Dinâmicas para treinamento: 3 tipos para aplicar sem cair no clichê.

Já passou por sua cabeça realizar dinâmicas para melhorar o engajamento e motivar ainda mais a sua equipe, melhorando o clima organizacional? É verdade que muita gente arrepia só de pensar em dinâmicas de grupo, mas essas atividades podem fazer uma grande diferença na sua empresa. Veja como!

Colaboradores engajados são profissionais mais felizes e mais produtivos em suas funções. Uma das maneiras de melhorar o engajamento dos colaboradores dentro de uma organização é através de dinâmicas para treinamento da equipe. 

Para além desse objetivos, a realização de dinâmicas também pode auxiliar a sua empresa em contratações mais pertinentes durante processos seletivos complicados. 

A estratégia de utilizar dinâmicas para treinamento e para contratação não é algo novo no mercado, é por isso que você deve tomar cuidado para não recorrer ao clichê e apresentar atividades que já são conhecidas há muito tempo pelos profissionais, gerando desânimo e insatisfação. 

Neste artigo falaremos mais sobre as dinâmicas para treinamento, mostrando a sua importância e as suas vantagens, além de te dar dicas de como fugir dos clichês já conhecidos pelo mercado. 

Para te ajudar ainda mais no planejamento dos treinamentos, que tal conhecer esses materiais indispensáveis para profissionais de RH? Baixe aqui gratuitamente.

kit de materiais indispensaveis para profissionais organizarem dinamicas para treinamento

O que são e para que servem as dinâmicas para treinamento? 

As dinâmicas em grupo são atividades realizadas pelas empresas em busca de cumprir determinado objetivo. Os objetivos mais comuns entre as empresas podem ser os de:

  • propagar determinados conhecimentos aos seus colaboradores; 
  • melhorar o relacionamento entre os profissionais;
  • incentivar o trabalho em equipe; 
  • coletar informações e conhecimentos detidos pelos participantes. 

Independente de qual será o seu objetivo ao aplicar uma dinâmica em grupo, saiba que essa é uma técnica bastante valiosa para alcançar bons resultados na hora de contratar profissionais, realizar treinamentos e melhorar o engajamento dos colaboradores. 

Exemplos de dinâmicas de treinamento.

Quando o assunto é dinâmicas em grupo, as possibilidades são diversas e as suas escolhas devem se basear nos principais objetivos da empresa. Cada tipo de dinâmica será mais efetiva conforme determinada situação, pois o método utilizado na atividade será com base nos resultados desejados. 

Com essas informações em mente, separamos abaixo três tipos de dinâmicas dando dicas de como realizá-las e quais os objetivos mais se encaixam com a atividade proposta, desta forma você pode encontrar as opções que mais se adequam a necessidade da sua organização, veja: 

1. Dinâmica para treinamento 1: vai encarar? 

Essa dinâmica pode ser utilizada para quebrar o gelo do início de um treinamento, quando as pessoas ainda não estão confortáveis pela ansiedade do que está por vir. A ideia da dinâmica “Vai encarar?” é preparar os profissionais para a atitude de pensar fora da caixa durante o restante do treinamento. 

Como executar: 

Comece dividindo os profissionais em dois grupos com a mesma quantidade de pessoas. 

Em seguida será preciso que as pessoas forem um círculo, mas os integrantes do mesmo grupo não devem estar do mesmo lado. Sendo assim o círculo deve ser formado por uma pessoa do grupo A, outra do B, outra do A, outra do B e assim em diante. 

Leve uma caixa, pode ser uma caixa de sapato, coberta com um papel que impeça a caixa de ser identificada. Entregue a caixa para qualquer um dos participantes. 

Depois disso explique que: 

Dentro da caixa existe um grandioso desafio que deve ser cumprido. Você colocará uma música para tocar, pode ser em um aparelho de som ou até mesmo no celular, e os participantes devem passar a caixa para o lado. Quando a música parar, o profissional que estiver com a caixa em suas mãos deverá cumprir o desafio. 

Caso a música pare e o participante não consiga cumprir o desafio dentro da caixa, ele deve pagar um mico, além de sair da dinâmica e o seu grupo perderá 10 pontos. Caso o participante consiga cumprir o desafio, ele continua na dinâmica, o grupo ganhará 5 pontos e o profissional não precisa pagar o mico. 

Após a explicação coloque a música para tocar e quando ela parar um dos participantes estará com a caixa em mãos. 

Antes que ele abra, adicione uma nova regra: 

O participante com a caixa em mãos pode escolher uma das 3 opções: 

  • Tentar cumprir o desafio,
  • Passar o desafio para outra pessoa que pertença ao seu grupo, 
  • Passar o desafio para uma pessoa do grupo adversário. 

Caso o participante não aceite o desafio, a mesma oportunidade de escolher entre as 3 opções deve ser oferecida a outra pessoa. Essa oportunidade deve ser dada até chegar no quarto participante, que deve abrir a caixa e cumprir o desafio. 

Ao desembrulhar a caixa para encontrar o desafio, o participante perceberá que dentro da caixa haviam vários bombons e que o desafio era comer quantos ele quisesse! 

Além do momento de descontração, o objetivo é mostrar que é melhor enfrentar os desafios que surgem com coragem do que ficar passando de mão em mão para outras pessoas. 

2. Dinâmica para treinamento 2: Técnica 6.3.5

O segundo exemplo de dinâmica foi criada pelo alemão Bernd Rohrbach. Também conhecida como Brainwriting, a Técnica 6.3.5 tem como objetivo estimular os participantes a participarem de um grande brainstorming, melhorando a capacidade de gerar ideias mais criativas e inovadoras. 

Além da interação proporcionada, outro função dessa dinâmica é solucionar algum problema, ou atingir determinado objetivo que pode ser selecionado pelo grupo participante ou por quem está aplicando a dinâmica. 

Como executar: 

No nome da dinâmica temos três números: 6.3.5. Cada um deles possui um diferente significado, veja: 

  • o número 6 se refere ao número de pessoas que participarão da dinâmica, 
  • o número 3 corresponde ao número de ideias que devem ser sugeridas por cada um dos participantes, 
  • já o número 5 se refere ao tempo que cada profissional terá para escrever suas ideias. 

Para a execução da dinâmica, distribua 3 papéis em branco para cada participante. Explique que as ideias podem ser escritas, desenhadas ou ilustradas da maneiras que o participante se sentir mais à vontade. 

A cada 5 minutos o papel deve ser passado para o participante do lado, de forma que na próxima rodada os profissionais possam se inspirar nas ideias de seus colegas e assim desenvolver novas. 

3. Dinâmica para treinamento 3: quem eu levo? 

Este outro exemplo de dinâmica para treinamento ajuda os profissionais participantes a reconhecerem os talentos e habilidades de seus colegas de trabalho, além disso, por meio da atividade, é possível exercitar a visão do outro sobre você, melhorando o trabalho em equipe e aumentando a confiança e a satisfação dos funcionários. 

Para realização da dinâmica será preciso de envelopes, papel e lápis. 

Como executar: 

Primeiramente o executar da dinâmica deverá distribuir os envelopes para todos os participantes e pedir para que ninguém abra antes de escutar as instruções que virão a seguir. 

Alerte os participantes que dentro do envelope haverá 3 perguntas e que as respostas são confidenciais, sendo assim ninguém saberá os nomes que cada participante escolheu. 

As perguntas são: 

  • Imagine que você fique perdido em uma ilha deserta. Qual pessoa do grupo você gostaria de ter ao seu lado? 
  • Você precisa organizar uma festa rápida. Qual pessoa do grupo você escolheria para te ajudar? 
  • Você acaba de ganhar um grande prêmio em um concurso e pode escolher 3 pessoas do grupo para levar com você! Quem você escolheria? 

Depois que todos do grupo responderem às perguntas, você deve recolher os envelopes. 

Em seguida mostre os resultados para que as pessoas percebam que são importantes para seus colegas de trabalho e que elas têm suas características e trabalhos apreciados.

Gostou dessas dicas de dinâmicas para treinamento que podem ajudar o engajamento na sua empresa? Então mãos a obra e comece a aplicar agora mesmo! Você pode aprofundar mais ainda nas técnicas de engajamento e baixar esse material sobre employer branding. Para baixar é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

como usar o employer branding


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários