Por Em Em 16 fevereiro, 2018

Google Tag Manager agora integra facilmente com o Samba Play! Conheça as vantagens

Pouco mais de um ano após o lançamento do Samba Play, nossas equipes de tecnologia,  produto e engenharia seguem trabalhando para inovar e lançar cada vez mais funcionalidades nessa plataforma. A mais nova adição ao Samba Play é a possível integração com o Google Tag Manager (GTM), uma ferramenta extremamente versátil, completa e, ao mesmo tempo, avançada e simples de se usar. Agora, quem é cliente Samba Play pode usufruir de tudo que o GTM oferece dentro do seu canal de vídeos.

Quer saber o que é o Google Tag Manager, como ele funciona e quais são as vantagens que ele oferece ao seu canal? Confira tudo neste artigo:

O que é o Google Tag Manager e para que serve?

Explicando de uma forma simples, o Google Tag Manager é uma ferramenta para gerenciar as ‘tags’ do seu site ou canal de vídeos. Essas tags são trechos de código (JavaScript, .css, etc.) que instalam algumas funções extra no seu canal (como chats, por exemplo) ou podem enviar informações do seu site para sites terceiros, como o próprio Google, e utilizar essas informações para análise de resultados e desempenho.

Caso você não utilize o Google Tag Manager, para adicionar essas funcionalidades você teria que escrever os trechos de código direto no código fonte da sua página. Utilizando o GTM, você consegue gerenciar essas tags facilmente, sem precisar saber as linguagens de programação.

Resumindo: O Google Tag Manager simplifica o processo de adicionar códigos JavaScript ao seu site e canal de vídeos.

E quais funcionalidades você pode adicionar utilizando o Google Tag Manager?

Você pode incluir no seu canal funcionalidades que vão desde chats a Analytics avançados! Tudo isso pode acrescentar valor à experiência do usuário (assinante do seu canal) e, também, suas análises de métricas de gestão.

Por exemplo, se você decidir instalar um chat, pode escolher entre diversos provedores que melhor te atendem e colocá-lo no seu canal com poucos cliques. Em chat pode ser uma ferramenta de extremo valor em um canal de Educação A Distância, por exemplo, pois pode auxiliar o professor a se conectar diretamente com os alunos.

Pensando em uma ferramenta de gestão que o Google Tag Manager facilita, você pode incluir mapas de calor em seu canal. Os mapas de calor fazem parte de analytics avançados que te mostram quais são os vídeos com mais cliques, por exemplo. Isso pode te dar uma ideia de quais conteúdos atraem mais visualizações e te ajudar a planejar conteúdos futuros.

Outra funcionalidade muito utilizada é a da tradução da página! Adicionando a tag de tradução, a ferramenta Google Translate automaticamente traduz os elementos escritos do site ou canal para o idioma escolhido. Isso pode ajudar a diminuir ainda mais barreiras geográficas na internet.

Algumas tags também permitem alterar fontes, cores e design do seu canal. Isso o torna – ainda mais – personalizável! Assim, você pode deixar o seu canal totalmente com a sua cara e com a identidade visual do seu negócio.

E o céu é o limite! Essas quatro funcionalidades citadas são apenas uma pequena parcela no mar de infinitas possibilidades do Google Tag Manager. Como essa ferramenta está em constante atualização, muitas funcionalidades surgem e podem ser incorporadas ao seu canal com cliques simples, de fácil entendimento, teste e instalação.

Quais as vantagens de utilizar o Google Tag Manager?

Além das inúmeras funcionalidades, veja porque o GTM é tão atrativo:

  • É totalmente grátis! Todas essas funções do Google Tag Manager são de graça e de fácil instalação.
  • Permite testes: É possível testar os códigos antes de aplicá-los ao canal. Assim, você tem certeza que essa tag funciona como esperado.
  • Integração com o Google Analytics: É possível integrar o Tag Manager com o Analytics e obter ferramentas avançadas de análise de métricas do seu canal.
  • É seguro: Não é preciso de preocupar, pois além de login seguro, a integração com Google Tag Manager não deixa o seu canal mais vulnerável a ataques, por exemplo.
  • Do It Yourself! Conhece a expressão ‘Do it Yourself’? O famoso ‘faça-você-mesmo’ é extremamente atrativo pois elimina a necessidade de contratar freelancers para mexer com a programação do seu canal, por exemplo. Tudo fica nas suas mãos de forma simples, funcional e editável.

Como integrar o Google Tag Manager no meu Samba Play?

Mais fácil do que utilizar o Google Tag Manager é integrar no seu canal Samba Play. Vamos lá?

1- Cadastre-se na plataforma Google Tag Manager

Acesse o site do GTM e cadastre-se em apenas dois passos! Você deve ter uma conta Google válida e digitar, além do nome da sua empresa, qual o site que o Tag Manager será instalado.

Em sua tela inicial, você verá um código no formato GTM-0000000, esse é o seu código único e é ele que será utilizado para integrar no seu Samba Play.

google tag manager samba play

Aqui na imagem acima, o código está indicado em amarelo.

2- Acesse seu painel do Samba Play

Na aba “Contas”, acesse o painel ‘configurações’. Nele você encontrará a tela abaixo:

como inserir o google tag manager no samba play

Depois disso, é só inserir seu código do Google Tag Manager e pronto, já pode utilizar as funcionalidades desta plataforma direto no seu canal.

Viu como é simples? E para você as diversas outras funcionalidades e como funciona o Samba Play por dentro, faça um tour pela plataforma clicando aqui ou na imagem abaixo. 😉

tour samba play com google tag manager

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.