Gestão por competências: o que é e como fazer

Gestão por competências: o que é e como fazer

Uma das características das empresas de sucesso é saber reconhecer o capital intelectual de seus colaboradores. Valorizar as capacidades individuais de cada colaborador, além de compreender como cada um deles contribui para o avanço coletivo da organização são tarefas fundamentais para as empresas que desejam ter um crescimento acelerado. 

Sabendo que as competências e habilidades dos colaboradores são tão importantes para o avanço das organizações, investir em uma gestão por competências pode ser a decisão certa para inúmeras empresas. 

Mas você sabe o que é gestão por competências? Esse tipo de gestão de pessoas auxilia no desenvolvimento das habilidades e atitudes dos funcionários, o que reflete positivamente no crescimento da organização. 

Neste artigo vamos te contar mais sobre a gestão focada em competências, explicando como esse tipo de gestão funciona na prática e quais são os passos para aplicá-la no contexto da sua empresa. Boa leitura! 

Se você quer desenvolver competências por meio de treinamentos corporativos, confira a nossa planilha gratuita para planejar e controlar esses treinamentos.

Template Controle de treinamentos corporativos Sambatech

O que são Competências?

Antes de falarmos de gestão por competências é preciso entender o significado da palavra que distingue esse tipo de gestão. As “competências” podem ser descritas como os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que um profissional possui e que o tornam capaz de exercer algum cargo dentro de uma organização. 

A realidade é a de que nem sempre todos os colaboradores de uma empresa já iniciam seus trabalhos com todas as competências necessárias para desempenhar suas funções. É por isso que os treinamentos organizacionais são tão necessários, uma vez que com eles é possível oferecer capacitações focadas em suprir as necessidades de cada colaborador.

Cada tipo de empresa pode, e deve, valorizar tipos diferentes de competências, uma vez que as estratégias e objetivos são individuais. Porém, na hora da avaliação das competência, há sempre um fluxo padrão a ser analisado: 

  • Conhecimento. A parte da competência que avalia a teoria dominada pelo profissional. 
  • Habilidade. Se refere à capacidade de colocar em prática toda a teoria adquirida. 
  • Atitude. São os comportamentos individuais de cada funcionário, como as emoções, sentimentos e os valores. 

O que é gestão por competências?

Agora que já sabemos mais sobre o conceito de competências é possível adentrar no tipo de gestão que valoriza esses saberes: a gestão por competências. 

A gestão por competências é uma área de gestão de pessoas que se baseia na administração e no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes do corpo de funcionários de uma organização.

É papel da gestão de competências auxiliar os profissionais colaboradores no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e na melhora de suas habilidades comportamentais. Com uma boa dominação técnica e com pontos comportamentais fortes, esses colaboradores serão mais produtivos e, por consequência disso, ajudarão a empresa a crescer e se desenvolver.

No final, todos saem ganhando, empresa e colaborador! 

Quais são os benefícios da gestão por competências?

Uma gestão de pessoas baseada nas competências dos funcionários pode trazer vários benefícios para os profissionais e para a empresa, entre eles: 

  • Maior produtividade: parte do trabalho da gestão por competências é facilitar que as atividades de cada profissional sejam realizadas, pois com maiores habilidades, mais coisas podem ser feitas de forma facilitada e mais rapidamente, aumentando a produtividade. 
  • Melhora no clima organizacional: nesse tipo de gestão, os funcionários são incentivados a trocarem conhecimentos, se conhecerem melhor e evoluírem seus relacionamentos, mantendo um clima organizacional positivo. 
  • Diminuição do turnover: com maiores competências e com um clima organizacional positivo, mais os trabalhadores serão valorizados internamente e menos são as chances deles desejarem migrar de organização. 
  • Estímulo para os colaboradores: por meio dos treinamentos e atividades que visam melhorar as competências profissionais dos colaboradores, estes se sentem valorizados com a atenção que é dedicada a eles pela empresa. 
  • Atingimento de metas: toda organização deve possuir metas para guiar as suas atividades. Com uma produtividade elevada, os colaboradores estarão ainda mais capacitados e motivados a bater metas e crescer junto com a empresa. 

Para desenvolver ainda mais o seu time, confira o nosso e-book com diversas ferramentas que irão te ajudar nessa gestão. Clique aqui ou no banner abaixo.

Ebook Ferramentas para melhorar a comunicação interna

Como a gestão por competências funciona?

Para que a gestão por competências seja implementada em uma organização, é necessário cuidar de alguns pontos: 

  1. Avalie as competências já existentes na organização. Quais são as habilidades que os atuais funcionários possuem e quais estão em falta? 
  2. Após identificar as principais necessidades da organização será preciso traçar planos para saná-las. Aqui há dois principais pontos: contratar profissionais com as competências necessárias e treinar o atual corpo de funcionários para o desenvolvimento de novas habilidades. 
  3. Crie atividades práticas que sejam capazes de aumentar as competências dos colaboradores. Essas atividades podem ser palestras, cursos, atividades e dinâmicas que têm a liberdade de acontecer de forma presencial ou online, via EAD
  4. Faça um calendário com as atividades que serão implementadas e garanta que todas as propostas serão cumpridas. 
  5. Avalie a aplicação de treinamentos e cursos, para saber a opinião dos funcionários e lideranças e descobrir se realmente houve alguma melhora nas habilidades. 
  6. Reconheça a evolução dos colaboradores. Esse processo pode ser feito de diversas formas, através de um gamification, de bonificações, etc. 
  7. Torne o processo cíclico, aprendendo com os erros, corrigindo os problemas e melhorando sempre a gestão por competências.

Conclusão

A gestão por competências é um processo que leva em conta aspectos muito mais significativos do que apenas saber as habilidades dos funcionários de uma organização. Também é preciso mapear os conhecimentos e analisar as atitudes dos colaboradores, além de melhorar (e em muitos casos implementar) processos internos da organização, para possibilitar que novos conhecimentos sejam difundidos. 

Durante o artigo foi possível compreender os benefícios desse tipo de gestão, porém, para que ela traga resultados positivos, é preciso investir esforço e tempo no treinamento e capacitação dos funcionários. 

Já falamos no blog sobre a importância que os treinamentos organizacionais têm nos resultados das empresas e como eles podem melhorar diversos aspectos da organização. Se você se interessou pelo tema, não deixe de ler o artigo “Treinamento corporativo: como planejar e criar o seu!”, que fala mais sobre o assunto. Clique aqui e boa leitura

Quer saber como a Sambatech pode te ajudar a realizar treinamentos corporativos a distância? Clique aqui ou no banner abaixo e conheça nossas soluções.

Educação corporativa a distância e comunicação interna
Por: Sambatech

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários