Como melhorar a experiência de compra do seu e-commerce com vídeos

Aprimorar a experiência de compra no e-commerce é sempre um desafio, não é mesmo? É preciso acompanhar o ritmo do mercado e das inovações para sempre encontrar maneiras de gerar valor para quem já é cliente e para quem ainda pode se tornar.

Uma das tendências que já ganhou espaço neste sentido são os vídeos no e-commerce. Há alguns anos, parecia inimaginável a influência que este recurso teria para os usuários. Contudo, as conexões cada vez mais potentes com a internet fazem com que esse tipo de conteúdo seja um jeito rápido de consumir informação.

Se você ainda não conhece o poder dos vídeos no e-commerce, esse post é para você! A seguir você entenderá um pouco mais sobre como eles podem otimizar a experiência de compra e gerar mais vendas para sua loja. Continue lendo!

O consumidor mudou

Em decorrência dos avanços constantes da tecnologia, é normal o comportamento de consumo se transformar muito rapidamente. Se você deseja não só sobreviver, mas ser competitivo no mercado, saiba que é preciso se moldar conforme as tendências para tornar a decisão de compra mais fácil e satisfatória.

Hoje, os vídeos são uma das principais formas de oferecer uma experiência mais completa em diversos ângulos. Para você ter uma ideia, a pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google, revela que essa tendência de mercado está bem próxima da nossa realidade.

Foi comprovado em 2018 que o brasileiro assiste cada vez mais vídeos. Desde 2014, esse formato de conteúdo online cresceu 135%. E não para por aí: a mesma pesquisa indica que são cerca de 19 horas semanais de vídeos assistidos na internet. Os dados ainda mostram que 80% desse público busca por conteúdos que a televisão tradicional não oferece.

Afinal, qual é o impacto dos vídeos no e-commerce?

Partindo do princípio de que há um aumento geral no consumo de vídeos e no tempo gasto acompanhando-os na internet, o e-commerce não poderia ficar de fora. Empreender, de maneira geral, também significa adaptar tendências e recursos para incrementar as vendas por meio de melhorias na experiência de compra.

Pode ser que você já saiba sobre a importância da informação de qualidade na hora de conquistar o consumidor pelos canais online. Caso você não saiba, aí vai um dado bastante preocupante: segundo o E-commerce Quality Index (EQI), pesquisa que estuda a experiência nos maiores e-commerces do Brasil, 72% deles não apresenta informações adequadas sobre os produtos vendidos.

Na prática, isso quer dizer que muitas vezes o usuário pode abandonar o carrinho por não ter certeza das especificações do produto, principalmente quando se trata de algum bem durável como um eletrodoméstico ou eletrônico.

Veja que de nada adianta investir em atrair visitas para a sua loja se há falhas nas condições para comprar. Com a falta de informações detalhadas, seu potencial cliente pode optar por não comprar ou procurar um concorrente que solucione suas dúvidas na página do produto.

Quando falamos sobre informação no e-commerce, há um conjunto de recursos à sua disposição para não perder a chance com potenciais clientes. São as descrições completas, os títulos coerentes, os produtos relacionados, a quantidade de imagens e ângulos da mercadoria e… é claro, os vídeos!

E os vídeos realmente aumentam as conversões?

Se uma imagem vale mais do mil palavras, imagine o potencial dos vídeos no e-commerce! Eles são uma forma mais completa e rápida de transmitir todas as informações sobre o produto sem fazer com que o usuário perca muito tempo na leitura. Para confirmar esse dado, um infográfico da Invodo revela que 71% dos consumidores acreditam que os vídeos trazem explicações mais completas sobre os produtos.

Você ainda não se convenceu do quanto os vídeos no e-commerce são importantes para sua estratégia de vendas? Então saiba que, segundo a WordStream, materiais de marketing com esse tipo de conteúdo têm uma taxa de conversão média de 4,8%, comparado a uma taxa de 2,9% para sites que não contêm vídeos.

Mas como produzir vídeos para o e-commerce?

A essa altura, você pode ter se interessado pela ideia de incrementar suas páginas de produto com vídeos, não é mesmo? Entretanto, uma grande dificuldade enfrentada pelos varejistas virtuais é a produção desse tipo de conteúdo com qualidade suficiente para o canal a que se destina.

Criar um vídeo de produto pode ser uma tarefa trabalhosa e de alto custo. Contudo, boa parte dos fabricantes já investe nesse recurso e tem um aparato pronto para fazer isso com ótima qualidade. Você pode utilizar esses vídeos no seu e-commerce e poupar o trabalho.

Como conseguir vídeos direto do fabricante?

Existem basicamente duas formas de conseguir vídeos de um fabricante para incluir em seu e-commerce. A primeira delas é entrar em contato direto com a indústria e solicitar os materiais. Porém, a forma mais eficaz é contar com um serviço de automação que disponibilize os vídeos para você conforme os produtos cadastrados em sua loja. Com uma ferramenta inteligente, você não tem acesso somente a vídeos, mas também a imagens, título, descrição dos produtos e muito mais.

Como você pode ver, a tendência dos vídeos no e-commerce traz muitas oportunidades de estreitar conexões com os usuários e garantir mais vendas. Não investir nesse formato pode não ser uma boa escolha e impactar nos resultados da sua loja virtual.

Com a oferta de tecnologias, implementar os vídeos não precisa mais ser uma tarefa árdua ou onerosa, portanto, é preciso pesquisar alternativas que possam facilitar esse processo para você.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como os vídeos são importantes para a experiência de compra, que tal entender os prós e contras de produzir suas fotos no e-commerce?

Artigo produzido por Karine Figueiredo, Head de Inbound Marketing da Lett, empresa especializada em Trade Marketing Digital.

Por: Autor Convidado

Eu sou um autor parceiro da Samba Tech :)

Contribua com este post nos comentários