam impedir que o conteúdo seja pirateado. Algumas dessas ferramentas são: token de acesso, segurança por domínio (site), geolocalização e inserção de marca d’água.

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech
Segurança por domínio impede que os vídeos sejam assistidos fora do seu site ou plataforma.

Você pode entender um pouco mais sobre cada uma dessas ferramentas anti-pirataria no nosso artigo especializado sobre o assunto clicando aqui.

Player.

O player do Samba Vídeos é pensado e desenvolvido pela Sambatech e é leve e rápido. O player Prism possui várias opções de compartilhamento, Chromecast e definição de velocidade do vídeo.  Além das funções de:

Picture-in-picture: Player em miniatura no canto da tela, permitindo ao usuário mudar de aba sem atrapalhar o consumo do conteúdo)

Preload: Carregamento automático do primeiro chunk, retira o buffering inicial, permitindo a reprodução instantânea quando o usuário clica no play)

– Economia de tráfego: ao trocar de aba reduz a qualidade do vídeo.

Inclusive, o player também funciona como um dispositivo de segurança, afinal, s mídias armazenadas no Samba Vídeos passam por um processo de criptografia e só podem ser tocadas no nosso player.

E claro, o player também funciona em dispositivos Android e iOS.

Analytics.

A análise de dados é um ponto importante em qualquer negócio. É preciso entender a fundo como as estratégias estão ou não estão funcionando. No caso dos negócios em vídeo, os analytics (ou relatórios) podem conter diversas informações, como:

  • Visualização: quantas pessoas assistiram a um conteúdo em um determinado espaço de tempo.
  • Conversão e retenção: conversão diz respeito a quem, de fato, clicou no botão play quando o player é carregado em uma determinada página. Já a retenção está relacionada ao tempo do vídeo assistido pelos usuários, se eles estão assistindo até o final ou saindo antes do vídeo terminar.
  • Informações da audiência: gênero, localidade, idade e dispositivos utilizados para assistir aos conteúdos são algumas das informações de audiência disponibilizadas pelo Samba Vídeos. Esses dados são extremamente relevantes para entender a fundo a audiência do negócio e saber como direcionar ações voltadas para um público cada vez mais qualificado.
  • Consumo por domínio: É possível identificar o consumo específico por domínio.

Esses dados são atualizados duas vezes ao dia, possibilitando diversas análises importantes. Leia mais sobre o video analytics e a importância desses dados clicando aqui.

Funcionalidades complementares.

As funcionalidades acima são alguma das mais importantes do Samba Vídeos, mas a plataforma oferece muitas outras. Veja só alguns outros exemplos relevantes.

Transcrição automática.

Um dado de pesquisa realizada pelo Facebook mostrou que 85% de todos os conteúdos no Facebook são assistidos sem áudio, você sabia disso? Por isso, as legendas nos vídeos são essenciais para que o conteúdo realmente atinja o público desejado. 

O processo de criar legendas, porém, pode ser bastante trabalhoso e tomar muito tempo. Pensando nisso, o Samba Vídeos tem uma funcionalidade que permite a transcrição automática dos vídeos armazenados na plataforma. Ou seja, quando você subir uma mídia para o Samba Vídeos, um arquivo de legenda, em português, será criado a partir do áudio do vídeo e você tem a opção de ativar ou desativar essa legenda.

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech

Transmissão ao vivo.

As transmissões ao vivo também são muito utilizadas para as mais variadas estratégias dentro dos negócios. Uma aula extra ao vivo, por exemplo, aumenta bastante o engajamento dos alunos com os curso. 

Com o Samba Vídeos, é possível realizar transmissões ao vivo com qualidade e estabilidade, sem travamentos e quedas.

Segurança (DRM).

A segurança e o sigilo dos seus conteúdos são extremamente importantes para o seu negócio? Então há ainda uma ferramenta extra de proteção contra a pirataria: o DRM.

DRM vem do inglês Digital Rights Management, que significa Gerenciamento de Direitos Digitais. Atualmente, é uma das formas mais eficientes de proteção de vídeos e é utilizada por referências em conteúdo, como a Netflix. O Samba Vídeos oferece o DRM mais eficiente e completo do mercado para garantir que seus vídeos não sejam distribuídos ilegalmente.

Como o Samba Videos funciona?

Você sabe tudo que precisa acontecer para um vídeo ser reproduzido quando alguém aperta o play? Acredite, há muita tecnologia envolvida. A boa notícia é que, com o Samba Vídeos, você não precisa saber, afinal, o Samba Vídeos cuida da entrega dos vídeos de ponta a ponta, passando pelo encoding, armazenamento e entrega ao usuário final diretamente no site ou aplicativo do cliente entregando ainda estatísticas desse consumo. 

Nós cuidamos de toda parte tecnológica para a entrega com excelência dos seus vídeos para que você possa focar na parte mais importante do seu negócio: o seu conteúdo.

Além disso, a garantia que os vídeos serão bem cuidados e sempre estarão disponíveis para o cliente final deixa o produtor de conteúdo livre para focar em marketing, vendas e novos direcionamentos para o negócio.

Veja um pouco da tecnologia envolvida na entrega de conteúdos em vídeo:

Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech
Samba Videos Plataforma de Hospedagem e Distribuição de Vídeos Sambatech

Suporte especializado.

E claro, nenhum projeto seria completo sem o apoio total da empresa quando as coisas não saírem como planejado. Além da nossa base de conhecimento, que possui artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados à plataforma, clientes Samba Vídeos possuem suporte especializado 24h, 7 dias na semana, inclusive em regime de plantão.

A abertura de tickets é rápida e fácil e quanto mais urgente a questão, mais rápido é o atendimento. Uma tranquilidade a mais para os gestores.

Além disso, você conta com o Samba Labs, um canal para desenvolver melhor as funcionalidades da plataforma.


Acredita que o Samba Vídeos pode ajudar o seu projeto a atingir um novo patamar? Converse com a gente! Preencha o formulário abaixo e tenha um orçamento personalizado.

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários