Quando começar a investir em treinamento corporativo EAD?

A maioria das empresas já compreende a necessidade de aplicar treinamentos para capacitar seus profissionais e melhorar o desempenho da organização no mercado. Apesar desse conhecimento, ainda existe uma dúvida que persegue a maior parte das empresas: quando é o momento certo de começar a investir em treinamentos? 

O treinamento corporativo EAD é uma maneira mais simplificada e de menor custo quando comparada aos treinamentos tradicionais presenciais. Isso quer dizer que ele pode ser uma ótima solução para as organizações que desejam começar a investir na capacitação de seus colaboradores. 

É hora de deixar de lado medos como o de não alcançar o retorno esperado ou o de diminuir a produtividade da equipe com o tempo de treinamento. Neste artigo vamos te mostrar como o treinamento corporativo é fundamental para que seus colaboradores permaneçam motivados e para que a empresa cresça de forma exponencial.

Para aprender como criar treinamentos que gerarão bons resultados e terão fortes impactos nos colaboradores, veja esse infográfico com os 10 princípios básicos.

quando investir em treinamento corporativo em ead com 10 principios para treinamentos de alto impacto

Por que investir em treinamento corporativo EAD? 

A aplicação de treinamentos corporativos de forma recorrente ajuda a organização em diversos aspectos que refletem, em última instância, em seu desempenho no mercado e no faturamento. 

Empresas que desejam crescer rapidamente, precisam de um capital intelectual robusto e para isso é preciso investir no bem mais precioso de qualquer organização: seus colaboradores. Quanto maior for o conhecimento dos profissionais que trabalham em uma empresa, mais essa empresa terá capacidade de se expandir e de se manter atualizada em uma realidade de mercado que se torna cada vez mais competitivo. 

Um erro bastante comum entre diversas organizações é acreditar que seus colaboradores irão aprender a executar melhor suas tarefas com o tempo, de forma cotidiana. Parte dessa afirmação é verdadeira, uma vez que a prática ao longo do tempo é extremamente necessária para gerar mais qualidade aos trabalhos executados, além disso, é importante que os profissionais sejam capazes de ser autodidatas para absorver novas informações e colocá-las em prática.

Por outro lado, a instituição pode estar perdendo um tempo preciso deixando que o saber seja gerado cotidianamente. Além disso, sem incentivo, profissionais podem ficar desmotivados e trilhar o caminho contrário, ficando cada vez mais distantes da organização. 

Sendo assim, quando existe um tempo exclusivo dedicado a treinamentos, os profissionais entendem que as informações que estão sendo transmitidas naquele momento são de fato importantes para suas funções. Desta forma mais atenção é dada ao conhecimento que está sendo transmitido e o processo de aprendizagem acontece de maneira mais eficaz. 

Aposte na educação a distância.

Já é claro que o treinamento corporativo tem papel importante dentro de uma empresa. Mas como executá-lo de forma eficiente e produtiva? A melhor solução é utilizar da tecnologia ao seu favor! 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Prova disso é que provavelmente você está lendo este artigo em um smartphone ou computador. Os avanços tecnológicos possibilitaram que diversas tarefas complexas e que levavam muito tempo para serem executadas, se tornassem mais rápidas e simples. A produtividade aumentou e fazer o uso correto das novas tecnologias dentro das empresas é um passo fundamental para as organizações que querem se manter atualizadas. 

Dentro do contexto de treinamentos, a tecnologia pode ser usada para realizar o treinamento corporativo EAD. 

Diversas empresas ainda têm receio de investir em cursos, principalmente em cursos online, por medo de que os materiais não sejam acessados pelos colaboradores ou por medo de que eles percam um tempo que poderia ser utilizado para executar parte de suas funções. 

É possível driblar esses medos com as ferramentas certas. Por meio de um Sistema de Gestão de Aprendizagem, ou a sigla LMS em inglês – Learning Management System, é possível oferecer e administrar cursos EAD.

Grandes vantagens do LMS é a capacidade de determinar os horários das aulas de acordo com o expediente dos funcionários, de forma que estes tenham um tempo reservado de aprendizado. Também é possível acompanhar o desempenho dos profissionais, verificando os pontos que precisam de mais atenção, possibilitando que mais conteúdos desses temas sejam criados.

Para além, o Sistema de Gestão de Aprendizagem permite a gestão dos conteúdos publicados, oferecer e receber feedbacks sobre os conteúdos e estimular por meio de comunicações e gamificações o engajamento dos colaboradores. 

Invista no treinamento corporativo EAD para reduzir custos.

Outra grande vantagem do treinamento corporativo EAD é a redução de custos. Quando analisamos as despesas geradas por cursos presenciais é possível fazer uma listagem bastante extensa de todos os gastos que esse tipo de treinamento gera, os principais são: locação de um espaço, custo com viagens e transporte, custo com materiais didáticos impressos, valor das horas perdidas com transporte e tempo presencial nos treinamentos, entre outros. 

Para reduzir os custos com treinamentos, o EAD é uma ferramenta poderosa. O curso online é mais econômico e mais duradouro, uma vez que os materiais ficam disponíveis por um longo tempo e podem ser acessado pelos profissionais diversas vezes e também por novos profissionais que ingressarem na organização. 


O investimento em treinamento corporativo EAD é bastante vantajoso para as empresas que já perceberam os benefícios que treinar seus colaboradores trazem para o avanço da organização. 

Quando o conhecimento é associado à tecnologia, mais produtivo e eficaz pode ser o processo de aprendizagem, além disso, custos podem ser cortados e mais pessoas conseguirão ter acesso aos materiais e, por conseguinte, desenvolver suas habilidades. 

Por meio do treinamento corporativo EAD é possível identificar as principais necessidades de conhecimento dos profissionais colaboradores e aplicar cursos capazes de sanar tais necessidades. Mais motivação, melhora do clima organizacional, menor rotatividade, turnover reduzido, profissionais mais capacitados, produtividade elevada e rapidez na execução das tarefas são apenas algumas das várias vantagens que os treinamentos corporativos têm a oferecer. 

Comece de forma mais simples e vá expandindo aos poucos a oferta de treinamentos para os seus colaboradores. Faça testes, verifique como está sendo o aprendizado e encontre a fórmula que melhor se encaixe dentro de sua empresa, mas o mais importante é não deixar de investir. 

Quanto antes a sua organização começar a investir em treinamento corporativo EAD, antes os seus profissionais estarão capacitados e antes você atingirá os principais objetivos da empresa. E, claro, os vídeos online ajudam a economizar com os treinamentos. Quer saber mais sobre? Baixe o material gratuito clicando aqui ou na imagem abaixo.

importancia de videos online pra investir em treinamento corporativo

Por: Débora Gomes

Especialista em marketing inbound e responsável pela estratégia de conteúdo do Blog da Samba. :)

Contribua com este post nos comentários