Live commerce: a nova tendência de inovação digital para o varejo

Live commerce: a nova tendência de inovação digital para o varejo

O consumo de vídeos por meio de transmissões ao vivo vem ganhando a cada dia mais adeptos, especialmente em 2020, as lives caíram no gosto dos espectadores. Segundo uma pesquisa realizada pela Google, 71% dos brasileiros que possuem acesso à internet, assistiram alguma live este ano e outros 38% assistiram 6 ou mais. As transmissões mais assistidas foram as musicais, mas o público não ficou restrito a elas, lives informativas, educacionais, entrevistas e outras invadiram as  telas. Segundo a Cisco, entre entre 2018 e 2021, esse número irá aumentar cerca de 15 vezes.

Além disso, outra crescente observada em relação ao comportamento dos consumidores são as compras online. Até setembro de 2020, o faturamento do e-commerce já havia chegado aos R$ 41,92 bilhões, apresentando um crescimento de 56,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tanto o crescimento das lives, quanto do e-commerce foram impulsionados por processos que se valeram da transformação digital nas empresas e claro, uma mudança de mindset do consumidor, que tende a ser cada vez mais influenciado pelas mudanças fomentadas pela tecnologia.

Juntos, o comércio eletrônico e as lives trouxeram uma nova possibilidade para os consumidores e para os varejistas: as Live Commerce,  Live Streaming Commerce ou Live Shops, uma alternativa para impulsionar as vendas por meio do entretenimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo e entenda como as Live Commerce podem fazer o seu negócio crescer, especialmente no período de isolamento social, ocasionado pela Covid-19.

Que tal conhecer a Samba Digital antes de continuar esse texto?

O que é Live commerce?

Live commerce é uma nova estratégia para divulgar e vender produtos, por meio de transmissões de vídeo ao vivo. De maneira prática, elas acontecem quando uma loja ou marca faz transmissões por meio de uma plataforma, com auxílio de apresentadores que apresentam os produtos e esclarecem dúvidas, dessa forma, espera-se que o consumidor compre imediatamente os itens que estão sendo exibidos.

Um dos grandes diferenciais de uma  live commerce de sucesso é que na mesma plataforma de transmissão de vídeo, o consumidor consiga finalizar a sua compra. 

Um dos motivos das grandes audiências das lives é a possibilidade de atrelar o entretenimento com a oferta de compra, além de estreitar o relacionamento com os clientes. O tipo de conteúdo dessas transmissões são variados, tudo depende da estratégia da loja/marca e do público alvo. Mas, o que é indispensável, é que sejam apresentados produtos, exibindo características, detalhes, utilidades e diferenciais, a fim de que o consumidor faça a sua escolha naquele momento e já execute a sua compra. 

Você pode ter se  lembrado de alguns  canais de TV comerciais, como o Shoptime TV ou Polishop TV, que possuem programações dedicadas à apresentação e demonstração de produtos. Entretanto, normalmente, com os canais de TV é preciso ir para outra plataforma ou site para realizar a compra, ou em alguns casos, ligar para algum telefone. Além disso, esse tipo de ação não possui interação com os consumidores e, na maioria das vezes, são programações já gravadas.

O consumidor mudou, esse modelo já não cabe para clientes que estão cada vez mais exigentes e com menos tempo, é preciso ter soluções ágeis e a possibilidade de compra na palma da mão, em poucos cliques. As live commerces são verdadeiras vitrines virtuais, uma evolução dos canais de TV comerciais e dos vídeos de review, uma solução pensada para o consumidor digital. 

Por que apostar em Live Commerce?

Os consumidores estão cada dia mais antenados e exigentes em relação às suas compras, por outro lado, nem todos estão dispostos a ler longos textos explicando as funcionalidades e benefícios dos produtos, esse é um dos motivos para o sucesso das Live Shops. Além disso, listamos abaixo outros fatores que podem fazer com que elas se tornem cada vez mais a uma tendência para o varejo:

  • Interação com o consumidor

Uma das revoluções impulsionadas pelas mídias sociais é a participação ativa do consumidor, hoje eles podem comentar, curtir, compartilhar e opinar sobre os conteúdos das suas marcas prediletas. Com as lives não é diferente, os consumidores querem interagir, tirar dúvidas e fazer comentários.

Essa estratégia ajuda a criar uma audiência ainda mais participativa e qualificada, além disso, sanar as dúvidas dos consumidores pode ajudar no momento da decisão de compra.

  • Influenciadores ajudam na decisão de compra

Não é à toa que as empresas investem cada vez mais em digital influencers em suas estratégias,  uma pesquisa realizada pela Qualibest, instituição de pesquisa de mercado, mostrou que 73% dos entrevistados já comprou algum produto por indicação de influenciadores e outros 86% já descobriram novos produtos através deles.

Uma live commerce com a participação de um influenciador digital é uma forma de tangibilizar ainda mais os resultados que esses profissionais podem trazer para o varejo.

  • Atraia mais público com condições especiais e descontos instantâneos  

Uma estratégia que pode potencializar uma live commerce é oferecer descontos aos espectadores que estiverem assistindo-a . Divulgar que haverá condições especiais pode ajudar a alcançar ainda mais público para a transmissão. 

  • Aumente as vendas eletrônicas 

De acordo com um artigo da Forbes, durante o festival de compras chinês deste ano, a plataforma Taobao Live —  plataforma de lives de um dos maiores e-commerces do mundo, cresceu mais de 100% em relação ao ano passado e gerou quase US$ 3 bilhões de vendas totais. Isso mostra que a tendência veio para ficar e pode fazer o seu e-commerce faturar ainda mais. 

Quer saber de outras tendências em inovação e tecnologia? Confira o nosso e-book sobre as tendências para 2021. Acesse aqui ou clicando no banner abaixo.

Como estruturar uma estratégia de Live Commerce? 

No Brasil, as Live Shops ainda estão em processo de maturação, por isso é uma grande oportunidade para empresas que desejam sair na frente e colher os frutos dessa inovação. A seguir, vamos listar os principais caminhos, de um modo geral, para planejar a sua estratégia de Live Commerce.

Conheça o seu público

Para qualquer negócio é fundamental conhecer o público e a persona, normalmente essa definição é feita na concepção inicial da empresa, no plano de negócios. É preciso ter em mente que, quanto mais você entende com quem a sua empresa fala, melhor você consegue transmitir a mensagem e fechar vendas. 

Uma live commerce precisa naturalmente de ter consumidores que são engajados digitalmente, se você tem um e-commerce e faz boas vendas por lá, isso é sinal de que o seu público é engajado. O fato é que a maioria dos brasileiros com acesso à internet já se rendeu aos benefícios de comprar online.  Uma pesquisa realizada pela NZN apontou que depois da pandemia do covid-19, 71% dos entrevistados pretendem fazer mais compras online.

Além disso, a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit mostrou que no primeiro semestre de 2020, o e-commerce teve a maior alta dos últimos 20 anos, crescendo 47%. 

Além de conhecer o comportamento do seu público nas plataformas digitais é preciso entender personalidades que “conversam” com os seus clientes. Continue lendo os tópicos seguintes, para entender melhor como um influenciador digital pode auxiliar na sua estratégia de Live Shop.

Escolha uma plataforma integrada

Como dissemos anteriormente, um dos fatores que podem garantir o sucesso da sua live commerce é ter uma plataforma integrada, quanto mais curto o caminho entre a transmissão do vídeo e o carrinho de compras, maior é a possibilidade de fechar a venda. 

Algumas empresas brasileiras já fizeram lives commerces no próprio youtube e até conseguiram um número relevante de visualizações, mas a plataforma não possui opção de integração com e-commerces, dessa forma, o usuário precisa sair da live e acessar um site para realizar a compra. É preciso lembrar que neste caminho, é muito fácil “perder” o usuário, portanto, é preciso escolher uma plataforma que possua integração com e-commerce para o sucesso da sua transmissão. 

Além disso, é essencial que a plataforma seja estável e segura para garantir uma boa experiência para o cliente em todos os momentos.

Faça um plano de marketing e vendas

É fundamental que toda estratégia seja pensada do início ao fim, por isso, é importante fazer um plano de marketing e vendas. Estabeleça metas de vendas, defina estratégias de divulgação e um dos pontos principais, escolha influenciadores para apresentar a sua live. 

Os influenciadores digitais são grandes aliados nas estratégias de live commerce, podemos citar o exemplo da livestream da Kim Kardashian com uma influenciadora digital da China, a Viya Huang. A estratégia da live foi da Tmall Global —  plataforma de comércio eletrônico internacional da China (do Alibaba), que inaugurou lives com influenciadores chineses locais e outros famosos. Na ocasião, o objetivo era vender o perfume da  Kardashian, e o resultado foi que todos os 15.000 frascos disponíveis esgotaram em poucos minutos de transmissão ao vivo.

Escolher um influenciador ou influenciadores que representem o público é importante para a estratégia de marketing e vendas. Algumas marcas se valem também do sucesso das lives musicais, trazendo também shows nas  live shops. Além disso, não se esqueça de planejar o conteúdo da transmissão. 

Se você quiser aprender a fazer um plano de marketing digital, clique aqui ou no banner abaixo para baixar o template.

Cenários e tendências em Live Commerce

No Brasil, as Live commerces ainda estão em um processo tímido de estruturação, mas em outros países, elas já estão mais consolidadas. Na China, o mercado já movimenta dezenas de bilhões de dólares. Em 2016, o Grupo Alibaba, que é dono de empresas como o Aliexpress e o Taobao, começou a unir live streaming com comércio eletrônico, hoje os consumidores já podem contar com as plataformas Live  Aliexpress e o Live Taobao. Mais tarde, a Amazon entrou para o mercado com o Amazon Live

Na China, uma das hipóteses para o sucesso exponencial das estratégias de Live Shop é que o país já conta com uma infraestrutura sólida de rede 5G, o que garante uma boa conexão dos usuários ao assistir às transmissões ao vivo. Por lá, outra estratégia para garantir boas performances das lives são os KOLs, eles são os Key Opinion Leaders, que é basicamente o que chamamos de influenciadores digitais no Brasil. Lá eles comandam as lives e falam para milhares de seguidores.

De um modo global, a tendência é que o live shop continue em crescimento e expansão. Novas ferramentas podem impulsionar ainda mais esse mercado, tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada que podem fazer com que os consumidores sejam mais estimulados pelas transmissões e realizem ainda mais compras, ao perceber a possibilidade de “experimentar” de forma virtual um produto.

No Brasil, antes de tudo, é preciso um amadurecimento dessa estratégia, como falamos anteriormente, plataformas como youtube, vimeo e outras, ainda não apresentam integrações com e-commerces, por isso, é necessário uma plataforma que atenda a essas demandas, com segurança, estabilidade e possibilidade de personalização.

Como a Sambatech pode te ajudar a vender mais por meio de uma Live commerce?

A Sambatech sabe da importância de uma boa plataforma de vídeos, afinal, já são mais de 15 anos oferecendo aos nossos clientes uma plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos segura e eficaz, com qualidade de quem é  líder em streaming.

Pensando nisso, por meio da Samba Digital, unidade de negócio focada em transformação digital, oferecemos aos nossos clientes uma plataforma para live commerces, diferente das outras que citamos neste texto, ela é completamente personalizável e integrada. Além disso, trazemos interatividade para a live de maneira simples e efetiva, para que o usuário tenha uma boa experiência e a sua empresa faça boas vendas, contando segurança e estabilidade.

Confira alguns projetos que já realizamos:

  • Fifa World Cup: fomos a plataforma de streaming oficial da Copa do Mundo de 2014
  • FC Play: transmitimos o estadual catarinense de futebol com acesso pago em 2018
  • Kroton: solução de comunicação corporativa entre unidades do maior grupo de educação do mundo
  • O Boticário: Transmissão ao vivo integrada com chat para comunicação da liderança com os franqueados.
  • Icatu Seguros, Rede Minas, ArcelorMittal, Supremo Concursos, Portal F3, dentre outros

Quer saber como podemos te ajudar a iniciar o seu projeto de live commerce?

Preencha o formulário abaixo para falar com um dos nossos consultores!

Por: Camila Reis

Formada em Comunicação Social pela Puc Minas e pós graduada em Processos Criativos pela mesma instituição, atua com comunicação desde 2013. Hoje, faz parte do time de marketing da Sambatech.

Contribua com este post nos comentários