Fraudes e segurança na internet: porque você deve se preocupar com isso

Precisamos falar sobre fraudes na internet.

Segundo relatório da empresa Konduto, a cada 26 compras online, uma é fraudulenta. Se considerarmos que a internet é a preferência de 74% dos brasileiros na hora de escolher um produto, esse número se torna alarmante.

Isso porque, sem análises de risco, as lojas virtuais estão sujeitas, além do evidente prejuízo financeiro, a receber multas das adquirentes, caso o volume da fraude seja alto.

De acordo com o Serasa, a maioria das lojas onlines fecham por causa dos prejuízos gerados por compras fraudulentas. É como comprar o carro do ano e, na primeira batida, ter que estacioná-lo na garagem sem previsão de manutenção, devido a falta do seguro auto pra cobrir a franquia. Por isso é tão importante entender a necessidade real de um certificado de segurança para seu site.

Quais problemas podem acarretar uma fraude?

A Samba se preocupa muito com a segurança do seu conteúdo e, além do mais, com a credibilidade da sua empresa. Recentemente, fizemos alterações em nossas solucões antifraudes para proteger os dados do usuário e gerir o risco de ataques.

Essa segurança pode parecer pouca coisa, mas é fundamental para que tanto o seu negócio como o nosso produto vingue. Isso porque, além de multas altas que nossa empresa pode vir a sofrer por gerenciar o sistema de pagamento do Samba Play, seu projeto pode acabar sendo descredenciado das adquirentes. Caso você fique muito tempo no programa de chargebacks (sofrendo ataques consecutivos), pode acabar perdendo o direito de receber pagamentos de cartões de uma determinada bandeira ou ambas.

Por que acontecem as fraudes?

Quando você faz uma compra presencial, precisa inserir sua senha do cartão para confirmar a ação. No mundo virtual, a senha é substituída pelo código de verificação (aqueles três números atrás do cartão). O CVV pode ser roubado com mais facilidade e, por isso, as fraudes virtuais são mais recorrentes.

O que é um antifraude?

O objetivo de uma estratégia antifraude é proteger o sistema de pagamento de ataques cibernéticos e garantir aos clientes mais segurança em seu momento de compra. Essa segurança aumenta o engajamento do cliente com a marca e, consequentemente, a taxa de conversão do produto. A praticicidade com o sistema antifraude também está em jogo: as avaliações de autenticidade das compras são feitas com mais agilidade quando o site é seguro.

Como funciona a prevenção de fraude na Samba?

Agora que você já sabe a importância de uma plataforma segura para não ser vítima de pessoas mal intencionadas, convido você a acessar nossa Base de Conhecimento e ler sobre todas as medidas de segurança que seu Samba Play possui. São elas:

  • ReCAPTCHA
  • Desafio de Cálculo
  • Confirmação de e-mail
  • Validação de e-mails
  • Repetição em intervalo de tempo
Por: Mariana Vasconcellos

Formada em Jornalismo, especialista em Marketing Digital, trabalha na Samba na automação e estratégia de e-mail e Marketing de Produto.

Contribua com este post nos comentários