Treinamento in company: o que é e porque adotar em sua empresa.

Capacitar os colaboradores é um passo primordial para empresas que desejam crescer e se desenvolver no mercado. A capacitação pode acontecer de diversas formas, uma das maneiras que tem se tornado popular em várias empresas, de diferentes setores e com tamanhos variados, é o treinamento in company.  

Você já ouviu falar dessa modalidade de capacitação? O treinamento in company pode ser bastante vantajoso para as empresas e para os profissionais colaboradores. Neste artigo explicamos mais detalhes sobre o assunto, no final do texto você já vai estar sabendo o que é um treinamento in company e como colocá-lo em prática na sua organização. Boa leitura! 

O que é treinamento in company?

Os treinamentos, independente de seu tipo, possuem um mesmo objetivo comum: transmitir algum conhecimento. Seja através do desenvolvimento de ferramentas, da explicação de conceitos técnicos ou do aprimoramento das habilidades dos participantes, o objetivo final é sempre voltado ao aprendizado. 

O treinamento in company nada mais é do que um treinamento disponibilizado pela empresa para os seus próprios funcionários. A ideia com o treinamento in company é atender algumas necessidades da organização oferecendo uma capacitação focada em assistir os colaboradores em suas funções e responder dúvidas que surgirem sobre a própria organização. 

Nesse tipo de capacitação o processo é voltado ao cargo ou área do profissional, de forma a oferecer conteúdos personalizados e específicos para determinado colaborador, desenvolvendo habilidades que são estratégicas para a empresa. 

O treinamento in company pode acontecer de várias formas, mas um dos formatos principais e que está se tornando bastante popular dentro das organizações é o modelo de ensino a distância. Com a ajuda de plataformas de EAD é possível que as empresas preparem conteúdos disponíveis aos seus colaboradores a qualquer hora do dia e em qualquer localização, de forma que os próprios profissionais criem a suas rotinas de aprendizado. Além disso, no ensino a distância também é possível que empresa e colaborador visualizem o progresso e o andamento do treinamento.

Quais são as vantagens do treinamento in company?

O treinamento in company tem se popularizado nas empresas por sua efetividade na hora de capacitar os funcionários. Com capacitações realmente efetivas, é possível fazer com que a organização se desenvolva de maneira acelerada e exponencial. 

Abaixo, nós separamos algumas das várias vantagens que o treinamento oferece para as companhias e para os colaboradores: 

Conteúdo personalizado.

Este é um dos maiores benefícios para as empresas que optam por realizar um treinamento in company: a oportunidade de personalizar o conteúdo que será abordado na capacitação. 

Por meio da personalização do conteúdo, as organizações conseguem oferecer treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e com as habilidades que desejam construir em seus colaboradores. Além disso, o treinamento in company permite que as empresas flexibilizem o cronograma da capacitação diante das necessidades da empresa e conforme as respostas que forem obtendo de seus funcionários. 

Horários flexíveis.

Ligado ao tópico anterior, outra grande vantagem do treinamentos in company é a possibilidade de flexibilizar os horários. Desta forma, as capacitações podem ser adequadas os horário dos colaboradores participantes, impedindo que estes fiquem sobrecarregados ou que o treinamento interfira nas atividades da empresa. 

Gastos reduzidos.

Gastos desnecessários devem ser evitados por qualquer área de uma organização e isso inclui os treinamentos. Através da aplicação de capacitações in company é possível diminuir diversos gastos, uma vez que o treinamento ocorrerá na própria empresa. 

Alguns exemplos de gastos reduzidos são: local – não será preciso alugar um espaço para que o treinamento aconteça, alimentação, transporte – uma vez que os funcionários não terão que se deslocar, e desfalque na equipe. 

Melhora no clima organizacional.

Os treinamentos in company também ajudam os funcionários a dialogarem, se conhecerem melhor e se aproximarem, o que reflete na melhora do clima organizacional. Com os colaboradores fugindo um pouco da rotina diária e percebendo que a empresa deseja que eles cresçam e se desenvolvam, o clima melhora e a produtividade também aumenta. 

Além disso, quando os colaboradores se aproximam um dos outros o espírito de equipe é fortalecido naturalmente. 

Especialização da equipe.

Em muitos casos, para vagas específicas que exigem uma especialização determinada, a procura por um profissional qualificado pode ser extremamente longa e cansativa. Quando surge a necessidade de um trabalhador na equipe que seja especializado, é possível recorrer ao treinamento in company para sanar isso. 

Por meio da capacitação é possível desenvolver habilidades específicas em determinados colaboradores, ajudando em seu processo de especialização. Desta forma é possível desenvolver um atual colaborador e isso, além de ser vantagem para o profissional, que se torna mais qualificado, também é uma grande vantagem para a empresa. 

Melhora na aprendizagem.

Como o treinamento in company acaba se tornando parte da rotina dos colaboradores, o conteúdo que é ensinado é absorvido mais facilmente. Neste tipo de capacitação, os colaboradores conseguem sanar as suas dúvidas mais rapidamente, aperfeiçoar suas atividades e melhorarem o nível de conhecimento. 

Além disso, como mais de um colaborador participa dos treinamentos, eles podem trocar informações entre si, se desenvolvendo de forma conjunta, um ajudando o outro. 


O treinamento in company implementado corretamente pode trazer resultados significativos para a organização. Com funcionários cada vez mais capacitados, tarefas mais complexas podem ser executadas, o clima organizacional melhora, demandas são entregues mais rapidamente e a produtividade aumenta. 

Todas essas vantagens tornam a empresa mais competitiva em seu mercado de atuação, chamando atenção não só de clientes, mas de investidores e profissionais capacitados no mercado que buscam por uma nova vaga de trabalho. Se destacar em meio a tantas empresas concorrentes pode ser o diferencial necessário para fechar bons negócios e alavancar as vendas da sua organização. 

Agora que você já sabe tudo sobre treinamento in company, chegou a hora de aprender a monitorar a eficiência desse tipo de capacitação. Uma boa maneira de verificar se os treinamentos têm surtido efeito positivo é acompanhar os indicadores gerados. Quer saber mais sobre indicadores de treinamento e como utilizá-los para avaliar a eficiência das qualificações oferecidas por sua empresa? Confira neste artigo.

o que e treinamento in company


Por: Samba Tech

A Samba Tech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. Nossa empresa garante infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Contribua com este post nos comentários