6 formas de motivar colaboradores usando a Pirâmide Maslow

6 formas de motivar colaboradores usando a Pirâmide Maslow

Motivar colaboradores é uma das demandas que desafiam os profissionais de recursos humanos, a tarefa pode ser desafiadora, mas os resultados são benéficos tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Colaboradores motivados trabalham mais felizes, tendem a ser mais produtivos, participativos e criativos. Igualmente, o clima organizacional da empresa tem tudo para ficar mais saudável.

Motivar colaboradores usando a Pirâmide Maslow

Mas, como motivar colaboradores usando a Pirâmide Maslow?

Em meados dos anos 50, o psicólogo  Abraham Harold Maslow cunhou o conceito de Hierarquia das Necessidades, por meio de uma pirâmide dividida em cinco categorias, representando as necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e auto realização. 

Nessa ordem, Maslow defende que o indivíduo passa a perceber as outras necessidades quando a anterior é suprida. Quando o assunto é motivação, podemos facilmente trazer a Pirâmide para o contexto das relações de trabalho. Veja alguns exemplos práticos em cada categoria:

  • Fisiológicas: Relacionado ao horário de trabalho, ambiente saudável e equipamentos apropriados.
  • Segurança: Remuneração compatível, estabilidade na empresa e trabalho em local seguro.
  • Sociais: Relacionamento com os colegas de trabalho, clientes e líderes.
  • Estima:  Progressão de carreira, premiações e reconhecimento.
  • Auto realização: Ambiente de trabalho desafiador, oportunidade de aprendizado e crescimento.
Pirâmide Maslow

Agora que você já viu como a Pirâmide Maslow pode interagir com o ambiente de trabalho, confira as 6 formas de motivar colaboradores que citaremos neste artigo:

  1. Não negligencie as necessidades essenciais
  2. Garanta um ambiente de trabalho saudável 
  3. Seja flexível
  4. Reconheça os colaboradores 
  5. Ofereça plano de carreira
  6. Invista em treinamento

1- Não negligencie as necessidades essenciais

Garantir que as necessidades básicas dos colaboradores sejam cumpridas é fundamental para começar a pensar em mecanismos de motivação.  Sem o cumprimento das responsabilidades essenciais, dificilmente será possível avançar para outras etapas.

Desse modo, busque ter equipamentos que promovam conforto físico, dispositivos atualizados e modernos. Igualmente, invista em um ambiente que os funcionários se sintam estimulados. Assegure que salas, refeitórios, banheiros e os demais espaços sejam aconchegantes.

As necessidades essenciais também estão ligadas a saúde e alimentação, por isso, garanta que a saúde dos colaboradores seja preservada e ofereça benefícios que resguardem uma alimentação de qualidade. 

Não é à toa que a Pirâmide Maslow coloca as necessidades fisiológicas na base, sem garanti-las será bem improvável que você consiga motivar colaboradores. 

Portanto, outro ponto essencial é o horário de trabalho e carga horária. É preciso alinhar horários que não sejam maçantes e disponibilizar ainda um tempo para descanso.

2- Garanta um ambiente de trabalho saudável

Uma pesquisa divulgada pela Exame, mostra que 33 milhões de brasileiros sofre da Síndrome de Burnout que é um distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional, estresse e excesso de trabalho. É um número alto, por isso é necessário buscar meios para que o ambiente de trabalho seja saudável. Afinal, saúde é essencial para qualquer tarefa, e faz parte da base da Pirâmide Maslow, na categoria das necessidades fisiológicas.

Saúde ocupacional vai muito além de realizar os exames periódicos. Claro, eles devem ser feitos, assim como EPI’s devem ser garantidos. Mas somente isso não é mais suficiente. Com o passar dos anos, as pessoas têm buscado cada vez mais trabalhos que ofereçam um plus nesse sentido. 

No dia a dia, promover eventos de interação, happy hours, ter espaços para descompressão, dentre outros, pode contribuir e ajudar a motivar colaboradores.


Um ambiente de trabalho saudável evita o surgimento de novas doenças, afastamentos e melhora a produtividade. 

Confira 7 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe.

3- Seja flexível

Ser flexível é uma necessidade que pode entrar na categoria dos aspectos fisiológicos e dos sociais da Pirâmide Maslow. 

Horários flexíveis, possibilidade de home office e no dress code são algumas alternativas para um clima mais maleável. O relacionamento com a gestão também se enquadra nessa categoria. Um convívio mais próximo, que promova autonomia e liberdade são algumas características de uma gestão flexível.

A Geração Y ou Millennials que já são 50% da força de trabalho no Brasil estão buscando cada vez mais empregos que ofereçam flexibilidade. E os benefícios não são somente para os colaboradores, as empresas também colhem frutos do trabalho flexível. Confira alguns exemplos:

  • Fortalece o nível de responsabilidade dos funcionários
  • Cria uma relação de parceria entre a empresa e o colaborador
  • O horário de trabalho pode ser melhor aproveitado

4- Reconheça os colaboradores

Reconhecimento é crucial para motivar colaboradores, e Maslow já apontava essa necessidade lá nos anos 50, quando mostrou o quanto precisamos de estima e auto realização.

A cultura de feedbacks pode ser um bom começo para reconhecer os funcionários. É importante atentar a eles não só quando forem negativos, se o objetivo é motivar, é imprescindível reservar um tempo aos feedbacks positivos, eles são uma maneira de o colaborador ver o valor do seu trabalho e perceber seus resultados. Além disso, o reconhecimento pode  ajudar a gerar também um sentimento de pertencimento.

Oferecer premiações para os melhores funcionários é uma excelente forma de reconhecê-los. A premiação não necessariamente precisa ser algo custoso ou luxuoso. Muitas vezes, um evento de premiação já é suficiente para o colaborador suprir sua necessidade de estima e se sentir mais motivado. 

As progressões de carreira também são bem-vindas para tornar mais tangível o reconhecimento individual. Sobre esse assunto, continue lendo o próximo tópico para entender um pouco mais sobre planos de carreira. 

5. Ofereça plano de carreira para motivar colaboradores

A necessidade de segurança é outra categoria presente da Pirâmide Maslow e nas relações de trabalho, uma das aplicações é a garantia de ter um emprego. Similarmente, a estima e auto realização também se empregam a esse item. 

Você já observou o quanto o trabalho é considerado importante em nossa sociedade?

Quando nos apresentamos, por exemplo, uma das primeiras coisas que falamos ao nosso interlocutor é a nossa profissão. Mas, além da garantia de ter um trabalho, para motivar é preciso ir mais longe, é preciso pensar em um plano de carreira.

O plano de carreira é um planejamento de médio e longo prazo de caminhos e objetivos que um funcionário deve seguir para alcançar progressões na empresa. Ele é importante para que o colaborador se sinta entusiasmado a seguir a suas metas e perceba que a empresa o valoriza.

O plano de carreira também é benéfico para a organização, pois pode reduzir a rotatividade de pessoal, reter talentos e economizar custos com novas contratações. 

6. Invista em treinamentos

Por último e não menos importante (não mesmo) é relevante investir em conhecimento. 

Lembra da necessidade de auto realização da Pirâmide Maslow?

Um ambiente de trabalho desafiador que oferece a possibilidade de novos aprendizados ajuda a motivar colaboradores e a fazer com que eles se sintam realizados.

Perceber que conseguiu aprender uma nova tarefa e alcançou resultados com ela, levanta a auto estima e estimula. Mas, para isso é preciso que o ambiente de trabalho ofereça desafios e invista em treinamentos, isso ajuda a estimular o desenvolvimento de novos líderes, contribui para as entregas terem mais qualidade e melhora a produtividade.

Motivar colaboradores usando a Pirâmide Maslow

Motive diariamente e pesquise

Motivar colaboradores é um exercício que nunca deve ser esquecido. Isso não deve ser feito só pelos profissionais de RH, os líderes também são importantes nesse processo.

Uma forma de saber como tomar decisões para criar novas ações motivacionais é realizar pesquisas de clima organizacional.  Elas ajudam a identificar lacunas e entender as demandas de cada um.

Faça pesquisas, execute as suas ideias e depois deixe um comentário nos contando como foi!

Aprenda mais sobre estratégias para aplicar no RH da sua empresa. Clique aqui e leia sobre Educação Corporativa. 

Por: Camila Reis

Formada em Publicidade e Propaganda pela Puc Minas e pós graduada em Processos Criativos pela mesma instituição. Atua com marketing desde 2013. Hoje, faz parte do time de marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários