Entenda a ferramenta de barra de progresso de conteúdos em vídeos

Muito tem se falado ultimamente sobre a experiência do consumidor. Isso inclui desde o primeiro contato que ele tem com sua marca, o famoso “a primeira impressão é a que fica”, até quando ele chega, finalmente, a consumir os seus produtos.

Para quem trabalha com produção de conteúdos em vídeos, essa experiência começa na criação de um bom roteiro e vai até a hora do usuário fechar a página do seu canal. E tudo que um produtor espera é que o público se sinta satisfeito e volte sempre, certo?

Mais da metade dos brasileiros já assistem mais vídeos online do que televisão, segundo pesquisa do Instituto Provokers, estima-se que eles ficam, em média, mais de nove horas por dia conectados. Isso dá como resultado muito conteúdo por minuto. Em contrapartida, os vídeos estão ficando cada vez maiores. Em alguns países já é possível assistir filmes completos com o serviço Google Play.

Visto tanta variedade de conteúdo e o tempo das produções aumentando relativamente, uma forma de oferecer uma experiência melhor ao seu público é através da barra de progresso. Imagina que desagradavel seria se o computador reiniciasse sem querer ou se o navegador fechasse a janela bem na hora que seu usuário estivesse engajado com seu material?

O que é barra de progresso?

A barra de progresso é usada em diversas situações no mundo da tecnologia. Ela serve, geralmente, para medir o andamento de um processo, como aquelas caixas de medem o tempo de um upload, deletar arquivos e até mesmo para ligar ou desligar um computador.

Ainda em 1985, Brad Myers apresentou um documento sobre a importância dos “indicadores porcentuais de progresso” em sua pós-graduação. Segundo Meyers, as barras de progresso deixariam os usuários menos ansiosos e mais eficientes, ajudando-os até mesmo a “efetivamente relaxar” no trabalho. Para provar sua teoria, ele pediu para 48 colegas executarem pesquisas em um banco de dados do computador, com e sem a barra de progresso. O resultado disso foi que 86% disseram que gostaram de acompanhar a marcação.

Aqui na Samba as barras de progresso aparecem para difinir o tempo de exibição de um vídeo para um usuário. Ou seja, o quanto aquele conteúdo já foi assistido.

Considerando que uma das vantagens do Samba Play é que o seu usuário pode assistir ao conteúdo quando e onde ele quiser, a funcionalidade se torna importante para ajudar o cliente a trilhar uma jornada de conhecimento através dos seus vídeos e também para ajudá-lo a se situar em qual momento dessa jornada ele se encontra.

Por exemplo: seu cliente assiste, em um dia, a sete vídeos. A barra de progresso irá sinalizar para ele quais vídeos já foram consumidos e quantos ainda faltam para que todo o conteúdo adquirido seja visualizado. Ela ainda ajuda os consumidores ao assistir o material forma sequencial.

Botão de “Continuar Assistindo”

Uma funcionalidade que é grande aposta das plataformas de vídeos e que ajuda a complementar o objetivo das barras de progresso são os botões de “continuar assistindo”.

Ao visualizar um conteúdo pela metade, a plataforma dá ao usuário a opção de voltara consumir aquele material de onde ele parou, economizando tempo e frustrações com buscas. Se quiser saber mais sobre a ferramenta de continuar assistindo do Samba Play, acesse nossa Base de Conhecimento.

Como as principais plataformas utilizam essa ferramenta?

O Youtube possui uma extensão chamada Pause for Later que permite que o usuário retome rapidamente a sessão mais tarde. Ele também mantém um histórico dos vídeos assistidos (ou que você pretende assistir), evitando que você tenha de adicioná-los aos favoritos ou encontrá-los novamente .

Lançado há pouco tempo, o IGTV também apostou na ferramenta para engajar os usuários. Ao clicar em “continuar assistindo”, o usuário retorna de onde parou a visualização do conteúdo. Logo na imagem de capa do vídeo do IGTV consegue-se saber o minuto e o segundo em que o vídeo foi interrompido.

A Netflix é outra plataforma que apostou na funcionalidade e permite que o usuários assistam vídeos e filmes em sequencia. Os vídeos que são consumidos pela metade ficam expostos na home.

No Samba Play ao clicar no botão de “Continuar Assistindo”, o usuário será guiado para um vídeo que ele já tenha começado a ver ou para o próximo conteúdo que ainda não foi visto. Se, por algum motivo específico, o usuário abandonar um vídeo pela metade, ao retornar, o conteúdo voltará a tocar de onde ele parou de assistir. Ou seja, assim ele não perde nada do material que você preparou pra ele!

https://suporte.sambatech.com/knowledge/como-inserir-legendas-no-samba-v%C3%ADdeos


Por: Mariana Vasconcellos

Formada em Jornalismo, especialista em Marketing Digital, trabalha na Samba na automação e estratégia de e-mail e Marketing de Produto.

Contribua com este post nos comentários