Por Em , Em 26 junho, 2018

Templates Samba Play: conheça as opções e saiba como usar melhor cada um deles

Uma das maiores preocupações de quem está buscando por uma plataforma para vender cursos e vídeos online é quanto ao design e às possibilidades de personalização desta. Afinal de contas, ter uma marca forte e um media center visualmente bonito é extremamente importante para aumentar a credibilidade do produtor e deixar seus conteúdos mais atrativos para o consumo.

Portanto, pensando nisso, nossa plataforma para vender cursos e vídeos online, o Samba Play, possui duas opções de templates que podem ser alternados e totalmente personalizados de acordo com os objetivos e o gosto dos nossos clientes.

Isso garante que cada media center seja único e que os produtores consigam focar naquilo que realmente importa pra eles.

Gostou e quer conhecer mais sobre cada uma das opções disponíveis? Então assista o vídeo a seguir com a apresentação e dicas do nosso Designer, Diego Vieira, e também leia o restante do artigo. Nele vamos te dar mais dicas de design e construção de imagens que vão deixar sua plataforma muito mais profissional e bonita!

Os templates do Samba Play

Conheça melhor os dois temas da nossa plataforma para cursos online e veja como cada um deles pode ser mais indicado para o seu projeto:

Tema One

O tema One foi o primeiro tema disponível em nossa plataforma (por isso o nome) e ele é totalmente focado nos seus vídeos. Nele, o que fica em destaque são os thumbnails que você define para cada conteúdo e você pode aproveitar essa função para conseguir atrair atenção para vídeos específicos – como os mais populares do canal ou aqueles que são mais estratégicos para você.

templates plataforma para vender cursos online

Por ter uma estética mais minimalista e simplificada, esse tema é bem interessante e indicado para produtores que não querem ou não podem investir muito tempo na personalização do canal e precisa de agilidade para lançar seus conteúdos.

templates plataforma para vender cursos online

Resumindo, ele é mais indicado quando:

– O produtor já investe em thumbnails personalizados e quer apenas aproveitá-los

– Se quer destacar conteúdos específicos em vez de uma coleção inteira

– Não há tanto interesse ou necessidade de uma personalização extrema no canal

Tema Media

O outro tema ao qual nossos clientes podem ter acesso é o Media. Esse é um template mais sofisticado e ideal para quem quer dar destaque à coleções inteiras, em vez de à um único conteúdo. Logo na primeira tela há uma coleção em destaque e você pode utilizar esse recurso de forma estratégica, para mostrar os materiais mais novos ou exibir vídeos de onboarding e boas vindas à seu canal.

templates plataforma para vender cursos online

Além do mais, o restante das suas coleções fica exibido em forma de um mosaico, com até 7 partes, e o que fica em destaque são as imagens que você configurou para cada coleção. Por isso, nesse caso, além dos thumbnails, você precisa caprichar também nas capas de cada coleção – o que pode exigir um cuidado e um tempo maior com a personalização.

templates plataforma para vender cursos online

Resumindo, ele é mais indicado quando:

– Além das thumbnails o produtor tem recursos e tempo para criar imagens de coleção

– Se quer dar destaque às suas categorias e coleções de conteúdos

– Há um interesse e necessidade maiores em termos de personalização do canal

Para te ajudar a ter uma plataforma ainda mais bonita

E agora que você já sabe quais são os temas disponíveis na nossa plataforma de venda de cursos e vídeos, vamos dar algumas dicas extras para que você possa caprichar na criação dos seus thumbnails e imagens de coleção.

E fique tranquilo: é ótimo se você puder contar com um designer para te auxiliar, mas na maioria dos casos, você pode criar suas artes por conta própria, usando as imagens e ferramentas certas!

Vamos lá?

E falando em design e organização visual, para aprender mais sobre a importância disso tudo, dê uma olhada também em nosso material sobre branding:

branding para canal de videos

Bancos de imagens gratuitos

Apenas usar imagens retiradas do Google em seu projeto pode ser uma grande furada. Na maioria das vezes, as imagens do buscador são protegidas pela lei de direitos autorais e portanto não podem ser usadas por terceiros – principalmente para fins comerciais. Além do mais, as imagens que são livres para uso normalmente são bastante limitadas em termos de variedade e tamanho, o que pode atrapalhar a visualização em sua plataforma e ocasionar a perda brusca de resolução e qualidade.

Portanto, na hora de escolher imagens para suas coleções e thumbnails, dê preferência à imagens de bancos autorizados, que são livres de direitos autorais e de alta qualidade. Para te ajudar nessa missão, separamos abaixo os melhores portais em que você pode encontrar imagens incríveis para usar em seus projetos e, o melhor, totalmente grátis e autorizadas para uso.

A maioria dispões apenas de arquivos de fotos, mas em algumas opções é possível encontrar também vídeos e vetores. Há também duas opções com busca em português. Confira cada um deles e veja o que melhor atende suas necessidades!

1. Unsplash

Fotos

2. StockSnap

Fotos

3. Picjumbo

Fotos

4. Free Images

Fotos

5. Pixabay

Fotos, vetores e vídeos

6. Stock Up

Fotos

7. Burst – em português

Fotos

8. StockVault

Fotos e ilustrações

9. Freepik – em português

Fotos, vetores, ícones e ilustrações

Programas de edição de imagem gratuitos

Apesar de você já ter descoberto onde encontrar as imagens perfeitas para seus conteúdos, a gente sabe que muitas vezes até mesmo as melhores fotos precisam de certa edição. Seja para um corte, um efeito ou a inserção de um texto, eventualmente você vai precisar de um programa de edição para suas imagens.

Mas não precisa se preocupar. Hoje já existem diversas opções de ferramentas, inclusive online, que permitem que você faça excelentes edições de maneira muito simples – na maioria das vezes apenas clicando e arrastando elementos.

A seguir, separamos algumas delas:

1. Canva – em português

Templates de imagens de diferentes estilos, ilustrações, ícones e vetores

2. Flimbo – em português e com gerador de thumbnail

Templates de imagens de diferentes estilos, gerador de thumbnail que citamos no vídeo, ilustrações, ícones e vetores

3. Pixlr

Editor similar ao photoshop

Cuidados extras

Antes de terminar, gostaríamos de dar mais duas dicas valiosas sobre imagens e textos para você que quer causar um excelente impacto com o visual da sua plataforma.

Como os nossos temas são muito focados em imagens, é muito importante que você tenha em mente duas coisas:

– Para imagens de coleções – como as em destaque no tema Media – é importante cuidar do enquadramento, composição e até da aplicação de textos. Como os formatos da imagem podem mudar de acordo com a página que o usuário está acessando, algumas coisas podem sair do lugar ou ficar cortadas. Portanto, nesses casos você pode sempre optar por usar apenas fotos ou figuras, sem texto, ou, caso seja possível contar com um designer para supervisionar suas produções mais complexas.

– Já as imagens de vídeos – fundamentais no template One – ficam sempre do mesmo tamanho e no mesmo formato, independente da página acessada e do tamanho do monitor. Por isso você pode usar e abusar de textos, fotos, composições, etc. Mas lembre-se sempre de verificar como ficou!


E aí? Deu pra entender melhor nossos temas e as funcionalidades e vantagens de cada um deles? Agora você já está pronto para deixar seu canal com um visual muito melhor e mais adequado aos seus objetivos e estratégias.

Apesar disso tudo, lembre-se sempre de que não é só a parte visual e a capacidade de personalização de uma plataforma para vender conteúdos que é importante. Você sempre deve prezar por uma ferramenta que alie esses pontos a outros, como uma boa infraestrutura, segurança dos vídeos, monetização eficiente e mais.

E o Samba Play, plataforma da qual estamos falando, garante isso tudo! Se você já tem conteúdo em vídeo e está em busca de uma estrutura para transformá-lo em negócio de forma eficiente, conheça nossa ferramenta. Faça um tour clicando aqui ou no banner abaixo.

teste o samba play

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.