Editor de áudio: as melhores opções para suas produções.

Quando o assunto é produção de vídeos, é preciso atentar-se para dois pontos primordiais: a imagem e o áudio. Um bom vídeo se preocupa em apresentar imagens de qualidade, com uma fotografia pensada, cenário bem feito, correção de cores, etc. Além disso, para maior qualidade do produto final, é necessário pensar no áudio, tanto nas narrações, falas presentes na filmagem, nos efeitos sonoros e trilha sonora da produção. Para um som de qualidade nos seus vídeos, é essencial saber como utilizar um bom editor de áudio.

Se você deseja tornar as suas produções audiovisuais cada vez mais profissionais, este artigo vai te ajudar a descobrir os principais editores de áudio disponíveis no mercado. Fique de olho porque a maioria dos softwares ainda são grátis! 

Por que é importante utilizar um editor de áudio de qualidade? 

Pense nas produções audiovisuais que você costuma consumir, desde um filme no cinema, até os vídeos do seu canal do YouTube favorito. Provavelmente os melhores vídeos serão aqueles com um cuidado especial com o áudio. 

Aqui, vale ressaltar que o conteúdo é sim o que mais importa, porém, quando nos deparamos com vídeos cujos áudios não têm qualidade. Por exemplo, quando o áudio está mal equalizado – volume oscila muito -, a gravação possui ruídos atrapalhando o entendimento das falas ou efeitos sonoros descoordenados e fora de hora é muito difícil continuar assistindo, logo, a tendência é abandonar o vídeo. 

É por isso que é tão importante atentar-se ao áudio na hora de editar os seus vídeos. A edição de áudio se desdobra em vários quesitos, quando um vídeo possui falas, a edição de áudio pode significar sincronização da voz com a filmagem, se for necessário colocar sons ambiente ou músicas para incrementar o que aparece nas imagens gravadas, o editor de vídeo também entra em cena! São várias possibilidades. 

5 editores de áudio gratuitos para profissionalizar as suas produções 

1. Audacity.

O Audacity é um software de nome bastante conhecido quando o assunto é editor de áudio gratuito. Provavelmente o programa mais conhecido dessa lista, uma grande vantagem do Audacity é o fato dele ser um software open source, o que significa que ele pode ser modificado e adequado às necessidades do utilizador. 

O Audacity também está disponível para vários sistemas operacionais, então se você tiver um Mac, um computador com Windows, ou uma máquina equipada com Linux, você poderá baixar e utilizar o software gratuitamente. 

O programa possui um visual bastante funcional e organizado. Ao navegar pela ferramenta é possível passar por diversos recursos que permitem que você trabalhe de maneira multitarefa, executando algumas funções ao mesmo tempo. Além disso, outra grande vantagem do Audacity é o fato de que ele não exige grande experiência prévia no assunto edição de áudio, então se você está começando a se aventurar por este campo, terá uma boa experiência com o programa. 

2. mp3DirectCut.

Caso o seu objetivo não seja um programa tão completo, pois você precisa fazer apenas edições básicas e rápidas, o mp3DirectCut pode ser a melhor opção! 

A ideia do mp3DirectCut é ser um programa que ajuda na edição básica de arquivos no formato MP3 e na captura de áudio. Pelo que se propõe, o mp3DirectCut é ideal para pessoas que querem gravar locuções ou narrações e já editar o áudio capturado no mesmo programa. 

Como o software é básico, é possível recortar, copiar e colar os trechos gravados, organizando da maneira que você achar melhor. Mas o seu grande destaque está no tamanho que ocupa, cerca de 133 KB! Então ele é perfeito para aquelas pessoas que enfrentam a falta de memória no computador. 

3. Kristal Audio Engine.

Outra boa opção de editor de áudio gratuito é o Kristal Audio Engine. O programa permite que até 16 faixas de áudio sejam manipuladas simultaneamente, então você pode trabalhar com várias faixas acelerando o seu processo de edição. 

Além do editor padrão que conhecemos, o Kristal Audio Engine também pode funcionar como sequenciador, mixer e uma ótima opção para captura de áudio, que deve ser feita por um microfone ou a partir de um instrumento musical.

Os formatos suportados pelo software são WAVE, FLAC, AIFF e OGG. Quer ampliar as funcionalidades do programa? Para isso é possível baixar e instalar alguns plugins. 

4. Power Sound Editor Free.

O Power Sound Editor Free é um software que tem como objetivo dar um viés mais artístico às suas produções. Suas funções são diversas, desde passar o conteúdo de CDs (e até LPs) para o seu computador, até as funções mais básicas esperadas de um editor de áudio, como cortar, copiar e colar trechos de áudio. 

Outras funções de destaque nesse editor de áudio são a possibilidade de capturar vídeos com alta qualidade, opções detalhadas para usar samples nas suas produções e boa quantidade de efeitos de áudio, possibilitando dar uma outra cara a produção de músicas. 

O download do Power Sound Editor Free é gratuito e a ferramenta está disponível para equipamentos equipados com Windows.

5. Ocenaudio.

O Ocenaudio é um software que se destaca pela interface! Ao contrário da maioria dos outros editores de áudio disponíveis no mercado, o Ocenaudio possui um visual mais limpo, ajudando a ser mais funcional e amigável. 

Mesmo com uma interface mais clean o Ocenaudio possui diversas funções que incluem a manipulação de áudio e vídeo de diversos formatos, até mesmo conteúdos que estejam hospedados na internet, para esses basta informar o URL a fim de que o Ocenaudio trabalhe. 

Ao usar essa ferramenta você conseguirá trabalhar com vários arquivos, possibilitando que você seja multitarefa. Além disso, os destaques vão para o fato do Ocenaudio estar disponível para vários sistemas operacionais e ser gratuito! 


Além da lista que fizemos acima, você também encontra outros editores de áudio para diversas plataformas (até para o seu celular!) e que sejam gratuitos ou pagos. Com os softwares gratuitos, a parte positiva é que você poderá baixar diversos programas e testar qual melhor se adequa às suas necessidades. 

O processo de edição de áudio dentro de uma produção audiovisual é muito importante para profissionalizar a sua produção e assim possibilitar que mais pessoas visualizem e interajam com o seus trabalhos. 

Caso você tenha se interessado pelo assunto, outra grande dica é procurar bancos de músicas e efeitos sonoros gratuitos para complementar os seus vídeos. Nós já fizemos uma lista com diversos bancos gratuitos neste outro artigo aqui, clique e aproveite! 

estudio de gravacao caseiro para gravar videos e fazer edicao de audio

Por: Débora Gomes

Produtora de conteúdo no Blog da Samba, trabalha com marketing digital com foco em atração por meio de estratégias de conteúdo e SEO.

Contribua com este post nos comentários