Conheça os benefícios de uma plataforma EAD.

Conheça os benefícios de uma plataforma EAD.

O ensino a distância vêm avançando no Brasil há anos e, agora ainda mais, ganhando espaço firmado na educação do país. Esse avanço é cada vez mais impulsionado pelo atual momento de distanciamento social e pelas inúmeras tecnologias que surgem a cada dia.

Uma dessas tecnologias são as plataformas EAD. Uma plataforma EAD é um ambiente virtual planejado especialmente para oferecer uma excelente experiência de ensino a distância tanto para alunos quanto para professores e ela pode ser o diferencial para o sucesso de um curso online.

Veja alguns benefícios que investir em uma plataforma EAD pode trazer para o seu negócio.

Benefícios de um plataforma EAD

Grande parte dos negócios precisa de tecnologias específicas para funcionar. Isso é também verdade para o EAD, que, para manter alunos e professores engajados, também precisa de ferramentas tecnológicas para o ensino. Uma dessas ferramentas é, exatamente, a plataforma EAD. 

Plataformas EAD possuem diversas funcionalidades para aumentar retenção, engajamento, intensificar o aprendizado e muitos outros benefícios. Veja algumas das vantagens de uma plataforma EAD para o seu negócio de ensino a distância:

Simplificação.

A primeira vantagem de uma plataforma EAD é a simplificação de processos. Com ela, todos os aspectos técnicos necessários para o curso funcionar estão no mesmo lugar, como a hospedagem, encoding, distribuição dos vídeos e outros. Assim, sobra aos gestores o foco na parte mais importante: o conteúdo.

Interação.

Um bom conteúdo apenas não é suficiente para sustentar um curso EAD. A interatividade entre professores e alunos e entre alunos também é essencial para a qualidade do curso. Sem aulas presenciais, as interações face-a-face precisam ser substituídas por outros tipos de interação a distância, como fóruns, chats e videoconferências. Diversas plataformas EAD oferecem, já dentro delas, essas ferramentas de interatividade.

Personalização.

Outro benefício de investir em uma plataforma EAD é a possibilidade de personalização dos cursos. Essa personalização é tão ampla que pode abranger áreas desde o design até os conteúdos dos cursos, que pode ser personalizado para cada estudante. Isso pode ser muito utilizado no EAD corporativo, por exemplo, que cada colaborador pode precisar de conteúdos diferentes relacionados ao seu cargo. 

Assim, as plataformas oferecem muito mais controle por parte dos gestores.

Engajamento.

Por último, ter o seu curso de ensino a distância em um ambiente especializado para isso transforma a experiência do usuário em algo muito mais positivo. Plataformas intuitivas, simples de usar e com muitas funcionalidades extra aumentam o engajamento dos alunos com o curso e, consequentemente, melhoram a retenção do conhecimento e até mesmo a retenção dos alunos.

Se você quiser conhecer mais sobre plataformas LMS e plataformas EAD pode ler nossos artigos completos nos links.

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários