Soft skills: o que são e quais as mais importantes para o mercado

Soft skills: o que são e quais as mais importantes para o mercado

O mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo e acirrado. No passado, ter uma boa formação acadêmica e técnica era suficiente para conseguir as melhores vagas disponíveis. Porém esses dias já se passaram e hoje, outras habilidades são requeridas para se inserir no mercado de trabalho e, consequentemente, conquistar o tão almejado emprego dos sonhos. 

Para te ajudar com esse assunto, vamos falar agora das renomadas soft skills, habilidades que não podem ser mensuradas ou aprendidas por meio de métodos tradicionais ou técnicos. Com o desenvolvimento delas, você poderá estar um passo à frente das demais pessoas candidatas ao mercado de trabalho!

Quer saber o que são as soft skills, sua importância e como desenvolvê-las? Então confira o material que preparamos especialmente para você:

  • O que são soft skills?
  • Qual a importância das soft skills?
  • Quais soft skills devo desenvolver?
  • Como começar a desenvolvê-las?

Tenha uma excelente leitura!

Aprenda a criar treinamentos corporativos de impacto e eficiência com o nosso ebook. Basta clicar aqui ou no banner abaixo

Criando um planejamento eficiente para treinamento corporativo

O que são soft skills?

Qualquer pessoa que saiba um pouco de inglês traduziria “Soft” para “macio”, “suave” ou “leve”. Porém, não é tão simples assim definir soft skills e a tradução desse termo é um pouco mais abstrata. 

Neste caso, soft skills são qualquer qualidade ou habilidade que não é passível de ser medida quantitativamente, ou seja, são características subjetivas e psicológicas como atitude, capacidade de aprender e autogestão

É necessário observar que tais habilidades — entre outras do mesmo gênero — são adquiridas por meio de vivência e experiências coletadas ao longo da vida a partir das mais diversas situações de convivência e relacionamento com outras pessoas. Um ponto importante a se considerar é que não existe uma forma de avaliar objetivamente a proficiência das soft skills a não ser demonstrá-las durante entrevistas de emprego, bem como no dia a dia de trabalho.

Qual a importância das soft skills?

Vamos supor que você está em uma entrevista de emprego agora. Você é uma pessoa qualificada tecnicamente para a vaga, além de ter um currículo impecável. Entretanto, não consegue se comunicar de maneira direta e assertiva. Isso faz com que outra pessoa, mesmo que não tão bem qualificada, consiga a vaga no seu lugar. Esse é um exemplo da importância das soft skills. 

Costumamos dizer que as hard skills, ou competências técnicas desenvolvidas por meio de cursos e formações acadêmicas, como fluência em idiomas e domínio em linguagens de programação, são necessárias para fazer com que você se destaque em seu emprego. Em contrapartida, são as soft skills que vão trazer sua aprovação na entrevista de emprego para início de conversa. 

Para além da vida profissional, dominar soft skills pode promover uma melhoria nas conexões e relacionamentos pessoais. Um exemplo disso seria o desenvolvimento da empatia, o que proporciona benefícios para o entendimento dos sentimentos alheios, melhorando a comunicação e a perspectiva de um ambiente pessoal saudável e livre de conflitos.

Quais soft skills devo desenvolver?

Essa não é uma pergunta fácil de se responder, já que cada carreira ou área de atuação exige um conjunto diferente de soft skills. Por exemplo, se você for da área de TI, uma das soft skills mais exigidas é pensamento crítico. Entretanto, outros ramos talvez não deem tanta importância para essa habilidade. 

Apesar disso, existem soft skills que, ao serem desenvolvidas, podem auxiliar em qualquer situação. Confira alguns exemplos de soft skills que são indispensáveis independentemente da área, a seguir.

Criatividade

Para ser considerada criativa, uma pessoa deve ser capaz de modificar e simplificar a sua realidade por meio de ideias e atitudes, o que resultaria em algo inédito. Em outras palavras, é a capacidade de vasculhar e explorar as opções disponíveis do mundo, encontrando novos caminhos e soluções ainda não exploradas. 

Colaboração

A palavra “colaboração” é antiga e significa trabalhar em conjunto. Em um ambiente profissional, ela se refere à habilidade de superar um ponto de vista individual e funcionar dentro de uma equipe com diferentes pessoas. É essencial para modelos de organização que utilizam metodologias ágeis ou squads

Quer melhorar a comunicação interna da sua empresa e desenvolver o seu time? Confira o nosso ebook com ferramentas que irão te ajudar nesse processo. Clique aqui ou no banner abaixo.

Nova call to action

Inteligência emocional

Esse termo abstrato diz respeito ao gerenciamento das próprias emoções, além da identificação e responsabilização pelas das demais pessoas. A partir dela, uma pessoa pode se tornar uma melhor colaboradora, amiga e líder

Como começar a desenvolvê-las?

O primeiro passo para começar a desenvolver as soft skills é considerar quais delas serão mais relevantes para a construção da sua carreira. Depois disso, é importante ter em mente que cada uma delas tem uma forma específica de se desenvolver e que será necessário paciência e resiliência até que se veja evolução. Portanto, não ache que é possível dominá-las logo de início. 

Veja algumas dicas do que pode ser feito para começar a aprimorar suas soft skills:

  • Tenha disposição para aprender e prepare sua mente para receber informações;
  • Dê passos pequenos e mais diretos antes de tentar uma abordagem complexa.;
  • Reflita como os pequenos passos impactaram as suas ações e se houve algum benefício;
  • Reserve um momento para refletir sobre suas conquistas e aptidões – a prática do mindfulness pode ser uma aliada para auxiliar nesse aspecto;
  • Procure dar e pedir feedbacks para outras pessoas com frequência, assim o crescimento será mútuo;
  • Sempre que possível, pratique, pois só é possível melhorar nossas habilidades com a prática.

As soft skills são habilidades muito requisitadas no mercado de trabalho e representam um diferencial que pode ser decisivo na hora de se conseguir uma vaga de emprego ou avançar na carreira. Além das citadas neste artigo, procure entender quais são as soft skills mais importantes para a sua área e comece a colocar em prática hoje mesmo! 

E aí, gostou de aprender sobre as soft skills e sua importância? Então, aproveite para visitar o blog da Trybe e conhecer os motivos para se investir em uma carreira de tecnologia!

Esse artigo foi escrito pela Trybe.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários