Conheça o PWA do Samba Play

Conheça o PWA do Samba Play

Após o boom de crescimento dos smartphones, aplicativos mobile também tiveram um aumento acelerado no mercado da tecnologia e novas funcionalidades estão surgindo. Você já ouviu falar em Progressive Web Apps (PWA) ou Web Apps? Essa nova tecnologia facilita a vida dos gestores de sites e canais de vídeos e proporciona uma excelente experiência de usuário para o consumidor final. Ele é, ainda, uma funcionalidade do Samba Play!

Confira um pouco mais sobre o assunto e entenda como ele pode se encaixar perfeitamente no seu projeto.

O que é um PWA ou Web App?

A sigla PWA vem do inglês Progressive Web App, que traduzido literalmente fica App Web Progressivo. A ideia é que essa funcionalidade seja como um híbrido entre um aplicativo – como aqueles que você instala por meio das app stores – e um navegador web – como Chrome, Firefox, etc.

O Web App combina as melhores funcionalidades de um app nativo e de um navegador, permitindo uma navegação web rápida, responsiva, imersiva e muito mais.

Resumidamente, o PWA é um site na internet que se comporta como um aplicativo. Ou seja, ele aparece como um ícone na tela inicial do smartphone para ser acessado diretamente, não possui aba de endereços que existem nos navegadores e é totalmente responsivo em dispositivos mobile.

Veja outras vantagens de investir em um PWA para seu site ou canal de vídeos:

  • Progressivo: Quer saber por que essa tecnologia tem ‘progressivo’ no nome? Isso indica que ele funciona em qualquer dispositivo mobile, independente do navegador.
  • Responsivo: Além do navegador, também funciona normalmente e se adequa automaticamente em qualquer dispositivo, sendo desktop, tablet ou smartphones, por exemplo.
  • Não necessita de instalação: para colocar um web app na tela inicial do dispositivo, o usuário não precisa acessar a loja de apps e baixar. Essa facilidade faz com que mais pessoas estejam dispostas a acessar seu site ou canal, pois diminui os passos para ativação do web app.Não ocupa espaço no dispositivo: diferentemente dos apps nativos, um web app não ocupa espaço nos dispositivos, já que não é necessário download para inclusão deles na tela inicial.
  • Imersão total! Além de ser aberto diretamente da tela inicial do dispositivo, assim como um aplicativo, um PWA não mostra barra de endereços e nem abas de navegação, o que dá uma experiência de imersão total ao usuário. Assim, há menos chance dele sair do seu site ou seu canal para navegar em outras páginas ao mesmo tempo.
  • Notificações: Há também algumas funcionalidades de aplicativos nativos, como notificações push. Por exemplo, é possível enviar uma notificação a cada novo vídeo que você publicar no seu canal e todos que tiverem adicionado o Web App receberão assim como recebem de um aplicativo.

Além de tudo isso, ainda há, talvez, a melhor vantagem de todas: o tempo de homologação.

Desenvolver um aplicativo dá trabalho – e muito! Além de todo trabalho de desenvolvimento, ainda é preciso bastante tempo para enviá-lo para as lojas – Apple Store e Play Store – e ainda aguardar o período de aprovação para seu app começar a ser comercializado. Um PWA é imediato, basta configurar e os usuários já podem adicioná-lo na página inicial.

Clientes Samba Play já têm PWA!

Viu como os Web Apps são vantajosos? A boa notícia é que todos os clientes Samba Play já têm PWAs configurados para seus canais, automaticamente. Ou seja, todos os assinantes do seu canal e/ou seus cursos já podem adicionar Web Apps nas páginas iniciais e terem acesso a todas as vantagens que eles oferecem. E todos os clientes que possuem Android e iOS a partir do 11.3 já podem adicionar essa funcionalidade.

Não é necessário pagamento de nenhuma taxa extra e nem de configurações complexas. O PWA já está pronto para uso para todos os canais. Legal, né?

Olhe só a facilidade de colocar o ícone na tela inicial nesse passo a passo. Como exemplo, aqui vamos usar o canal Metaflix, que já utiliza a tecnologia do PWA.

Toda vez que o seu canal no Samba Play é acessado por um dispositivo mobile compatível, a mensagem já aparece automaticamente, como na imagem abaixo:

passo 1 para adicionar um pwa

Caso essa mensagem não apareça ou você a feche, é possível adicionar o ícone à tela inicial por meio das configurações do seu navegador web. Nesse caso, utilizamos o Google Chrome:

passo 2 para adicionar um pwa

E pronto! Depois disso o ícone já aparece na tela inicial e pode ser acessado facilmente, assim como um aplicativo nativo.

passo 3 para adicionar pwa

A navegação dentro do Web App é rápida, fluida e responsiva em todos os dispositivos mobile. O PWA entende, por conta própria, qual dispositivo está sendo utilizado e roda sem maiores problemas, com todas aquelas vantagens que já mencionamos neste artigo.

pwa configurado

Navegação no PWA do Metaflix

Olha só como fica a navegação dentro do PWA e compare com aquela primeira imagem direta do navegador mobile. Dá para notar como a navegação fica bem mais limpa e com uma aparência mais profissional, não é mesmo?

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o Samba Play, as outras funcionalidades e como essa plataforma pode impulsionar seu projeto com vídeos, pode fazer um tour gratuito por dentro da plataforma clicando aqui ou na imagem abaixo!

teste o samba play com pwa

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]