Os motivos para você apostar em legendas nos vídeos

Um produtor de conteúdo audiovisual sabe que existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora da produção, desde a estruturação do roteiro, equipamentos, até o término da edição. Um desses fatores essenciais é a inserção de legendas nos vídeos. 

Para você ter uma ideia, 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som. Sim, eu disse 85%! Ou seja, entre uma reunião e outra, os minutos no café, uma fila de espera, muito conteúdo está sendo visto por aí em silêncio. 

Entendeu agora porque eu disse que as legendas não é mera questão de preferência? Sem elas existem grandes chances do seu conteúdo ser rejeitado pelo seu público, já que o esforço para entender sua mensagem será enorme se acontecer apenas através de imagens. 

Além disso, as legendas passam a ideia de que seu vídeo possui uma produção bem feita, de qualidade. Detalhes importantes que agregam inconscientemente na experiência do usuário. 

Detalhes esses, inclusive, que fazem diferença na vida de muitas pessoas, afinal, milhares de deficientes auditivos, por exemplo, também consomem conteúdos pela internet e tornar os seus vídeos acessíveis é mais do que necessário. 

Os tipos de legendas

Já se convenceu do quanto as legendas são importantes para o alcance e engajamento do seu público?

Para saber como legendar seu conteúdo, primeiro é importante conhecer os dois tipos de legendas disponíveis.

Uma é a legenda externa. É este modelo que a Samba fornece aqui em nossos produtos como Samba Play e Samba Vídeos. É aquela legenda que o usuário consegue habilitar e desabilitar quando quiser, porque ela não faz parte do vídeo, vem em um arquivo separado. 

A vantagem desse tipo de legenda é que ela pode ser alterada e editada a qualquer momento. E, ainda, dá pra inseri-la também em seus vídeos nas redes sociais que já tenham sido postados. 

Já a legenda embutida é aquela que faz parte do vídeo, normalmente inserida na hora da edição, portanto, não pode ser desabilitada nem modificada. 

Como inserir legendas

A primeira coisa a se fazer é a transcrição do texto. Contudo, transcrever uma gravação de áudio pode ser uma tarefa bastante cansativa, especialmente se a ela for muito longa. A boa notícia é que o Sambas Vídeo transforma os áudios dos vídeos em texto de forma automática. 

Condições ideais para a transcrição de áudio automática

Para que você tenha um bom índice de reconhecimento do áudio do vídeo para ser transcrito, é necessário tomar algumas preocauções:

  • Cuide para ter um som limpo, nítido, gravado em estúdio e sem sobreposição de vozes. 
  • Evite gírias e palavras muito informais.
  • Não coloque música ao fundo.
  • Fique atento à grafia correta das palavras, especialmente as estrangeiras.
  • Na dúvida, sempre utilize um dicionário.
  • Com a transcrição finalizada, faça uma revisão final da legenda.

Você está pronto para inserir esse importante elemento nos seus vídeos e agregar ainda mais valor ao seu conteúdo? Se quiser saber mais sobre o serviço de transcrição automática da Samba Tech, entre em contato com a gente!

Por: Mariana Vasconcellos

Formada em Jornalismo, especialista em Marketing Digital, trabalha na Samba na automação e estratégia de e-mail e Marketing de Produto.

Contribua com este post nos comentários